22 Agosto, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
22 Agosto, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
Projetos de software entregues fora dos padrões de qualidade estipulados podem significar, em diversos casos, um fator relevante no desenvolvimento de produtos e serviços estratégicos para a empresa, acarretando perdas de cliente e receita. Nesse aspecto, a automação de testes contém os processos necessários para garantir que o projeto satisfaça as necessidades esperadas e assegure a qualidade do produto construído.
Assim sendo, a necessidade de automatizar os testes ocorre naturalmente com a evolução da maturidade do processo de testes. Então, nesse post iremos listar 6 razões pelas quais testes automatizados são fundamentais no desenvolvimento de software.
Testes automatizados são de grande importância para o processo de construção de software visto que ajudam a reduzir o tempo de realização dos testes que são feitos manualmente proporcionando velocidade e fluidez ao processo de validação. Em outras palavras, esta abordagem viabiliza a execução dos testes de forma rápida e com uma cobertura maior do sistema, quando empregada de forma correta.
Um dos objetivos da automação é comprovar que as entradas do sistema estão corretas e que os resultados apresentados são íntegros e precisos, evidenciando a aderência da aplicação aos seus requisitos funcionais gerando, consequentemente, confiabilidade nos testes.
Esta aferição automática pode ser realizada por meio de scripts compostos basicamente por actions e assertions. As “actions” simulam ações realizadas pelos usuários em um componente como: pressionar um botão, selecionar um item de menu, digitar um texto etc. Já os “assertions” são validações que consistem em examinar se os resultados obtidos estão corretos e, caso não estejam, o script irá parar de executar e reportar um erro.
Testes automatizados além de serem projetados para executar validações rápidas e confiáveis, devem conjuntamente aumentar a probabilidade de revelar problemas que ainda não tenham sido encontrados pela equipe de QA. Logo, seus benefícios são perceptíveis não apenas pela empresa desenvolvedora, mas também pelos usuários, pois além de evitar gastos com defeitos e manutenções desnecessárias, o cliente obtém um software mais estável e menos suscetível a falhas.
A automação de testes tem como um dos seus propósitos diminuir o envolvimento humano em atividades repetitivas. Isso se dá pelo simples fato de que os scripts rodam sempre do mesmo modo não sendo impactados por aspectos humanos que podem influenciar na execução e resultados obtidos. Afinal, um “robô” de teste não acorda de mau humor por qualquer motivo.
Porém, as ferramentas e procedimentos de automação não substituem totalmente o papel da equipe responsável por realizar os testes e o papel dos testadores é imprescindível no projeto. Este profissional entre suas habilidades é detalhista, organizado, criativo, metódico, capaz de manter comunicação entre as pessoas, competências fundamentais e complementares na área de QA.
Um processo que contempla somente testes manuais geralmente não consegue acompanhar as demandas e aplicar a quantidade de testes necessários para homologar uma versão do software. Por consequência, o produto é liberado sem ter sido testado completamente em virtude de restrições de tempo. Através da automação, a cada ciclo de desenvolvimento, o time de testes pode executar as validações das novas funcionalidades e testes regressivos. Dessa forma, é possível detectar erros e efeitos colaterais, além de prover feedback imediato sobre a qualidade e confiabilidade do produto.
Métricas são essenciais para entender o funcionamento e aferir a qualidade de um produto ou serviço. Em vista disso, o intuito de um relatório de testes automatizados é fornecer um compilado de informações referentes às atividades realizadas durante um determinado período de testes e apresentar os resultados obtidos. Uma das métricas mais importantes é a quantidade de defeitos encontrados pois tem relação direta com a qualidade do produto. Nos relatórios de testes automatizados essa informação é obtida por intermédio dos scripts que apresentam falha, ou seja, não passam. Com isso é possível coletar lições aprendidas a partir dos erros identificados e promover melhorias.
O controle de qualidade é indispensável nos processos de desenvolvimento de software uma vez que esta é uma atividade bastante complexa que envolve diversos requisitos, várias equipes de trabalho, atividades, processos, ferramentas e claro, automação. Portanto, a automação de testes deve ser vista como uma técnica cujo objetivo principal é agregar valor ao processo de desenvolvimento. Adicionalmente deve auxiliar na melhoria do processo de testes utilizado na sua empresa.
Precisa de apoio nesta área? Entre em contato conosco, nossos especialistas estão preparados para propor e implementar as melhores soluções no que diz respeito a testes automatizados.
0 Comentários