Tendências em TI: descubra o que estará em evidência em 2020

Imagem de capa do post Tendências em TI: descubra o que estará em evidência em 2020

Quem respira tecnologia já deve começar a se inteirar sobre as tendências em TI para 2020. Todo ano, o Gartner, uma das mais renomadas consultorias de TI do mundo, divulga uma lista com as tecnologias que considera tendências em TI.

Nos últimos anos, essas tendências giraram em torno de nuvem, computação de borda e IoT. Mas 2020 deve desviar desse padrão. Embora as mesmas tecnologias principais que dominaram as discussões até aqui continuem sendo fundamentais para a jornada de transformação digital que as empresas estão vivendo, o ano será definido por uma nova classe de tecnologias prontas para se destacarem. Entre elas, as protagonistas: 5G, análise avançada de dados, IA conversacional e UX/CX.

Neste artigo, trazemos as principais tendências em TI que farão parte do cenário digital em 2020. Fique por dentro e já prepare sua empresa para o futuro!

Quais serão as tendências em TI em 2020?

5G

2020 será o ano do 5G. Alguns dos maiores nomes das telecomunicações, como Qualcomm, AT&T, Verizon, Nokia, Ericsson e Huawei, confirmaram que as implantações globais de 5G continuam a todo vapor. Além disso, os melhores fabricantes de celulares Android do mundo já estão lançando aparelhos 5G.

Muito além do que trazer mais velocidade de banda larga e redes móveis mais confiáveis, o crescimento do 5G também vai acelerar os avanços das cidades inteligentes, dos veículos inteligentes e da fabricação inteligente. Ou seja, não pense que o 5G vai se limitar aos smartphones. Muitos setores que afetam o nosso cotidiano serão transformados por essa, que é uma das principais tendências em TI para 2020.

Análise avançada de dados

Outra das grandes tendências em TI para 2020 é a análise avançada de dados. O valor dela está na infinidade de possibilidades de coletar, processar e transformar dados em insights. Agir às cegas não é mais uma opção viável, enquanto há inúmeros negócios utilizando ferramentas sofisticadas de análise para identificar problemas, oportunidades e soluções.

Para se ter uma ideia da consolidação dos recursos de análise em todo o mundo da tecnologia, veja os exemplos da Salesforce e da Microsoft. A Salesforce, empresa norte-americana de software on demand, adquiriu a Tableau, empresa de software de visualização de dados interativa. E a Microsoft criou o Power Platform, uma plataforma de soluções que funcionam dentro do Office 365, Dynamics 365 e Azure, estendendo funcionalidades e integrações com soluções de terceiros.

As grandes empresas de tecnologia já descobriram que o futuro está nos dados, mais especificamente no processamento em tempo real. Dessa forma, independentemente do setor em que sua empresa estiver, a análise avançada de dados será uma das tendências em TI mais fortes em 2020.

IA conversacional

Entre as tendências em TI para 2020 também está a IA conversacional. Embora a Siri já seja amplamente utilizada pelos usuários da Apple, sua inteligência ainda é limitada. O uso da voz para criar mensagem de texto também não é muito eficiente.

No entanto, ao que tudo indica, veremos pelo menos alguma forma de IA conversacional se tornar útil em 2020. Do ponto de vista de software, projetos como o Microsoft Conversational AI estão trabalhando para criar plataformas que possam não apenas ouvir corretamente, mas acompanhar conversas complexas e compreender as nuances da emoção, enquanto continuam melhorando com o tempo.

Talvez não seja possível vermos melhorias radicais no dia a dia do consumidor já em 2020, mas certamente as bases para a próxima geração de IA conversacional serão solidificadas no próximo ano.

Experiência do usuário e do cliente (UX / CX)

A experiência do usuário e do cliente (UX / CX) está entre as tendências em TI que continuarão em crescimento em 2020. O cliente estará envolvido ativamente no design do produto. Dessa forma, as empresas ganham ao explorar a criatividade e o conhecimento do usuário, o que resulta em produtos que atendem aos requisitos do público-alvo.

Cliente e marca estarão mais próximos do que nunca em 2020. Será possível cada vez mais dar feedbacks instantâneos, envolver-se e escolher diferentes alterações de um produto. Isso ajuda as empresas a melhorarem continuamente o produto e, consequentemente, a se manter no mercado.

Como as tendências em TI influenciam o seu negócio?

Cedo ou tarde, essas tendências em TI deixam de ser tendências e se tornam cotidiano. Por isso, é importante que a sua empresa se atualize e coloque em uso tecnologias que facilitem processos, que diminuam os riscos do negócio, que garantam mais qualidade a produtos e serviços e, sobretudo, que melhorem a experiência do usuário e do cliente. Afinal, correr atrás depois que as tecnologias já são indispensáveis pode ser tarde demais.

Por falar em tecnologias que diminuam os riscos do negócio, você sabe o que é teste de software? Leia este artigo e saiba como garantir a qualidade de software na sua empresa.

O que é teste de software: tipos, técnicas e estratégias

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso