Como encantar o cliente em projetos de software?

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O relacionamento entre cliente e empresa tem mudado drasticamente em função da tecnologia. A enorme quantidade de canais, como sites especializados ou páginas e perfis em redes sociais, possibilita que os consumidores expressem mais sua insatisfação com uma empresa ou produto. Diante desse cenário, especialmente para quem trabalha com soluções tecnológicas, como projetos de software, conseguir a aprovação do público não é mais suficiente. É preciso saber como encantar o cliente para ter uma relação sólida e duradoura.

Mas uma coisa é fato: não dá para garantir a satisfação de absolutamente todos os clientes. São diversos os perfis, já que existe gente de todo jeito e é realmente impossível agradar a todos. Ainda assim, essa certeza traz a consciência de que, para encantar o cliente, é preciso estabelecer parâmetros de bom atendimento para suas demandas.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos aqui dicas fundamentais que certamente farão muito pela sua empresa em relação ao objetivo de encantar o cliente, com entregas de softwares e suas aplicações com qualidade e confiabilidade. Acompanhe!

8 dicas essenciais para o seu atendimento encantar o cliente

1. Tenha uma sólida estratégia de fidelização

Em TI, a relação que se estabelece entre profissional e cliente é, por natureza, estendida por conta do suporte que deve ser dado às aplicações desenvolvidas. É também nesse estágio do contato que uma estratégia eficiente de fidelização deve ser posta em prática.

Oferecer soluções funcionais e confiáveis nas figuras de sistemas e aplicações garantirá a metade do caminho para encantar o cliente. A outra metade deve ser conseguida no suporte atencioso e paciente das dúvidas que eventualmente surgirão em relação ao uso do seu produto.

2. Ofereça personalização da prestação de serviço

Cada produto desenvolvido por uma empresa de TI deve ter como objetivo atender a uma demanda específica do cliente. Por isso, ater-se às particularidades de cada caso é de suma importância. Então, para encantar o cliente, nada melhor do que ouvi-lo. Simples assim.

Mas é importante lembrar que, para garantir um serviço personalizado, é preciso ser capaz de prospectar minúcias e particularidades do cliente. Atendê-lo exatamente naquilo que ele precisa é um ótimo caminho para encantá-lo.

3. Tenha empatia: esse é o segredo para encantar o cliente em TI

Ter empatia na relação com o cliente significa dar total atenção ao problema exposto por ele. É realmente se colocar no lugar do cliente e surpreendê-lo positivamente.

Para isso, é preciso manter uma postura de respeito e atenção às eventuais dúvidas e/ou dificuldades do cliente e, então, chegar ao ponto em que a sua ajuda será decisiva e o seu produto será para ele uma verdadeira solução. Mas, para compreender profundamente a situação e chegar a encantar o cliente, é preciso, antes de tudo, ouvi-lo cuidadosamente.

4. Seja pró-ativo, antecipe-se

Para antecipar-se a qualquer necessidade e, em consequência, encantar o cliente, é importante manter um cadastro atualizado e bem nutrido de informações sobre os seus clientes. Tendo um registro de dados relevantes sobre os clientes, você não precisará esperar por uma reclamação ou por uma solicitação.

Em vez disso, haverá sempre a possibilidade de prospectar, oferecer novas soluções e fazer contato a partir de qualquer demonstração de insatisfação para que os clientes percebam que a sua empresa está realmente atenta às necessidades deles.

5. Procure entregar seus projetos dentro do prazo estipulado

Especialmente para quem desenvolve soluções em TI, entregar projetos de software dentro do prazo estipulado pode ser um desafio e tanto. Grandes projetos de sistemas e aplicações podem necessitar de ajustes inesperados nas diversas etapas de seu desenvolvimento. Vulnerabilidades e inconsistências por vezes se materializam na última hora, às vésperas do fim do prazo.

Para evitar esses problemas, é fundamental ter um software de controle de qualidade, que é capaz de oferecer uma visão ampla do andamento do projeto, suas correções e atualizações, quem é o responsável por cada tarefa e em qual prazo deve ser entregue. Assim, fica mais fácil para o gestor tomar as decisões necessárias para garantir o cronograma das entregas e, com isso, contribuir para encantar o cliente.

6. Foque na qualidade e na confiabilidade da entrega

É essencial que você conte com uma ferramenta de testes de qualidade, que permita encantar o cliente por meio da entrega de um produto testado e comprovadamente eficaz.

Há soluções no mercado que oferecem avaliações minuciosas da qualidade dos seus sistemas, com rigorosas baterias de testes, a fim de garantir a validação de aplicativos em variadas plataformas, bem como dos requisitos de funcionamento. Isso faz com que o cliente tenha uma percepção de confiabilidade na entrega, deixando-o mais seguro.

7. Adote uma nova metodologia de entrega, como o Scrum

O Scrum é uma metodologia que permite agilidade na execução de tarefas e melhora o relacionamento com o cliente ao possibilitar que, ao longo do desenvolvimento do projeto, necessidades sejam reavaliadas e prioridades sejam redefinidas.

Dessa forma, o cliente é envolvido diretamente no desenvolvimento do projeto. Como o compartilhamento de ideias com ele é fundamental para conferir mais assertividade ao que é feito, essa é uma das prioridades de quem trabalha com Scrum. A cocriação da solução gera mais satisfação entre os envolvidos e, com as entregas contínuas, fica mais evidente a percepção de valor, o que nada mais é do que encantar o cliente.

8. Implemente testes de qualidade durante todo o processo de desenvolvimento

Os teste de qualidade são fundamentais para encantar o cliente. Mas não quer dizer que basta implementar testes de qualidade ao final do desenvolvimento de software. É necessário avaliar todas as etapas. Afinal, é isso o que realmente fará com que a sua empresa seja bem vista pelo cliente.

Como o processo de desenvolvimento de software pode ser bem longo, o ideal é contar com ferramentas de testes de qualidade a cada etapa para já corrigir as falhas que puderem surgir, em vez de esperar que esses erros estourem quando o produto já estiver com o cliente. Mas, é claro, para realmente encantar o cliente, é necessário comunicar essa metodologia para que ele reconheça o valor dos processos que a empresa criou para melhor atendê-lo.

Qual é a importância que a sua empresa está dando à qualidade?

Agora que você já sabe quais são as nossas dicas para encantar o cliente em projetos de software, é importante que você se questione sobre qual é a importância da qualidade na sua empresa.

Por exemplo, você consegue medir a qualidade dos seus projetos? Sabe quanto você poderia tornar os processos mais ágeis e melhorar a performance da equipe, caso contasse com ferramentas de gestão e controle da qualidade adequadas à realidade da sua empresa?

Aqui na Testing Company, esse é o principal objetivo: garantir que todo o processo de desenvolvimento de software tenha o melhor nível de qualidade possível. Não apenas para encantar o cliente, mas realmente para facilitar os processos e trazer resultados mais significativos para a sua empresa.

Quer saber mais? Leia este artigo e conheça 5 benefícios da gestão e do controle da qualidade de software.

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