Falta de qualidade de software: o custo de não corrigir falhas

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Mesmo quando um software passa por um bom controle da qualidade, pode ainda não funcionar conforme o esperado. Imagine então quando uma empresa deixa de realizar essa importante etapa no desenvolvimento. A falta de qualidade de software pode ser extremamente crítica, principalmente se as falhas forem detectadas pelos clientes.

Nesse sentido, é imprescindível que os produtos desenvolvidos passem por validações contínuas para reduzir a quantidade de defeitos e evitar custos gerados pela baixa qualidade. Portanto, contar com uma etapa formal de teste e que seja realizada por uma equipe especializada é essencial para que erros sejam encontrados e corrigidos com antecedência. 

Ao dar atenção a esta etapa cada vez mais cedo no processo de desenvolvimento, a empresa pode evitar alguns aspectos negativos listados a seguir. Veja quais são.

 

Aspectos negativos gerados pela falta de qualidade de software

 

Mais esforço e retrabalho

Retrabalho, de forma bem simplificada, é ter que refazer algo que não foi feito da forma correta na primeira vez.  No caso da construção de softwares, quando um defeito é identificado, este deve ser analisado, codificado e testado antes de ser colocado novamente em produção. Caso contrário, esse ciclo de falta de qualidade de software pode gerar refação, custos financeiros e desperdício de tempo.

Para que isso seja minimizado, uma das formas é investir em procedimentos que apoiem a detecção de defeitos preventivamente, como testes de qualidade, visto que o custo e esforço de correção diminui quando os erros são encontrados nas fases iniciais do processo de desenvolvimento. 

Em relação a efetividade e obtenção de resultados, os testes executados pelos próprios desenvolvedores e pelos usuários do sistema é muito importante. No entanto, os desenvolvedores tendem a exercitar os seus códigos e aplicações do mesmo jeito todas as vezes. 

Por outro lado, testadores externos validam o software de formas diferentes: usam combinações variadas de entradas e saídas, verificam exceções, tudo para revelar a presença de defeitos prévia e preventivamente. Além disso, com testadores externos, os desenvolvedores podem focar a maior parte do seu tempo construindo novas funcionalidades ao invés de corrigir problemas. Ou seja, quando você gasta menos tempo refazendo, ganha mais tempo para evoluir.

Projetos sem a qualidade adequada

Projetos exigem cada vez entregas mais rápidas, seguras, com recursos limitados e alta qualidade. Por isso, é preciso encontrar formas de evitar que produtos sejam abandonados. 

Uma das formas de alcançar esse objetivo é realizar o Planejamento da Qualidade, que permite identificar os padrões esperados e a determinação de como satisfazê-los. É primordial também que testes sejam realizados do início ao fim do projeto, com base no plano estabelecido para garantir total confiabilidade na entrega.

Imagem da empresa afetada negativamente

É preciso ter em mente que o mercado está cada vez mais competitivo, com clientes exigentes que buscam alto grau de qualidade e usabilidade em ferramentas e plataformas digitais. Quando defeitos críticos são encontrados em produção, mostrando esta falta de excelência aos clientes, a imagem da empresa desenvolvedora é afetada negativamente.

Os problemas podem ir desde atritos diários com o cliente, causando estresse interno, até a perda de contratos e, consequentemente de receitas. Se sua empresa não quer ter a credibilidade colocada a prova, é fundamental investir em mais controle para evitar a falta de qualidade de software em suas entregas.

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