20 Outubro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
20 Outubro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
De acordo com o International Standard ISO 9000: 2000, a qualidade é definida como “o grau em que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos”. Este conceito pode ser utilizado em sistemas, processos e produtos, sendo fundamental para atingir a excelência e melhoria contínua.
Diante deste cenário, a gestão da qualidade corresponde à implementação de comportamentos e atividades que visam a eficiência da organização. Logo, busca definir correta e precisamente os procedimentos que levarão à criação de produtos e serviços aprimorados, prevenindo erros e falhas.
Contudo, como saber o momento em que a sua empresa está precisando implementar este tipo de gestão? Como identificar os indícios e perceber que está na hora de aderir a este conceito e suas práticas? Confira a seguir alguns destes sinais.
Identificar, compreender e gerenciar os processos internos de acordo com o sistema de qualidade pode ser uma excelente forma de contribuir para a eficiência da companhia em atingir seus objetivos.
Dessa forma, quando as atividades e recursos são gerenciados com qualidade, o resultado desejado é alcançado com mais eficiência, trazendo menores custos, prazos de entrega mais curtos e resultados melhorados.
Se perguntarmos a um gerente de TI, por exemplo, ele certamente dirá que melhorar processos é uma forma de aumentar a qualidade de seus produtos e, com isso, a confiabilidade sob o ponto de vista dos clientes, mantendo-se competitivo no mercado.
Você sabe que, quando se trata de negócios, tempo é dinheiro. Por este motivo, deve ficar atento a produtividade da sua equipe.
Com um sistema de gestão, os colaboradores tendem a permanecer organizados e informados sobre como lidar com os processos e tarefas, gerando maior eficiência e entregas mais rápidas dos serviços aos clientes e consumidores.
Ademais, com os procedimentos adequados e que garantam ações corretivas imediatas, o retrabalho é minimizado, o que aumenta a confiança do cliente e, claro, os lucros relacionados aos seus negócios.
Os clientes são fundamentais para uma organização e, portanto, as empresas necessitam atender aos requisitos e superar as expectativas criadas. Por isso, investir em gestão da qualidade pode ser uma forma eficaz de impulsionar a satisfação e gerar bons resultados através de produtos melhores.
Garantir uma clientela estável e satisfeita é saudável para qualquer empreendimento, uma vez que isso irá auxiliar na sua participação e posicionamento no mercado.
As decisões mais eficazes são baseadas na análise de dados e informações confiáveis. Diante deste contexto, um dos principais benefícios que a gestão da qualidade pode trazer é que a tomada de decisão se tornará mais correta.
Isso se dá pelo fato que um sistema de gestão da qualidade faz com que as escolhas sejam baseadas em evidências coletadas por processos estruturados diminuindo riscos e probabilidade de ocorrência de enganos.
No contexto da qualidade de software, algumas informações são importantes para a tomada de decisão, como por exemplo:
A gestão da qualidade pode ser aplicada em várias áreas de TI para evitar que apenas um gerenciamento reativo seja utilizado em relação a ocorrência de incidentes. Dessa maneira, esta abordagem pode ser adequada para:
A implementação da gestão da qualidade pode oferecer inúmeros benefícios financeiros e isso já foi, inclusive, comprovado cientificamente.
Um estudo realizado pela Harvard Business Review apontou que 65% das empresas que implementaram está prática alcançaram pelo menos US$ 25.000 em economia dentro de um ano e 27% economizaram cerca de US$ 100.000.
Ainda segundo a pesquisa, este tipo de empreitada também pode levar os empreendimentos a apresentarem taxas mais altas relacionadas à sobrevivência corporativa, vendas e crescimento quando comparados às outras companhias. Logo, se você precisa poupar dinheiro e investir em longo prazo, esta é uma boa alternativa.
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