Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de software

Imagem de capa do post Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de software

Como vai o gerenciamento de projetos de software da sua empresa? Você sabia que, no último ano, as organizações desperdiçaram quase 12% de seus investimentos em projetos devido ao baixo desempenho? Isso é o que mostram os dados do Pulse of the Profession 2019, pesquisa global de gerenciamento de projetos realizada pelo Project Management Institute (PMI).

Os resultados da pesquisa são um alerta para empresas que desenvolvem projetos, incluindo, claro, os de software. Ela destaca que não existe uma fórmula secreta para o sucesso. O sucesso, na verdade, está em  valorizar o gerenciamento de projetos de software.

Garantir o sucesso de um projeto realmente não é tarefa fácil. É muito comum aparecerem problemas que, com certeza, geram impactos no resultado final para a empresa.

Em termos de gerenciamento de projetos de software, para que um seja considerado de sucesso, é preciso uma junção de vários fatores, como: a entrega dentro do prazo estabelecido, com o escopo planejado, com o custo estimado — ou até abaixo dele — e a qualidade pretendida pelo cliente.

Porém, cada vez mais, o mercado exige das empresas processos mais enxutos, custos mais controlados e prazos mais arrojados. Isso sem levar em conta os escopos complexos e desafiadores

Sabendo disso, preparamos este artigo para te ajudar a enxergar quais são os fatores críticos de sucesso no seu gerenciamento de projetos de software. Vamos apresentar os 5 principais empecilhos que prejudicam o andamento e o resultado final, e o que você pode fazer para resolvê-los,  ajudando a sua empresa a se destacar no mercado.

 

O que prejudica o sucesso do seu gerenciamento de projetos de software?

1. Não conhecer bem o projeto

O primeiro fator crítico de sucesso no gerenciamento de projetos de software é você se manter alheio ao empreendimento como um todo. Ou seja, você não conhecer a fundo o seu projeto.

O gestor de projetos deve ter ciência do escopo, dos custos estimados, dos prazos de execução, do ciclo de vida e dos padrões de qualidade estabelecidos. Conhecer o plano em sua totalidade é fundamental para tomar decisões na ocorrência de imprevistos, possibilitando que a empresa tenha mais chances de sucesso. 

2. Não se comunicar com objetividade

Junto com a falha de não conhecer o projeto profundamente, é muito comum encontrar gestores que não sabem se comunicar com clareza. Não adianta nada conhecer todo o escopo do projeto, suas particularidades e suas características, sabendo tudo o que deve ser feito para o cumprimento das metas estabelecidas, se não houver uma comunicação clara, objetiva e de qualidade

Esse é um ponto de extrema importância para o gerenciamento de projetos de software. Uma vez que os projetos contam com um grande número de stakeholders, o processo de comunicação pode ter muitos ruídos.

Por isso, é fundamental eliminar qualquer chance de falha na comunicação, garantindo que toda informação seja perfeitamente compreendida pelos envolvidos.

3. Não contar com uma equipe especializada

Outra maneira comum de impedir o sucesso do gerenciamento de projetos de software é não contar com uma equipe especializada. A experiência e o know-how dos profissionais — inclusive do gestor de projetos — são cruciais para alcançar sucesso na empresa. 

Para garantir o controle dos principais indicadores do projeto, contar com uma equipe especializada e que tenha conhecimento na gerência desses planos é indispensável. Então, se você quer sucesso para o seu projeto, precisa contar com profissionais especializados e gabaritados ao seu lado.

[Infográfico] KPI's em projetos de TI

Entenda de uma vez por todas o que são KPI's e quais deles você deve monitorar em projetos de TI.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso