Por que devo avaliar a qualidade de software antes da entrega do projeto?

Imagem de capa do post Por que devo avaliar a qualidade de software antes da entrega do projeto?

A percepção do termo “Qualidade de Software” pode dar-se de diferentes maneiras, dentre as quais a quantidade baixa de defeitos apresentados no produto, aspecto este que está relacionado diretamente com a “Confiabilidade” percebida pelo usuário final.

Logo, construir a solução ideal para um problema proposto por um cliente de acordo com o padrão desejado, por vezes pode se tornar um grande desafio para as empresas desenvolvedoras, e esse processo geralmente passa por algumas questões:

  • Como o software deve ser construído.
  • Como deve ser a sua estrutura.
  • Como desenvolver as suas funções.
  • Como garantir que o produto está sendo desenvolvido corretamente.
  • Como validar se o produto desenvolvido faz o que o cliente quer.

Apesar do título deste post se referir a qualidade na entrega de um sistema, esta deve ser monitorada desde a fase de geração de requisitos, pois estes contemplam as especificações sobre o que deve ser implementado, assim como as restrições do produto. Inclusive, alguns dos principais problemas gerados no desenvolvimento de software referem-se aos requisitos.

A especificação de requisitos compreende as regras de validação que formam a base para compor uma abordagem de teste. Basicamente, requisitos podem ser classificados como funcionais, os quais estão relacionados as funcionalidades que o software deve oferecer e não funcionais, que dizem respeito principalmente as restrições de operação e desempenho do sistema.

Os envolvidos no projeto de desenvolvimento têm perspectivas, objetivos e prioridades diferentes e a entrega de uma aplicação deve atender esses aspectos de áreas de negócio que estão em processo de mudança cada vez mais acelerado.

Neste cenário, é importante planejar e executar testes que descubram sistematicamente diferentes tipos de defeitos e validem os requisitos, visto que se erros graves forem encontrados com frequência, a qualidade e confiabilidade das entregas tornam-se frágeis.

Software desenvolvido com qualidade

Abaixo, são listadas algumas características de aplicações desenvolvidas seguindo um processo de avaliação da qualidade:

  • Prazos e custos do projeto mantem-se no controle;
  • Usuários satisfeitos com suas necessidades atendidas;
  • Baixa quantidade de erros encontrados em produção;
  • Aumento da capacidade competitiva de mercado da empresa desenvolvedora.

Software com qualidade baixa

  • Processo de desenvolvimento difícil de controlar;
  • Custos e prazos não são atendidos;
  • Funcionalidade não operam conforme planejado;
  • Muitos defeitos identificados gerando desconfiança no software;
  • Imagem da empresa desenvolvedora afetada negativamente no mercado.

QA em Métodos ágeis

Em se tratando de projetos que utilizam métodos ágeis, existe a necessidade de realizar as entregas rapidamente e continuamente de softwares totalmente funcionais. Para que isso seja possível, a qualidade deve ser avaliada em todos os ciclos de desenvolvimento para assegurar que a equipe entregue o que o cliente precisa e com a confiabilidade desejada.

Todavia, pouca especificação e curto prazo de tempo para validar as entregas no final da sprint são, por vezes, comuns nos ambientes ágeis, fazendo com que além dos métodos mais formais de controle de qualidade, sejam necessários testes exploratórios que se tornam bastante úteis para aumentar a cobertura de testes da aplicação.

Os profissionais que fazem parte da área de QA devem propor técnicas e apoiar as equipes de desenvolvimento avaliando a qualidade das entregas, assim como sugerir melhorias e melhores práticas referentes a Qualidade de Software.

Devido a importância de garantir a qualidade, aqui na Testing Company temos como principal objetivo o planejamento e execução dos projetos, visando assegurar que os requisitos estabelecidos estão sendo atendidos e as entregas possuam o menor número de erros possível, evitando o retrabalho e garantindo a aceitação do usuário final.

A gestão e controle da qualidade no processo de desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos são, muitas vezes, vistos como dispensáveis pelas empresas, e muitas delas acabam tendo prejuízos ao perceberem as consequências de falhas ignoradas desde o início do projeto. É por isso que não cansamos de falar sobre a importância que esses cuidados têm para a conquista de bons resultados.

Quer entender como atuamos? Entre em contato conosco que teremos satisfação em ajudar a sua empresa na gestão total da qualidade de projetos.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso