Aprenda 6 passos simples para estabelecer um processo de qualidade de software eficaz

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Qualidade tem relação direta com a percepção que os consumidores têm ao utilizar determinados produtos, e o uso de aplicações em diversas áreas por pessoas e organizações tem aumentado consideravelmente a importância de construir produtos confiáveis e seguros. Nessa perspectiva, a concepção de qualidade possui atualmente extrema relevância para aumentar a competitividade e garantir a sobrevivência das empresas desenvolvedoras de software no mercado.

Nesse sentido, para que seja alcançada, é indispensável adotar procedimentos para garantir que os produtos desenvolvidos satisfaçam às expectativas e necessidades do cliente de acordo com o que foi estabelecido. Isto é, usuários prezam pelo desempenho no uso das funcionalidades do sistema e os resultados que geram nas suas atividades cotidianas. É por isso que se pode constatar a qualidade por meio de algumas características do produto, por exemplo:

  • Funcionalidade: analisa o comportamento da aplicação de acordo com seus requisitos funcionais;

  • Desempenho: avalia o tempo de resposta e performance do sistema conforme cargas e volume de utilização;

  • Usabilidade: examina a aplicação tendo como base o ponto de vista do usuário. A experiência do usuário é fator preponderante para apoiar a construção de sistemas de maior qualidade;

  • Confiabilidade: averigua se o sistema opera de maneira correta, previsível e consistente;

  • Segurança: verifica se o sistema satisfaz aos principais requisitos de segurança e bloqueia possíveis falhas.

Isto significa que software de qualidade é fácil de usar, funciona corretamente em seu ambiente operacional e mantém a integridade e confiabilidade dos dados, dentre outros aspectos.

Qualidade é um processo sistemático que tem como objetivo garantir a conformidade de processos e produtos, prevenindo e identificando defeitos. Em vista disso, um programa de qualidade busca basicamente a melhoria de processos, aumento da produtividade e redução de custos, além da prevenção de inconsistências no desenvolvimento e ocorrência de não conformidades. Sendo assim, é crucial que as equipes de desenvolvimento tenham atenção e apliquem conceitos de qualidade em seus projetos.

Quando nos deparamos com esse desafio, necessitamos estabelecer uma cultura de melhoria contínua e manter processos que tornem possível a obtenção de produtos de excelência. Existem diversos modelos de melhoria da qualidade no desenvolvimento de software e a escolha de qual utilizar depende da avaliação e necessidade de cada organização. Neste artigo, listamos alguns passos simples e importantes para estabelecer minimamente um processo de Gestão, Garantia e Controle da Qualidade, sem regras fixas e que possa ajudar as empresas nessa jornada.

1. Estabelecer Propósito

É fundamental estabelecer os objetivos a serem alcançados e comunicá-los para que exista o comprometimento dos envolvidos, afinal a busca pela melhoria contínua e qualidade não é responsabilidade apenas de uma área da empresa mas sim de todos.

2. Definir Estratégia

Estratégia é a forma pela qual a organização define quais caminhos seguir para alcançar os objetivos propostos. O ideal é documentar o que a empresa se propõe a fazer quanto à qualidade de forma clara e objetiva. Estratégias realistas e coerentes devem ser elaboradas nessa etapa.

3. Elaborar Plano de Ação

O plano de ação compreende planejar as tarefas necessárias e determinar os responsáveis pela execução para que se atinja tudo o que foi levantado e priorizado na estratégia. O planejamento para desenvolver um produto de software é um ponto primordial para o sucesso do projeto.

4. Implementar Processos

Não adianta elaborar um planejamento se não houver implementação e acompanhamento. Para isso, processos precisam ser adotados e implementados para que o plano de ação seja executado e seguido.

5. Medir Resultados

Métricas de qualidade se concentram em avaliar indicadores do produto, processo e projeto para aferir os resultados obtidos e possibilitar a tomada de decisão. É possível analisar, por exemplo, se os procedimentos estão sendo implementados e se os processos são eficazes para atender aos resultados requeridos.

6. Acompanhar Ações

Os responsáveis e suas equipes devem estar atentos ao planejamento do projeto e ao seu andamento para validar, acompanhar e aperfeiçoar as ações executadas. Informações sobre o progresso retratam o que já foi feito e possíveis ações futuras.

É fato comprovado que corrigir defeitos identificados em produção após o desenvolvimento torna-se mais custoso do que identificá-los e corrigi-los antecipadamente. A qualidade do produto, nesse aspecto, está fortemente ligada aos processos utilizados no desenvolvimento de software. Em outras palavras, qualidade de software está intimamente relacionada à conformidade com os requisitos, grau de satisfação do cliente e deve estar presente em todas as fases de construção do produto, desde o planejamento até sua entrega e manutenção.

A inexistência de métodos, ferramentas e procedimentos apropriados pode resultar na geração de defeitos e muito retrabalho em algumas empresas. Para que isso não aconteça, entre em contato com nossos especialistas que poderão lhe ajudar a implantar uma metodologia com resultados comprovados no Controle, Gestão e Garantia da Qualidade de Software.

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