22 Dezembro, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
22 Dezembro, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
Softwares são, inegavelmente, ativos de negócio muito importantes para as organizações e, para aferir a qualidade destes, a quantidade de defeitos apresentados pode ser considerada como um dos principais indicadores. Além disso, um dos maiores causadores de retrabalho no processo de desenvolvimento destes produtos são os erros gerados, sobretudo pela baixa qualidade das entregas.
Em outras palavras, a baixa qualidade faz os clientes ficarem insatisfeitos, inseguros e a equipe do projeto desmotivada. E para agravar ainda mais essa situação, atualmente, parte do software produzido ainda é defeituoso, inadequado perante as necessidades do cliente, entregue fora do prazo planejado e possui custos acima do estipulado.
Com o objetivo de ajudar as empresas a mitigarem tal cenário, apresentamos algumas recomendações para aprimorar o processo de desenvolvimento, reduzir erros e melhorar a qualidade dos produtos. Acompanhe!
É relativamente normal que defeitos sejam detectados ao longo do processo de desenvolvimento através de testes manuais. Entretanto, a execução manual de casos de teste pode se tornar dispendiosa e cansativa. Neste contexto, se comprova a importância de contar com um processo de testes automatizados para obter rapidez, confiabilidade, repetibilidade dentre outras vantagens que esta abordagem traz.
Portanto, é fundamental dispor de uma maneira ágil para executar os testes desejados sempre que for necessário e isso é viável com o auxílio de testes automatizados.
Controlar a qualidade de sistemas de software é um enorme desafio devido à complexidade dos produtos e consideráveis dificuldades relacionadas ao processo de desenvolvimento. Diante desse cenário, é imprescindível instituir uma cultura de busca pela qualidade e construir mecanismos que possibilitem a entrega de produtos com a qualidade esperada do ponto de vista do cliente.
Favorecer uma comunicação clara e objetiva é importante para todas as partes envolvidas no processo de construção de software, desde usuários, analistas, testadores, desenvolvedores dentre outros papéis para que as atividades desempenhadas tenham clareza e eficiência. Habilidades para ouvir, falar e valorizar a pessoa com quem se comunica devem ser encorajadas com o intuito de facilitar os relacionamentos interpessoais e evitar ruídos independente do canal de comunicação utilizado.
Um processo de teste eficiente é aquele em que o produto alcança um nível apropriado de qualidade com o menor custo e esforço necessário. Uma estratégia de teste para testar o máximo possível no período destinado, deve incluir planejamento das atividades, criação dos casos de teste, a execução destes, além da coleta e análise de resultados, alcançando testes cada vez mais eficientes.
O processo de teste tem maior perspectiva de êxito em empresas que possuam uma equipe de QA definida e com um padrão de testes a ser seguido. Tendo como base esse argumento, alocar uma equipe dedicada exclusivamente para testes de software é primordial para apoiar o desenvolvimento e manutenção dos produtos de softwares desenvolvidos pelas organizações. Logo, conte com a Testing Company para ser sua empresa parceira e independente de QA.
A utilização de ferramentas e procedimentos para automação é essencial para que a atividade de testes tenha confiabilidade e maior cobertura de funcionalidades testadas. Testes automatizados, como vimos nos tópicos anteriores, contribuem para a redução do custo de teste, além de apresentar uma grande quantidade de recursos e alternativas para aumentar gradativamente a quantidade de testes realizados a cada ciclo de desenvolvimento.
É importante considerar que, na maioria das vezes, os desenvolvedores não são os profissionais mais indicados para testar seu próprio produto e, nesse sentido, testadores independentes são essenciais. Portanto, o ideal é que os testes de software sejam parte indispensável do processo, desde o planejamento passando por todas as etapas da “esteira” de desenvolvimento até a finalização e entrega do produto.
A percepção de qualidade de um produto de software pode ser aferida de diversas maneiras e uma delas pode ser a ausência de defeitos graves após a implantação da aplicação em produção. Nesse sentido, organizações que optam por testar suas aplicações têm à sua disposição uma diversidade de ferramentas, estratégias e técnicas que podem ser usadas para reduzir significativamente problemas no desenvolvimento de software.
Gostou das dicas?
Entre em contato conosco que iremos ajudar sua empresa a reduzir consideravelmente problemas no desenvolvimento de software!
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