Retrabalho em projetos de software: será que ele está impactando a produtividade?

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Você já calculou o quanto o retrabalho impacta a produtividade da sua empresa? Quantas vezes já foi preciso refazer um processo por falha na qualidade nos seus projetos de software? O retrabalho, sem dúvidas, é um dos principais vilões da produtividade. Muitas vezes, por falta de um teste de qualidade, várias etapas precisam ser reajustadas, o que resulta em desperdício de recursos e, claro, prejuízo.

Que o retrabalho afeta a produtividade na sua empresa, não há dúvidas. Mas será que você tem noção da grandeza desse impacto nos seus projetos de software? Consegue mensurar qual é o tamanho dos gastos ao repetir processos que deveriam ser feitos uma única vez?

Neste artigo, reunimos os principais sinais de que o retrabalho está impactando negativamente a produtividade nos seus projetos de software. Descubra quais são esses sinais e fique atento.

4 sinais de que o retrabalho está prejudicando seus projetos de software

 

 

1. A produção está menor

A diminuição da capacidade de produção é um dos principais indícios de que os seus projetos de software estão sendo prejudicados pelo retrabalho. Se a sua empresa está levando mais tempo que o normal para finalizar os produtos, este é um forte indício do impacto do retrabalho.

Como a repetição de processos leva mais tempo, a entrega da produção começa a atrasar. Se para realizar uma tarefa, a empresa passa a gastar o mesmo tempo que gastava para realizar duas, ligue o sinal de alerta.

Ainda vale lembrar que a redução da produção desencadeia uma série de outros problemas, como a necessidade de novas contratações, gastos com horas extras, corte de investimentos, clientes insatisfeitos e até mesmo o risco de falência da empresa.

2. Você está perdendo clientes

Outro importante sinal de que o retrabalho está prejudicando os seus projetos de software é quando a empresa começa a perder clientes. Fique atento às insatisfações dos seus clientes e observe o motivo delas.

Não cumprir um prazo estabelecido já é um grande motivo de insatisfação e pode comprometer o relacionamento entre a sua empresa e o cliente. É comum que o retrabalho faça atrasar prazos de entrega. Por isso, atente-se para corrigir essa falha o quanto antes e compensar a espera do cliente de alguma forma.

Isso fará com que a imagem da sua empresa não seja prejudicada e, assim, você evita perder mais clientes. Mas tenha em mente que essa é uma ação paliativa. O ideal é encontrar a origem do retrabalho e corrigir.

3. A qualidade dos produtos está caindo

Se você está percebendo que a qualidade dos produtos não é a mesma, observe se essa queda está ligada a processos que estão exigindo retrabalho. Com certeza, se alguma etapa da produção está precisando ser refeita, a qualidade será impactada.

Isso acontece principalmente pelo efeito psicológico que o retrabalho causa nos funcionários da empresa. Como você fica quando recebe um feedback negativo e precisa refazer um trabalho? Sem dúvidas, a pressão para melhorar e o sentimento de culpa por ter falhado estão presentes e tornam o processo mais delicado e passível a falhas de qualidade.

Por isso, analise onde estão as falhas que geram esse retrabalho e planeje como reportará estas questões aos funcionários dos seus projetos de software. Feedbacks dados da maneira correta são responsáveis por melhores resultados. 

4. Sua equipe está desmotivada

Quando o retrabalho é necessário e os feedbacks não são dados de maneira correta, não apenas a qualidade dos produtos é afetada. O impacto na autoestima dos funcionários é inevitável. Então, se você percebe que a sua equipe está desmotivada, saiba que esse pode ser mais um dos sinais de que o retrabalho está prejudicando os seus projetos de software.

A longo prazo, a desmotivação dos funcionários pode resultar em ainda mais falhas e perda na produtividade. Os funcionários passam a ter uma postura passiva, sem proatividade e que prejudica até mesmo quem ainda não está desmotivado. Para os seus projetos de software, isso significa uma bola de neve extremamente negativa.

Sendo assim, é importante eliminar o quanto antes tudo aquilo que faz com que a equipe precise ajustar e reajustar os projetos desenvolvidos. Dessa forma, você evita o desencadeamento de vários problemas.

Mas como minimizar o retrabalho?

Algumas dicas podem te ajudar a diminuir a frequência de retrabalhos nos seus projetos de software. Confira:

Identifique o percentual de retrabalho

Um estudo do Project Management Institute (PMI), organização internacional de desenvolvimento de práticas em gerenciamento de projetos, mostrou que 26% das empresas apontam o retrabalho como um dos problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos. É comum observar empresas em que o retrabalho consome até 50% do total gasto em projetos de software.

Por isso, para minimizar esta questão, o primeiro passo é encontrar maneiras de mensurar o percentual gerado. Dê início a um monitoramento e conte com uma ferramenta de controle de qualidade no processo de desenvolvimento para descobrir exatamente onde está a origem do retrabalho.

Defina uma meta de redução de retrabalho

Sabendo onde se encontra a origem do retrabalho em seus projetos de software, agora é necessário traçar uma meta de redução a ser atingida.

Por exemplo, se você identificou que a sua empresa possui um índice de 40% de retrabalho, você pode definir como meta reduzir esse índice para 30%, inicialmente, e ir baixando sucessivamente.

Quer uma motivação para alcançar reduções ainda maiores? Elas podem ser convertidas como lucro para a sua empresa, transformando-se em investimentos em recursos e mais produtividade, por exemplo.

Coloque em prática ações que possam ser realizadas de imediato

  1. Agora você tem uma meta de redução de retrabalho definida. Mas com certeza há ações que podem ser realizadas de imediato e que já comecem a trazer resultados melhores para os seus projetos de software.

Para descobrir por onde começar, observe em quais tarefas a sua equipe mais se dedica a corrigir defeitos. Essas são as tarefas que precisam sofrer alterações com mais urgência. Assim, você já diminui o desperdício de recursos empregados para a correção dos retrabalhos.

Outra ação que você pode tomar de imediato e que vai te ajudar a reduzir os retrabalhos é implantar o processo de teste de qualidade nos seus projetos de software. Ele é essencial para identificar falhas logo no início, evitando que os processos seguintes também apresentem erros.

Por último, organize as tarefas do desenvolvimento por meio de uma ferramenta de gestão que facilite o trabalho de todos os funcionários da equipe, identificando as tarefas a fazer, aquelas que estão sendo realizadas e as que já foram feitas. Essa organização já eliminará muitos retrabalhos oriundos de falhas de comunicação.

Saiba mais sobre como um software de controle de qualidade evita falhas e retrabalho.

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