Como um software de controle de qualidade evita falhas e retrabalho?

Imagem de capa do post Como um software de controle de qualidade evita falhas e retrabalho?

Manter a qualidade em um projeto de desenvolvimento de sistema, aplicativo ou outras aplicações é fundamental para um resultado de sucesso. Não se trata apenas de um diferencial, mas de condição indispensável no desenvolvimento de sistemas. Dessa forma, contar com um software de controle de qualidade é a forma mais eficiente de evitar problemas e garantir uma boa entrega.

Não é raro encontrar empresas de TI que amargam prejuízos financeiros, esforço com retrabalho desnecessário, atrasos no cronograma de desenvolvimento, e até perda da confiabilidade e insatisfação dos usuários. Tudo isso por não ter valorizado a qualidade em todos os aspectos do projeto.

Mas, de que maneira um software de controle de qualidade pode prevenir falhas e retrabalho em um projeto de desenvolvimento? Neste artigo, vamos esclarecer como esta solução pode beneficiar sua equipe e suas entregas. Confira e compare com as necessidades da sua empresa.

 

3 formas de um software de controle de qualidade evitar falhas e retrabalho

 

 

1. Tornando os processos mais ágeis

Você já relacionou as falhas e as necessidades de retrabalho em seus projetos de desenvolvimento em TI à morosidade dos processos? Algumas atividades levam tempo demais quando não são organizadas, devido à maior probabilidade de alguma informação não ser registrada ou então compreendida de forma equivocada. Isso pode acarretar problemas para a continuidade das tarefas e gerar atrasos e/ou retrabalho.

Mas, ao contar com um software de controle de qualidade, é possível ganhar tempo. A centralização das informações torna os processos mais ágeis e minimiza a probabilidade de ocorrerem falhas até em operações mais complexas. Além disso, a segurança dos dados e o direcionamento adequado das atividades agiliza o processo.

2. Criando padrões de qualidade na produção

Projetos de desenvolvimento de TI que dependem muito de processos manuais acabam não tendo muita garantia, uma vez que não é possível estabelecer um padrão de qualidade. Sem o auxílio da tecnologia, as tarefas operacionais se tornam mais complicadas e o controle de informações e resultados pode se perder.

Por outro lado, com um software de controle de qualidade, essas funções se tornam mais simples e fáceis, o que contribui para a otimização e a qualidade das operações. É possível, por exemplo, ter uma visão ampla do andamento do projeto, suas correções e atualizações, bem como quem é o responsável por cada tarefa e em qual prazo. Para o gestor, fica mais fácil compreender o contexto do desenvolvimento e tomar as decisões necessárias para garantir o cronograma e a qualidade das entregas.

3. Melhorando a performance da equipe

Diferente de quando a empresa tem processos descentralizados e pouco organizados, ao investir em um software de controle de qualidade, ela alcança os objetivos mais rapidamente. Isso porque um sistema como esse garante confiabilidade das informações, além de indicar à equipe qual o sequenciamento correto a seguir e assegurar a padronização dos dados e a integração dos profissionais.

Quando todos os componentes da empresa estão organizados, as equipes conseguem realizar suas operações com mais tranquilidade. Ou seja, passam a dispor de mais tempo para aprimorar funções e tratar de questões mais importantes, como, por exemplo, focar em um bom desenvolvimento de códigos ou aprimorar as atualizações de sistemas. Isso, é claro, resulta em melhor performance e melhores resultados, como, por exemplo, códigos mais exatos e atualizações e aplicações mais aprimoradas.

Como escolher o software de controle de qualidade ideal?

Agora que você já conhece as vantagens de um software de controle de qualidade para evitar falhas e retrabalho para o seu projeto de desenvolvimento, é importante descobrir como escolher a ferramenta ideal para a sua empresa.

Mais do que apenas detectar falhas de maneira eficiente, é preciso que o software de controle de qualidade reduza os riscos associados ao desenvolvimento de sistemas e assegure que as não conformidades sejam corrigidas. Dessa forma, o software de controle de qualidade ideal deve realizar a gestão e o monitoramento dos defeitos, desde a sua detecção até a correção, diminuindo gradativamente a quantidade e a severidade deles.

Ao escolher o software de controle de qualidade para a sua empresa, é preciso observar se ele é capaz de: 

  • Aumentar a qualidade dos seus produtos;
  • Melhorar a satisfação dos seus clientes;
  • Diminuir os chamados de suporte;
  • Reduzir o esforço com retrabalho;
  • Evitar custos associados à existência de defeitos;
  • Aumentar a produtividade da equipe de desenvolvimento, entre outros benefícios.

O QualiGo, por exemplo, é um software de controle de qualidade que oferece todas essas vantagens ao aliar os longos anos de conhecimento e experiência da Testing Company.

Por meio de um dashboard que viabiliza a visualização completa do desenvolvimento do projeto e geração de várias formas de relatórios, o QualiGo permite que a sua empresa acompanhe e analise os indicadores mais importantes para o seu projeto de desenvolvimento de sistemas.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso