A mudança no papel do QA no processo de desenvolvimento de software

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À medida que a era digital continua evoluindo, também aumentam as responsabilidades e implicações de papéis importantes no campo da tecnologia. No desenvolvimento de software, o papel dos especialistas em QA (Garantia de Qualidade) também mudou ao longo dos anos. Muito disso é atribuído à evolução natural da tecnologia. Alguns aspectos, no entanto, têm mais a ver com adaptação à condições reais.

Especificamente, o novo papel do QA envolve capacitação de qualidade para toda a equipe e, muitas vezes, para toda a empresa. A ideia é olhar para o todo e evoluir da qualidade de software para a qualidade do processo, mudando a mentalidade e, eventualmente, a cultura de trabalho de toda a organização.

A ideia é parar de limitar o foco da qualidade de software apenas na imagem micro (de caça-bugs) e levá-la para a imagem macro - encorajando e alimentando um processo, uma mentalidade e, finalmente, uma cultura onde a qualidade se torna o foco de ações e processos organizacionais maiores.

É crucial observar que os QAs são particularmente adequados para a função, pois  possuem algumas das características de qualidades mais importantes - conhecimento de domínio e conhecimento técnico. Além disso, como a função de QA exige comunicação eficaz, isso permite que eles ouçam, aprendam, comuniquem e promovam mudanças com muito mais eficiência.

Ademais, identificar gargalos de qualidade no processo é um dos papéis da qualidade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a qualidade de software pode influenciar amplamente nas mentalidades existentes e promover uma cultura de qualidade na organização:

Participação no Desenvolvimento do processo

Participar do desenvolvimento e descrição dos processo de software de cada projeto da organização desde a concepção, auxilia o repasse da visão de qualidade para todos os papéis atuantes na organização e solidifica essa visão as demais frentes atuantes no projeto;

Qualidade desde o início do projeto 

Inserir a qualidade no início do processo de desenvolvimento, elaborando planos de teste, analisando requisitos e tirando impedimentos de entendimento de regras de negócio é fundamental para a identificação precoce de problemas na cadeia de desenvolvimento do produto.

Participação em Cerimônias

Ser atuante em cerimônias e ritos dos processos é essencial, visto que o papel da qualidade é identificar lacunas e pontos que podem ser melhorados nestas reuniões, assim, como auxiliar a dar foco e priorização dos principais problemas que a equipe enfrenta ao construir um produto digital.

Qualidade como cultura

É impossível uma só pessoa ser responsável pela qualidade. Identificar que qualidade não é de responsabilidade única e exclusiva de um papel (QA, Tester, QC, etc) é primordial. Todo o time deve se sentir parte do produto e inferir no processo, sendo responsáveis pela qualidade em suas atribuições. O papel do QA é garantir de maneira harmônica que essa visão seja passada para a cultura da empresa e que o mérito dos resultados positivos obtidos a partir dessas ações serão divididos com todos.

Inserção de novas práticas

Se estamos inserindo a cultura de qualidade em projetos que estão em andamento, é necessário (com parcimônia) mudar processos. Inserir práticas como: 1) escrita de cenários com BDD desde a criação de requisitos; 2) instigar os desenvolvedores a seguir os cenários descritos; 3) automatizar cenários regressivos para ter uma cobertura maior dos testes; 4) cobrar que os requisitos para estimativa de tarefa sejam cumpridos; 5) Instigar a cobertura de testes unitários. Esses são alguns dos exemplos do que pode ser feito como passo básico para a inserção de um processo de qualidade moderno.

Clareza ao propor soluções

É substancial não utilizar “bala de prata” para resolver problemas no processo de desenvolvimento de software. Ao utilizar uma nova tecnologia, estratégia ou processo é necessário entender qual é seu objetivo  e o que ela pretende solucionar. Um exemplo classico é o BDD (Behavior Driven Development ou Desenvolvimento Orientado ao Comportamento), pois em muitas empresas ele é utilizado como escrita de testes tradicional, quando na verdade foi criado para atender uma necessidade do TDD (Test Driven Development ou Desenvolvimento orientado a Teste).

Dessa forma, o QA pode, de maneira cadenciada, criar um ambiente em que cada membro da equipe se considere uma parte interessada na qualidade do software. Isso estimula a responsabilidade pessoal, o orgulho e a satisfação pessoal quando um produto de qualidade é finalmente criado e lançado. 

Com base nisso, o QA também terá que desenvolver as habilidades e a diplomacia necessárias para lidar com qualquer atrito e resistência, que quase sempre ocorrem quando há mudança.

As situações econômicas e outros fatores forçam as empresas a se adaptar e evoluir, e o papel do QA vem como proposta de melhorar cada vez mais o processo de desenvolvimento de software. Com essa abordagem, a cultura da empresa torna-se mais propícia, ao longo do tempo, para promover uma propriedade compartilhada da qualidade como um ativo em toda a organização. 

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