7 desafios enfrentados pelos Gestores de Projetos Digitais

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Na maioria das organizações, dentre os papéis incumbidos aos gestores de projetos estão liderar pessoas, gerir recursos financeiros, gerenciar a comunicação e garantir o cumprimento do escopo quanto à qualidade, custo e prazo. E em projetos digitais, esse cenário é diferente? Com certeza, não.

Projetos digitais também exigem liderança, esforço da equipe, busca pela eficiência na utilização dos recursos de tempo e custos, além da qualidade do produto final.

Nesse contexto, gerentes enfrentam alguns desafios para alcançar o sucesso nos projetos digitais, especialmente no desenvolvimento de softwares, sistemas e outras aplicações. E nós elencamos aqui 7 deles. Quer saber quais são? Então, continue a leitura.

 

Quais são os principais desafios enfrentados por gestores de projetos digitais?

 

1. Mudanças imprevistas de escopo

Em se tratando de projetos digitais, é comum que mudanças sejam feitas constantemente e as variações de escopo são uma realidade. Essas alterações geralmente são necessárias devido à falta de informações sobre o que o cliente deseja no momento da análise de requisitos.

Então, com as informações necessárias ao início do projeto não são passadas no momento certo, o gestor de projetos digitais acaba tendo que lidar com as constantes alterações conforme o projeto é desenvolvido, ajustando o produto às expectativas do cliente.

Esse ambiente volátil faz com que cada vez mais empresas adotem metodologias ágeis, tanto para o planejamento quanto para o desenvolvimento dos produtos, como Scrum, Extreme Programming (XP), entre outras. Então, se você é um gestor de projetos digitais e enfrenta esse desafio, adotar uma metodologia como essas pode ser um caminho.

Mas é importante destacar que o ideal seria que as informações básicas para o projeto fossem discutidas durante a análise de requisitos. É claro que modificações podem surgir depois dessa etapa, mas serão em menos volume, evitando retrabalhos, custos desnecessários até mesmo atraso na entrega.

2. Administração do budget

Sem dúvidas, o orçamento restrito está entre os principais desafios enfrentados pelos gestores de projetos digitais. Afinal, planejar e produzir um bom software envolve investimentos que nem sempre estão disponíveis na empresa.

Muitas vezes, o budget destinado para o projeto não é suficiente para que o gestor de projetos digitais faça tudo aquilo que deseja em relação à garantia da qualidade. Então, como encarar o desafio de controlar o orçamento sem impactar a qualidade do produto final? A saída pode estar em contar com um serviço ágil e eficaz de QA.

Mas deixar de realizar testes de QA é algo que definitivamente não pode acontecer. É fundamental que os produtos de software sejam testados, especialmente se os testes forem realizados por pessoas diferentes daquelas que os desenvolveram. Isso porque é comum que bugs ocorram, já que os programadores não os detectam em seu próprio código. Então, é essencial contar com um serviço de QA para identificá-los em seus projetos digitais.

3. Gestão de pessoas

Liderar pessoas é uma capacidade imprescindível para o gerente de projetos digitais para que ele possa, dentre outras responsabilidades, solucionar impedimentos, resolver conflitos, comunicar-se de forma satisfatória, motivar e ter uma boa liderança da sua equipe.

Assim sendo, uma equipe que “veste a camisa” e trabalhe de forma eficiente para alcançar o sucesso dos projetos pode ser um grande diferencial. Para isso, é importante investir constantemente em treinamentos que elevem a motivação dos colaboradores. No dia a dia, é fundamental que eles sejam envolvidos nas decisões e sintam que suas sugestões são ouvidas. Isso com certeza tornará a gestão de pessoas mais fácil.

Também é importante investir em um programa de reconhecimento da equipe de desenvolvimento de software. De alguma forma, demonstre satisfação quando sua equipe compartilhar lições, reutilizar componentes e quando houver cooperação, participação na otimização dos processos, entre outros comportamentos positivos.

4. Satisfação dos clientes

A satisfação dos clientes é muitas vezes um dos principais aspectos que indicam se um projeto teve sucesso em uma organização. Por isso, ter boa comunicação e saber lidar com os clientes é uma habilidade essencial para o gerente de projetos digitais.

Além disso, é preciso ter habilidade para negociar e solucionar problemas durante todas as fases do projeto, garantindo a satisfação desde a concepção até a entrega final.

5. Gerenciamento de equipes remotas

É cada vez mais comum ter integrantes das equipes de projetos digitais alocados em diferentes localidades. Aqui um dos maiores desafios é diminuir falhas de comunicação entre os envolvidos.

Atualmente, existem diversas ferramentas que apoiam o desenvolvimento de sistemas em times distribuídos. Portanto, adote uma solução como essa, que atenda às necessidades do seu time, apresentando as envolvidos a importância de usá-la para garantir uma comunicação clara. 

6. Controle de múltiplos projetos

Muitas vezes, é exigido do gerente de projetos digitais que saiba lidar e controlar um portfólio de projetos diferente paralelamente. Mas como é possível gerenciar diversos projetos sem correr o risco de que eles fiquem estagnados, com equipes desmotivadas e sem sofrer com o estresse acumulado?

Não há dúvidas de que essa é uma tarefa desafiadora. Por isso, é preciso organizar as atividades, definir prioridades, manter um ambiente de trabalho favorável, delegar as tarefas mais simples a profissionais da equipe, além de contar com um sistema de gestão que facilite a análise e aumente a qualidade dos processos.

Temos um artigo com dicas para manter a qualidade ao fazer gestão de projetos simultâneos que pode te ajudar ainda mais.

7. Gestão da qualidade

A percepção de qualidade em projetos digitais está diretamente ligada ao atendimento dos requisitos estabelecidos. De nada adianta todos os esforços empregados se ocorrerem muitos erros em produção e o cliente entender que o que foi entregue não está de acordo com o que ele esperava.

Por isso, entender as expectativas das partes envolvidas e realizar um planejamento relevante em relação à qualidade do produto final é de extrema importância. Esse é um fator essencial para o desenvolvimento de software, uma vez que análises realizadas incorretamente podem provocar resultados insatisfatórios. Mas, para ser realizada corretamente, clientes e desenvolvedores precisam se entender.

Pode acontecer de o cliente não conseguir explicar o que quer ou até mesmo não saber o que deseja. Então, diante dessa situação, o gerente de projetos digitais e sua equipe de desenvolvedores de software devem procurar entender as expectativas do cliente, mantendo contato frequente.

É importante ter em mente que, para planejar e executar um projeto digital de maneira correta, não basta uma conversa breve com o cliente. É necessário ir a fundo para realmente compreender o que ele almeja.

Nesse sentido, para garantir que o produto gerado no projeto atenda aos objetivos definidos, é preciso focar no processo de controle da qualidade, que é composto por várias técnicas com essa finalidade.

Há também técnicas para diminuir as reclamações na entrega de projetos, que é bom estarem no repertório de qualquer gestor de projetos digitais.

E, você, já enfrentou alguns desses obstáculos? Sabemos que eles são muitos e não se limitam aos citados.

Por isso, se você é um gestor de projetos digitais e precisa de ajuda principalmente no que se refere a controle de qualidade, temos uma recomendação para você. Leia o e-book “Aprenda como realizar o Controle da Qualidade e monitorar Indicadores de Gestão no Desenvolvimento de Software”. Um conteúdo completo para você garantir a qualidade no seu projeto. 

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