13 Setembro, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
13 Setembro, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
A qualidade dos produtos de software tem se tornado imprescindível e cada vez mais requisitada pelos usuários. Pode-se observar também, que um dos grandes desafios para as empresas é produzir aplicações com qualidade, dentro do escopo, prazo e custos previstos. Portanto, entregar produtos com excelência e menor quantidade de erros possível é crucial para manter a competitividade no mercado.
Então, surge uma questão: Como garantir a qualidade da entrega final de projetos de software? Neste artigo daremos algumas dicas valiosas para ajudar nesse sentido.
Testar envolve diversos fatores estratégicos de negócio, tecnologia, metodologia e gestão. Nesse sentido, vários tipos de testes podem e devem ser aplicados o mais cedo possível no processo de desenvolvimento, visto que contribuem para dar visibilidade de como está o andamento do projeto de acordo com o que foi estabelecido no plano de qualidade. Para realizar entregas com excelência, existem várias técnicas e tipos de testes que podem ser aplicados Dentre alguns tipos, podemos citar:
Teste de Unidade;
Teste de Integração;
Teste de Sistema;
Teste de Aceitação;
Teste de Regressão;
Teste de Compatibilidade;
Teste de Usabilidade;
Teste de Segurança;
Teste de Performance.
O planejamento e execução dos testes acima listados avalia desde critérios básicos até mais avançados, acerca de como o sistema deve se comportar ao longo de sua execução, de acordo com seus requisitos funcionais e não funcionais.
Defeitos encontrados em produção geram prejuízos tanto para a empresa desenvolvedora quanto para seus clientes. Consequentemente, um processo de gestão e monitoramento de defeitos é essencial para prevenir falhas e minimizar os riscos do projeto.
Em relação a entrega, a quantidade de falhas registradas e suas características são aspectos que influenciam o rumo do projeto como um todo. Por exemplo, se muitos problemas forem encontrados em um determinado ciclo de testes, talvez a versão do produto deva ser reavaliada. Desse modo, é muito válido contar com um “status report” periódico que apresente a quantidade atual de erros assim como sua criticidade, para que decisões importantes possam ser tomadas.
Seguindo a linha do tópico anterior, uma das métricas que pode ser acompanhada é a quantidade de defeitos encontrados no produto. Uma ferramenta que disponibiliza tal informação, e que usamos na Testing Company, é o QualiGO. Listamos abaixo alguns bons motivos para utilizá-lo e analisar métricas ao longo da construção de sistemas:
Analisar defeitos;
Aferir a produtividade e medir a eficiência dos testes;
Planejar a automação dos testes;
Identificar pontos críticos;
Propor melhorias;
Auxiliar na gestão do projeto;
Avaliar a qualidade antes da entrega.
Por meio dos relatórios de gestão e métricas geradas é possível avaliar o processo de desenvolvimento de software e mensurar os resultados obtidos através das atividades de QA.
A inserção de funcionalidades novas, correções e melhorias são frequentes no processo de desenvolvimento de software. Assim sendo, é necessário que os sistemas passem por validações sistemáticas para reduzir a quantidade de defeitos e aumentar, consequentemente, a qualidade destes. Uma alternativa que tem sido empregada pelas empresas para potencializar a realização de testes é a automação, uma vez que comprovadamente, traz algumas vantagens, entre elas:
Executam casos de teste inúmeras vezes;
Agilizam testes de regressão;
Diminuem equívocos humano;
Padronizam a execução dos testes;
Diminuem custos operacionais;
Reduzem o esforço com tarefas manuais.
Além de tudo isso, o uso de ferramentas possibilita a execução automática de scripts que simulam as atividades dos usuários em um sistema, proporcionando feedback rápido e maior cobertura das funcionalidades avaliadas. Em outras palavras, automação permite executar testes com menos esforços e promove confiabilidade na entrega das aplicações.
Em projetos com complexidade relevante, os procedimentos de teste podem demandar um tempo considerável toda vez que precisem ser executados e uma técnica que pode ser utilizada em conjunto com testes automatizados é a integração contínua. Com ela é possível obter maior gerenciamento do código que está no repositório possibilitando que os testes sejam executados periodicamente em um servidor de integração, garantindo mais qualidade ao produto que será entregue ao cliente.
Testar não é uma tarefa simples pois depende de pessoas especialistas na construção do software no que se refere ao processo, planejamento, conhecimento do negócio, metodologia e acompanhamento dos testes. Dessa forma, em um time eficaz, testadores e desenvolvedores complementam-se, apesar de, por vezes, possuírem perfis e competências distintas. Desse modo, naturalmente equipes integradas proporcionam maior produtividade, maturidade e qualidade para entregar produtos ao mercado.
Com base no que foi exposto até aqui, é fato que o controle de qualidade deve ser constante para que o impacto dos problemas identificados seja o menor possível. Ademais, os clientes estão cada vez menos tolerantes a falhas e entregas com baixa qualidade.
Em vista disso, conte com as competências técnicas da nossa equipe para ajudar sua empresa a entregar produtos com a qualidade e confiabilidade esperada nos seus projetos.
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