08 Novembro, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
08 Novembro, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
A área de testes tem conquistado cada vez mais espaço e relevância nas organizações, desempenhando um papel essencial para a melhoria da qualidade de variados tipos de sistemas. De maneira geral, o processo de testes de software simboliza uma organização das atividades, etapas, artefatos e responsabilidades que buscam a padronização e controle dos projetos de teste. Apesar de o principal objetivo das atividades de teste ser encontrar defeitos nos produtos, todas as fases do processo têm grande importância para alcançar os demais objetivos de um projeto de QA.
Logo, para melhorar a eficácia e eficiência dessa área, o processo de teste deve ser avaliado continuamente com o intuito de aprimorar sua atuação buscando sempre a melhoria contínua. Para isso, neste artigo trazemos alguns insights com práticas para você descobrir como melhorar continuamente o processo de teste da sua empresa.
Boa leitura!
Definir os objetivos e metas de teste é uma etapa fundamental do planejamento, pois ajuda a garantir que o software seja validado adequadamente, atendendo aos requisitos e expectativas de qualidade estabelecidos. Já a estratégia de teste é um fator crítico para assegurar que o processo de testes seja eficiente e esteja condizente com os objetivos do projeto. A estratégia de teste descreve, basicamente, como, onde e quando os testes serão realizados, além de determinar as abordagens, recursos e ferramentas a serem utilizadas.
Escolher as ferramentas necessárias para gerenciar o projeto e automatizar os testes faz parte da estratégia, principalmente para melhorar a eficiência das atividades realizadas e aumentar a cobertura dos procedimentos executados. A escolha das ferramentas depende de vários fatores, como o tipo da aplicação a ser testada e as habilidades da equipe de QA.
Documentar as atividades de teste possibilita que as práticas estabelecidas sejam seguidas e que os resultados possam ser acompanhados e revisados, além de servir como referência para esclarecer dúvidas e facilitar a comunicação entre as equipes de desenvolvimento, testes e demais participantes do projeto.
A documentação de testes pode variar de acordo com a metodologia utilizada e características do projeto. O importante é criar uma documentação clara e acessível que inclua, no mínimo, os planos e os casos de teste. Vale destacar que não existe uma única maneira correta de se escrever testes e eles devem ser escritos para facilitar o entendimento dos testes durante sua aplicação.
Monitorar a eficiência do processo de teste é avaliar os resultados obtidos e identificar oportunidades de melhoria, além de otimizar os recursos, aferindo aspectos como:
• Taxa de cobertura dos testes;
• Quantidade de defeitos encontrados;
• Tempo de execução dos testes;
• Quantidade de testes automáticos e manuais.
A mensuração da eficácia do processo de teste é crucial para implementar melhorias e justificar o valor do investimento.
Incluir os usuários da aplicação no processo de teste aumenta as chances de que o sistema atenda às suas necessidades e expectativas. Ademais, utilizadores do produto podem detectar problemas que não foram identificados pelos testadores especialmente em abordagens de homologação, testes de aceitação e de usabilidade. Inclusive, usuários podem ajudar em várias questões, tais como:
• Decidir se um produto está pronto para ser lançado/publicado;
• Identificar defeitos críticos antes de liberar o produto;
• Propor novos cenários de teste;
• Sugerir o aumento da cobertura dos testes.
Envolver a equipe de teste desde o início do projeto é imprescindível para que os requisitos sejam validados adequadamente e que os problemas sejam detectados e corrigidos o mais cedo possível. Essa abordagem proativa contribui para a melhoria da qualidade do produto e reduz os custos com correções e mudanças tardias. Uma boa dica é que a equipe de QA comece a participar a partir das atividades de planejamento. Em outras palavras, ao invés de aguardar até que o desenvolvimento esteja concluído para iniciar os testes, estes podem e devem ser realizados simultaneamente ao processo de desenvolvimento ajudando a identificar problemas o mais cedo possível.
Trabalhar com base em um cronograma de execução dos testes permite que as tarefas sejam realizadas de maneira coordenada e eficiente, dentro dos prazos estipulados. O cronograma deve conter as prioridades do projeto de acordo com a disponibilidade dos recursos como tempo, pessoas e orçamento. Aliás, os benefícios obtidos através dos testes, como a redução de falhas em produção, a satisfação do cliente e a redução do retrabalho podem superar os custos iniciais empregados.
Processos de teste maduros não apenas detectam falhas, como também previnem problemas futuros garantindo a entrega de software de alta qualidade e confiabilidade. A melhoria contínua do processo de QA pode ser obtida seguindo boas práticas e cultura adequada, ou seja, a qualidade do software não deve ser responsabilidade apenas da equipe de testes. Toda a empresa, desde os gestores devem adotar uma mentalidade de qualidade contínua e integrada onde todos são responsáveis pela busca da excelência.
A automação de testes é um dos pilares da maturidade do processo de testes. Testes automatizados podem aumentar a cobertura, reduzir o tempo de execução e permitir uma abordagem mais ágil e contínua.
Implemente um processo de teste contínuo, flexível e adaptável, com ciclos rápidos de feedback. Realize testes ágeis e incrementais ao longo de cada sprint. Testes ágeis garantem que a qualidade seja mantida durante o desenvolvimento incremental independente da metodologia utilizada.
Como vimos, ao investir na otimização dos processos de teste e no uso de ferramentas e metodologias adequadas, a empresa consegue alinhar suas metas com as necessidades dos clientes e projetos, garantindo um ciclo de desenvolvimento mais ágil e produtivo. Além disso, com testes contínuos as equipes podem se adaptar rapidamente às mudanças e entregar um valor maior aos clientes, promovendo satisfação e benefícios para a organização.
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