14 Janeiro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
14 Janeiro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
O fator qualidade deixou de ser apenas um elemento de diferenciação e tornou-se condição fundamental no processo de desenvolvimento de produtos de software confiáveis. Dessa forma, evitar que sistemas e aplicações com qualquer tipo de problema cheguem aos clientes é essencial. Isso porque, a falta de qualidade pode gerar, entre outros fatores:
Sob esse ponto de vista, detectar falhas de maneira eficiente é extremamente importante para ter uma visão clara quanto à qualidade das aplicações. Mas não basta apenas identificar essas falhas. É preciso assegurar que todas não conformidades serão corrigidas e contar com informações que ajudem a reduzir os riscos associados ao desenvolvimento de produtos de software. Uma maneira eficiente de fazer isso é por meio da sistematização da qualidade.
Antes de tudo, você precisa ter em mente que quem avalia a qualidade dos seus produtos de software são os seus clientes. São eles que vão efetivamente usar os seus produtos e é pensando neles que você tem que basear a sua atuação. Por isso, você precisa evitar de todas as formas possíveis que os seus produtos de software cheguem com erros.
Isso é possível ao sistematizar a qualidade dos produtos de software, contando com uma ferramenta que te ajude na entrega dos requisitos exigidos pelos seus clientes. Nesse sentido, empresas que desenvolvem produtos de software e que utilizam técnicas para melhorar a qualidade saem na frente, tornando-se mais competitivas. Esta boa prática é realmente um diferencial: beneficia o mercado interno por elevar o nível de qualidade dos produtos, além de favorecer a abertura do mercado externo para os softwares brasileiros.
Além disso, outro importante benefício de adotar um ferramenta de apoio, como um software de gestão e controle da qualidade, é a redução de custos. Ao prevenir e identificar falhas, até mesmo antes que o produto siga para o próximo processo, é possível corrigi-las a tempo e diminuir o impacto negativo que elas poderiam causar.
Imagine quanto você economizaria se eliminasse todos os retrabalhos existentes na sua empresa. Sem dúvidas, ocupar seus colaboradores com tarefas que poderiam ter sido feitas uma única vez representa um gasto importante e totalmente desnecessário.
A Testing Company, por exemplo, é uma empresa com em foco em ajudar nesses desafios. Por isso, aliou vários anos de conhecimento e experiência na criação de um software inovador, cujo objetivo é alcançar resultados satisfatórios no controle de qualidade. Esse software é o QualiGo e você vai saber mais sobre ele neste artigo.
Como o próprio nome sugere, o QualiGo é um software focado em qualidade. Ele ajuda a desenvolver produtos de software confiáveis ao permitir que você realize a gestão e o monitoramento de defeitos durante o desenvolvimento, desde a detecção até a correção, diminuindo gradativamente a quantidade e a severidade deles.
Esse processo garante diversos benefícios, como:
O QualiGo disponibiliza um dashboard completo em que é possível gerar várias formas de relatórios para análise de indicadores. Dessa forma, você e as suas equipes acompanham informações importantes para o negócio por meio da gestão de testes, da gestão de defeitos e da gestão de tarefas.
Com o QualiGo, é possível garantir um processo formal de testes para a sua empresa. Assim, você consegue qualidade e confiabilidade no desenvolvimento de software. O sistema possibilita:
A cada nova versão liberada do software, casos de testes devem ser executados e, se necessário, novos criados. Assim, esses processos são importantes para buscar a qualidade das aplicações e a minimização dos defeitos no software durante todo o desenvolvimento.
Listamos aqui os tipos de defeitos que o QualiGo é capaz de monitorar para te ajudar na gestão da qualidade.
Possibilita uma visão clara da quantidade de defeitos encontrados por projetos e a porcentagem de quantos foram resolvidos ou estão abertos. O acompanhamento desses indicadores fornece apoio ao processo de decisão, já que, antes de realizar a entrega de um projeto ou liberar a versão de um produto, podem ser analisadas métricas relacionadas ao gerenciamento dos defeitos encontrados.
A gravidade de uma falha pode ser relativa, mas existem algumas que podem gerar grande impacto no seu negócio, caso não sejam descobertas e corrigidas previamente. Nesse caso, erros considerados graves devem ter atenção especial e os desenvolvedores devem traçar metas para resolvê-los o quanto antes. Para isso, é necessário contar com informações acerca da severidade dos defeitos. E isso o QualiGo faz sem esforço.
Detectar defeitos nas fases iniciais do processo ajuda a minimizar gastos e esforços com manutenção. Por isso, saber em quais etapas a maioria dos defeitos estão sendo encontrados permite realizar ajustes no processo de desenvolvimento. Por exemplo, se muitas falhas estão sendo encontradas em produção, algo deverá ser feito, porque isso certamente afetará a imagem da empresa desenvolvedora, além de outros impactos negativos.
Além da gestão das incidências, vários aspectos em relação aos defeitos podem ser registrados com o QualiGo. Por exemplo:
O QualiGo permite que você acompanhe o andamento das atividades e o desenvolvimento de softwares na sua empresa por meio do controle de tarefas, projetos e processos, de forma simples e intuitiva. No software, você consegue visualizar:
Com um acompanhamento periódico em relação à utilização do QualiGo na sua empresa, é possível ainda criar uma cultura de qualidade para que as melhorias implementadas não se percam com o tempo e as iniciativas não sejam abandonadas, garantindo uma evolução gradativa e eficaz de obtenção de resultados.
Quer conhecer o software QualiGo e descobrir como ele pode ser útil no desenvolvimento de produtos de software confiáveis da sua empresa? Faça um teste gratuito e receba um diagnóstico referente ao estágio em que a sua empresa se encontra na Jornada pela Qualidade.
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