Desenvolvimento de Software em Tempos de Home Office: Dicas para um melhor gerenciamento

Imagem de capa do post Desenvolvimento de Software em Tempos de Home Office: Dicas para um melhor gerenciamento

Em tempos de home office, a rotina de trabalho precisou ser adaptada. Estamos diante de uma nova realidade, onde muitos profissionais precisaram se adequar para atender novas demandas.

Por conta da pandemia, o trabalho remoto se tornou uma boa opção para empresas e profissionais continuarem produzindo e atendendo seus clientes com a mesma qualidade. Portanto, quem atua em uma equipe de desenvolvimento de software precisa se organizar para:

– Atender a diferentes demandas;

– Alinhar briefing;

– Cumprir o escopo;

– Respeitar os prazos;

– Saber se comunicar em equipe.

Como podemos observar, os desafios são muitos. Confira, a seguir, algumas dicas para gerenciar melhor o seu trabalho e saiba como tirar melhor proveito do home office:

1. Estabeleça um bom canal de comunicação

No ramo de Desenvolvimento de Software, uma das primeiras etapas que todo profissional deve fazer é levantar dados e informações para compreender melhor as necessidades do cliente, quais são seus objetivos para desenvolver aquele determinado programa.

Até que tudo esteja alinhado, é comum a troca frequente de diálogos entre cliente e desenvolvedor para acertar detalhes. Afinal, cada avanço deve priorizar a experiência, qualidade e usabilidade do programa.

Por isso, estabeleça um canal de comunicação efetivo, determinando um período em sua agenda para essas trocas, sejam através de telefone ou videochamada.

2. Trace metas e planejamento diários

Por mais que você fique meses em um projeto, é importante traçar metas e ter um planejamento dentro da sua realidade. Você não está mais dentro do escritório, e sim trabalhando de casa, onde outras tarefas e interrupções acabam sendo inevitáveis.

A dica é fazer um planejamento diário e de acordo com as reais possibilidades de execução. Essa é a melhor forma de gerenciar a rotina para quem faz home office, porque nem sempre é possível realizar todas as tarefas listadas em um planejamento semanal. Isso evita possíveis frustrações por não ter conseguido cumprir com tudo que estava previsto.

3. Prepara-se para aumento das demandas

Neste novo cenário, a tecnologia assumiu um papel de protagonismo muito forte, onde as empresas e pequenos empresários precisaram se adaptar a um novo formato para continuarem competitivos no mercado.

Mais do que nunca, se tornaram primordiais:

– Softwares;

– Aplicativos;

– Redes sociais;

– Programas de gestão;

– Desenvolvimento de banco de dados;

– Chatbots;

– Entre outras soluções.

Com o distanciamento social e as pessoas cada vez mais em casa, as compras pela internet cresceram, assim como muitas empresas precisaram correr para desenvolver a sua presença online.

É fundamental que o desenvolvedor software esteja atento e ciente para poder atender, mesmo em home office, a esse aumento repentino na demanda.

4. Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Resiliência é a palavra que melhor define a situação de quem precisa trabalhar em casa por conta da pandemia. É normal querer resolver tudo de uma vez, misturando as atividades da casa com as coisas do trabalho, mas isso só vai causar ainda mais estresse, fora que as chances de cometer algum erro ao desenvolver um software se torna ainda maior.

O desenvolvimento de programas exige muita atenção, até porque essa atividade está relacionada com a melhora e qualidade de um sistema que será utilizado pelos clientes. Então, não caia no erro de ser multitarefas no home office.

5. Encontre o seu período de maior foco e produtividade

Já reparou se você costuma ter mais concentração ao desenvolver um software pela manhã? Ou você é daqueles que produz melhor de tarde ou de noite?

Ao trabalhar em casa, aproveite a vantagem de escolher os horários que melhor funcionem de acordo com o seu perfil. É claro que as conversas e reuniões serão feitas em horário comercial, e é importante que você gerencie esse tempo. Mas, as demais atividades podem ser feitas no seu período de maior produtividade.

6. Aproveite a automatização

Uma das vantagens de fazer home office é conseguir administrar melhor o tempo de trabalho. Mas, para isso, é necessário gerenciar a rotina automatizando tudo aquilo que for possível. Há inúmeras ferramentas de gestão de serviços, tarefas e até de controle de tempo para se dedicar a uma determinada atividade.

Só a agenda não funciona, por isso, aproveite todos os recursos disponíveis que possam facilitar o seu trabalho.

7. Priorize o cliente sempre

Profissionais do ramo de desenvolvimento, controle e gestão da qualidade de software são muito requisitados por conta da experiência e funcionalidade que cada sistema deve operar.

Qualquer problema operacional exige uma solução quase que imediata para que as operações não fiquem paradas. Imagine, por exemplo, uma loja virtual em que o consumidor não consegue finalizar as compras por conta de erro no sistema?

Por isso, opte por organizar a sua rotina, de modo a priorizar o cliente para que ele não seja prejudicado, afinal, qualquer problema no sistema pode gerar uma Imagem negativa com o consumidor.

Aproveite os benefícios do home office

Por mais que a nova rotina tenha trazido inúmeros desafios, não há como negar os diversos benefícios que o trabalho remoto nos proporcionou. O segredo está em saber gerenciar melhor essa nova realidade para que os desenvolvedores possam trabalhar com calma e sem perder a qualidade de vida.

Para isso, é importante também reservar um período para:

– Fazer atividade física;

– Meditar;

– Alimentar-se melhor;

– Passar um tempo com os filhos;

– Brincar com o cachorro;

– Assistir filmes, séries;

– Ler.

Procure estipular uma carga horária por dia, de modo que não prejudique o fluxo de trabalho e nem a sua saúde.

E você, como tem enfrentado esse período de home office? Deixe aqui nos comentários um pouco da sua experiência, as principais dificuldades e o que tem feito para trabalhar com um melhor gerenciamento.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso