7 fatores importantes para analisar no planejamento de testes

Imagem de capa do post 7 fatores importantes para analisar no planejamento de testes

Atualmente, grande parte das empresas depende de softwares para desenvolver seus trabalhos e conduzir seus negócios. Para suportar essa demanda, faz-se necessário avaliar constantemente a qualidade das aplicações e garantir que estas atendam às necessidades e expectativas do usuário como também da organização. Neste sentido, testes de software são essenciais para garantir a confiabilidade dos sistemas devendo essa atividade ser realizada com planejamento e atenção.

A etapa de planejamento é uma das mais importantes no processo de teste, tendo como principal objetivo, reunir as informações necessárias e definir ações para que a execução do projeto seja realizada da forma mais correta e organizada possível.

Basicamente, esta fase compreende a definição de prazos, investimento, escopo, resultados esperados, responsáveis pela execução das tarefas, entre outros fatores. Neste post, iremos abordar alguns dos principais tópicos relacionados ao planejamento de testes e dar dicas de ações a serem implementadas. Vamos lá?

Escopo

Este item abrange as atividades que serão realizadas no projeto assim como as que estão fora do plano de execução. Aqui são definidas as funcionalidades que serão testadas, as que não serão verificadas, o que fará parte das entregas etc.

Logo, é primordial que o escopo do projeto de teste seja bem definido, uma vez que ele servirá como base para obter o aceite do cliente.

Prazo

O prazo pode ser uma das restrições do projeto de teste, devendo ser estimado cuidadosamente. Assim sendo, sugere-se elaborar um cronograma com datas de entregas bem definidas, com o intuito de mensurar o tempo necessário para a realização dos testes.

Isto significa que se deve estimar adequadamente os esforços para evitar um argumento bem conhecido e utilizado: “falta de tempo para testar”.

Equipe

A composição da equipe é fator crucial para o sucesso do projeto. Então, definir os papéis e responsabilidades dos envolvidos é uma das incumbências do responsável pelo planejamento. Ademais, é preciso dar suporte, acompanhar e responder as solicitações e necessidades da equipe para que o projeto seja realizado com a qualidade esperada.

Investimento

Qual é o orçamento destinado para o projeto de teste? Empresas que investem em teste de software obtém redução no índice de retrabalho, diminuição de erros detectados em produção, aumento na porcentagem de detecção de defeitos, entre outros benefícios.

Em vista disso, avalie com precisão a viabilidade e recursos necessários para que o projeto não extrapole o investimento designado.

Estratégia

Quais são os objetivos de teste e quais serão as estratégias para alcançá-los?

Nesta etapa do planejamento, comumente são definidos os tipos, técnicas e níveis de testes que serão executados, visando sistematizar as atividades e avaliar as características diversas do produto nas diferentes fases de execução.

Basicamente, busca-se responder as questões sobre o que testar, como testar e quando testar.

Comunicação

A comunicação é um dos pontos mais críticos de um projeto, visto que comunicar de forma equivocada pode gerar “ruídos” que atrapalham, geram desconfiança e desmotivam os participantes. Desta forma, busque sanar problemas deste tipo contando com canais que proporcionem uma comunicação clara e fluída.

Riscos

Risco pode ser definido de maneira simples como a probabilidade de uma situação indesejável ocorrer. Logo, é muito relevante identificar os principais riscos do projeto de teste, principalmente aqueles que tem relação direta com os objetivos planejados. Além de projetar os riscos, é necessário avaliar os seus impactos caso venham a ocorrer e elaborar formas de minimizar e mitigá-los.

Como foi visto ao longo desse post, a atividade de planejamento é muito importante e, por esse motivo, não deve ser abandonada ao longo do percurso, devendo permanecer ativa até que o projeto seja concluído.

Procure acompanhar periodicamente o andamento das atividades planejadas com a finalidade de identificar possíveis desvios e propor ajustes que possam fazer com que o projeto de teste atinja seus objetivos.

E para finalizar, seguem abaixo algumas dicas a serem consideradas ao implementar essa importante etapa do processo de teste:

  • Crie estratégias de teste para identificar o maior número de defeitos possível;
  • Proporcione dados para suporte e acompanhamento das atividades;
  • Defina os tipos de testes a serem executados;
  • Comunique de forma clara os resultados esperados;
  • Estipule metas e objetivos;
  • Identifique riscos;
  • Controle custos e prazos;
  • Coordene e acompanhe a equipe envolvida.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você planejar os testes de software na sua empresa.

Continue acompanhando o blog da Testing Company para receber dicas de como planejar, executar e controlar a qualidade de suas aplicações.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso