Conheça a importância da acessibilidade digital nos dias atuais para a sua empresa

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Você sabe o que significa acessibilidade digital? Esse termo se refere ao acesso e inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes virtuais, promovendo um espaço de equidade. No post de hoje, vamos lhe mostrar a importância dessa prática na atualidade e os motivos para a sua empresa investir em estratégias nesse meio.

O que é acessibilidade digital

A acessibilidade digital tem como principal objetivo facilitar e otimizar o acesso de pessoas com deficiência aos ambientes virtuais, eliminando as barreiras encontradas na web. Por meio dessa prática, é possível utilizar, participar e interagir com autonomia em sites e serviços disponíveis na internet.

Dessa forma, promover a acessibilidade digital é, consequentemente, garantir as condições favoráveis para que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam participar do processo de forma justa.

Com o avanço da internet, que tem tornado essa ferramenta cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, criar ambientes acessíveis para pessoas com deficiência se tornou essencial. Apenas assim elas podem estudar, trabalhar e aproveitar os entretenimentos oferecidos por meio desse recurso tão amplo.

Qual a importância dessa prática

As possibilidades de ação na internet têm crescido cada vez mais. Hoje em dia já é possível realizar cursos profissionalizantes, estudar, procurar vagas, solicitar serviços, fazer compras, denunciar problemas e transmitir conhecimentos sobre um determinado tema. Tudo isso com a praticidade do meio virtual.

Porém, para que essas oportunidades sejam justas para todos, é muito importante que as marcas busquem promover a acessibilidade. Assim, todos podem desfrutar dos benefícios oferecidos pela tecnologia, garantindo conhecimento e cultura para mais pessoas.

Em 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, que afirma que todas as páginas da web mantidas por organizações que possuem representação no país precisam ser acessíveis para pessoas com deficiência.

Apesar disso, no Brasil ainda existem poucos sites que levam em consideração a acessibilidade das pessoas com deficiência. Por isso, empresas que pensam na inclusão e criam recursos para facilitar a usabilidade do usuário apresentam diversas vantagens no mercado.

Além de possibilitar que pessoas com deficiência se identifiquem e interajam com a marca, ao investir na implementação desses mecanismos, a organização também está gerando maior engajamento.

Com o avanço das tecnologias, os celulares e computadores oferecem hoje diversas ferramentas de acessibilidade. Mas, para que possam ser utilizadas corretamente, os sites precisam investir em elementos básicos.

Como tornar uma página mais acessível

Buscando romper as barreiras enfrentadas por esses usuários, existem algumas medidas que as empresas podem adotar ao produzir conteúdos digitais. Além de utilizar códigos simples na criação do site, é preciso também se atentar a hierarquia das informações, possibilitando a escalabilidade.

No que diz respeito às publicações, é sempre importante legendar os vídeos, a fim de facilitar a compreensão de pessoas que apresentam deficiência auditiva. Outra sugestão é converter os textos em áudio para incluir também pessoas com deficiência visual, melhorando a experiência de navegação.

No caso da utilização de conteúdos não textuais, é preciso também inserir a descrição da imagem, destacando o formato, os personagens, a paisagem, o contexto e a ação realizada. Nesse sentido, conteúdos apresentados em vídeo também precisam conter audiodescrição, possibilitando a compreensão da mensagem sem prejuízos.

Uma dica interessante para as empresas que recém estão começando a empregar recursos de acessibilidade é dialogar com pessoas com deficiência. Dessa forma, é possível entender as necessidades dos usuários e como está sendo a experiência deles com o site da marca.

Vantagens para a marca

Conforme destacado anteriormente, a busca por maior inclusão não beneficia somente as pessoas com deficiência, mas também a própria marca, que está criando uma imagem positiva no mercado.

Confira abaixo alguns dos benefícios:

– Amplia a atuação: ao promover melhor navegabilidade para pessoas com deficiência, o site gera engajamento com um número maior de usuários, captando novos clientes e intensificando as vendas;

– Cria experiências positivas com a marca: ao estruturar o site pensando também na acessibilidade, a empresa conquista clientes que se identificam com a marca e seus objetivos;

– Estabelece uma imagem favorável no mercado: investir na acessibilidade é uma forma de destacar a sua empresa no mercado, mostrando que a marca se compromete com essa causa;

– Facilita a usabilidade: outro benefício é a otimização da experiência do usuário, uma vez que a acessibilidade facilita a utilização de serviços do site. Novamente, para que isso ocorra é importante criar elementos organizados, seguindo sempre uma hierarquia de importância. Assim, o usuário localiza as informações de forma mais rápida e permanece na página por mais tempo;

– Otimização SEO: por fim, com a utilização desses recursos, as chances de o site ser encontrado são muito maiores, atraindo mais tráfego e melhorando o ranqueamento nos mecanismos de busca. Isso porque as interfaces mais simples diminuem a rejeição do site, uma vez que os usuários encontram as informações que precisam rapidamente.

Acessibilidade digital na atualidade

A acessibilidade digital sempre foi um passo importante para possibilitar que pessoas com deficiência se inserissem nos ambientes virtuais de forma autônoma e sem empecilhos. Porém, com o surgimento da pandemia, a pauta passou a ser considerada urgente, uma vez que a maioria das atividades migrou para o meio digital.

Em um cenário marcado pelo home office e pelas atividades online, essas dificuldades se apresentam de forma cada vez mais marcantes e intensas. Nesse sentido, é imprescindível que as empresas apostem na produção e divulgação de conteúdos acessíveis, que garantam a inclusão nesse novo modelo de relacionamento com o mundo.

As interações no trabalho, nos ambientes acadêmicos e nos espaços de lazer passam a necessitar agora do meio digital para sua realização. Por isso, muitas vezes, pessoas que já enfrentavam dificuldades são impedidas de participar de atividades rotineiras, pois não encontram uma forma de se inserirem nesse contexto.

Dessa forma, as empresas precisam reinventar suas estratégias, repensando possibilidades de tornar a experiência para as pessoas com deficiência mais simples e positiva. Afinal, todos devem ter acesso ao conhecimento e informação e, em um cenário cada vez mais virtual, é importante garantir que os usuários tenham experiências favoráveis e façam parte desse processo.

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