18 Outubro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
18 Outubro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
Mesmo quando um software passa por um bom controle da qualidade, pode ainda não funcionar conforme o esperado. Imagine então quando uma empresa deixa de realizar essa importante etapa no desenvolvimento. A falta de qualidade de software pode ser extremamente crítica, principalmente se as falhas forem detectadas pelos clientes.
Nesse sentido, é imprescindível que os produtos desenvolvidos passem por validações contínuas para reduzir a quantidade de defeitos e evitar custos gerados pela baixa qualidade. Portanto, contar com uma etapa formal de teste e que seja realizada por uma equipe especializada é essencial para que erros sejam encontrados e corrigidos com antecedência.
Ao dar atenção a esta etapa cada vez mais cedo no processo de desenvolvimento, a empresa pode evitar alguns aspectos negativos listados a seguir. Veja quais são.
Retrabalho, de forma bem simplificada, é ter que refazer algo que não foi feito da forma correta na primeira vez. No caso da construção de softwares, quando um defeito é identificado, este deve ser analisado, codificado e testado antes de ser colocado novamente em produção. Caso contrário, esse ciclo de falta de qualidade de software pode gerar refação, custos financeiros e desperdício de tempo.
Para que isso seja minimizado, uma das formas é investir em procedimentos que apoiem a detecção de defeitos preventivamente, como testes de qualidade, visto que o custo e esforço de correção diminui quando os erros são encontrados nas fases iniciais do processo de desenvolvimento.
Em relação a efetividade e obtenção de resultados, os testes executados pelos próprios desenvolvedores e pelos usuários do sistema é muito importante. No entanto, os desenvolvedores tendem a exercitar os seus códigos e aplicações do mesmo jeito todas as vezes.
Por outro lado, testadores externos validam o software de formas diferentes: usam combinações variadas de entradas e saídas, verificam exceções, tudo para revelar a presença de defeitos prévia e preventivamente. Além disso, com testadores externos, os desenvolvedores podem focar a maior parte do seu tempo construindo novas funcionalidades ao invés de corrigir problemas. Ou seja, quando você gasta menos tempo refazendo, ganha mais tempo para evoluir.
Projetos exigem cada vez entregas mais rápidas, seguras, com recursos limitados e alta qualidade. Por isso, é preciso encontrar formas de evitar que produtos sejam abandonados.
Uma das formas de alcançar esse objetivo é realizar o Planejamento da Qualidade, que permite identificar os padrões esperados e a determinação de como satisfazê-los. É primordial também que testes sejam realizados do início ao fim do projeto, com base no plano estabelecido para garantir total confiabilidade na entrega.
É preciso ter em mente que o mercado está cada vez mais competitivo, com clientes exigentes que buscam alto grau de qualidade e usabilidade em ferramentas e plataformas digitais. Quando defeitos críticos são encontrados em produção, mostrando esta falta de excelência aos clientes, a imagem da empresa desenvolvedora é afetada negativamente.
Os problemas podem ir desde atritos diários com o cliente, causando estresse interno, até a perda de contratos e, consequentemente de receitas. Se sua empresa não quer ter a credibilidade colocada a prova, é fundamental investir em mais controle para evitar a falta de qualidade de software em suas entregas.
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