Conheça 5 benefícios dos testes automatizados de software

Imagem de capa do post Conheça 5 benefícios dos testes automatizados de software

A construção de softwares de alta qualidade é um desafio para qualquer empresa, pois geralmente as aplicações são complexas e requerem vários processos de validação para serem desenvolvidas de maneira correta e com funções adequadas.

Um destes processos de validação se dá através do Teste de Software e uma forma de executá-lo é por meio de atividades realizadas manualmente. Porém, devido a necessidade de entregas de curto prazo e constante interação, o teste automatizado se mostra eficaz e ajuda bastante nesse sentido para manter a qualidade do software.

Isso ocorre porque, caso o sistema seja muito complexo, o trabalho manual torna-se desgastante e o custo para verificar as funcionalidades de forma periódica torna-se cada vez mais alto. Então, a automação de testes surge como um otimizador de processos.

Um exemplo disso é a execução de testes de regressão, a qual é uma técnica de teste que avalia se algum defeito foi introduzido em partes do software que possuem relação com componentes modificados. Tendo em vista que esse procedimento é repetitivo, a automação pode acelerar a velocidade e reduzir a carga de operações realizadas de forma manual.

É possível definir a automação de testes como um processo que utiliza softwares para testar outros softwares através de mecanismos, ferramentas e estratégias adequadas para este fim. É um procedimento que permite que o sistema seja testado de forma padronizada e repetitiva, com o mínimo envolvimento de mão de obra manual.

Nesse sentido, as ferramentas de automação não substituem o papel da equipe responsável por realizar os testes manuais no sistema. Ao contrário, elas devem ser utilizadas para agregar valor a esse processo. Ademais, cabe ao time definir o que deve ser automatizado, pois é praticamente impossível obter uma cobertura de todas as funcionalidades de um sistema.

Em vista do que foi exposto, os benefícios da automação são percebidos não só pela empresa desenvolvedora que irá evitar gastos com manutenções desnecessárias, mas também pelos consumidores que utilizarão uma aplicação mais estável e menos propensa a falhas.

Portanto, preparamos uma lista com 5 benefícios da automação de testes para qualidade dos softwares. Confira agora mesmo!

Redução de custos

Inicialmente, o investimento pode ser maior, mas, após a implementação, o custo do teste automatizado, torna-se menor comparando-se ao teste manual devido à otimização dos procedimentos de teste.

Eficiência nas operações

Ao analisamos a eficiência dos testes manuais, é perceptível que por vezes estes podem levar tempo para serem executados, principalmente em cenários de desenvolvimento muito complexos. Neste caso, o período de execução para o teste automatizado é muito menor e os resultados podem ser averiguados rapidamente trazendo agilidade para as operações de QA.

Aumento da produtividade

Como o teste automatizado é mais eficiente, ele pode trazer retornos mais rápidos para os desenvolvedores corrigirem erros preventivamente. Isso aumenta a produtividade da equipe devido ao feedback ativo que os testes automatizados proporcionam.

Segurança de dados

É bastante comum que testes automatizados sejam indicados para a realização de testes não-funcionais como segurança e desempenho, por exemplo.

No caso do quesito segurança, a automação realiza verificações constantes para identificar violações e reduzir o risco de possíveis invasões ou outros tipos de ataques. A aplicação adequada deste tipo de verificação é determinante principalmente para sistemas que necessitam evitar que códigos defeituosos atraiam hackers que podem tentar invadir o sistema para coletar informações valiosas.

Aprimorar os testes funcionais

Teste funcional é de suma importância para o processo de construção de um software, sendo seu principal objetivo comprovar que as entradas e saídas do sistema ocorrem da forma esperada e estão de acordo com os requisitos funcionais do projeto. Automatizar esse tipo de teste aumenta a confiabilidade e gera rapidez na sua execução.

Uma ferramenta dedicada para este fim é o Selenium, o qual oferece vários recursos para testar aplicações de forma automatizada. Através da execução de scripts, ele realiza automaticamente ações que seriam exercidas por usuários reais durante o funcionamento da aplicação como apertar botões, preencher campos, marcar/desmarcar caixas de seleção, dentre outras. É compatível com navegadores como Firefox, Chrome e possui suporte para várias linguagens de programação como: Java, Ruby, C#, Python etc.

 

Sua empresa deseja realizar automação de testes? Entre em contato conosco que lhe ajudaremos a:

  • Verificar se os processos da empresa estão organizados, com um processo de testes minimamente estabelecido.
  • Definir quais atividades devem automatizadas.
  • Obter os conhecimentos necessários sobre automação para garantir que vai ser implementada na prática.
  • Analisar o real custo-benefício de adotar a automação, avaliando o retorno de investimento (ROI) e se as expectativas serão atendidas com esse processo.

A Testing Company disponibiliza vários canais para atendimento. Para solicitar um orçamento, acesse nosso site, preencha o formulário que nossos especialistas entrarão em contato com você. Também pode enviar um e-mail ou nos chamar no WhatsApp.

Para conhecer mais sobre nosso trabalho e ter mais informações e dicas sobre gestão da qualidade em projetos de software, acompanhe a Testing Company também nas redes sociais.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso