28 Novembro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
28 Novembro, 2019 |
Por: Cristiano Baumgartner
Um resultado de qualidade realmente está nos detalhes. Às vezes, um problema aparentemente simples, como uma pequena falha em uma aplicação de software, pode prejudicar enormemente a sua empresa. Afinal, os usuários estão cada vez mais exigentes e não deixam mais nada passar despercebido. É por isso que o QA em TI é tão importante.
A sigla se refere a Quality Assurance, que nada mais é do que um conjunto de testes que avaliam todo o processo para garantir a qualidade final do produto. O QA em TI é responsável por evitar inúmeros problemas para o seu negócio, como:
Na Testing Company, empresa que atua com processos de QA em TI, é seguida uma metodologia com fases definidas que garantem a qualidade do processo em projetos de desenvolvimento de software. Neste artigo, apresentamos quais são essas fases e como elas são aplicadas em conjunto com os clientes.
Na primeira fase da metodologia, a Testing Company avalia as necessidades do cliente em relação ao seu projeto de desenvolvimento de software. São realizadas reuniões para entender o escopo e identificar as necessidades do negócio.
Em seguida, os documentos disponibilizados pelo cliente são analisados. Por exemplo: especificações funcionais, casos de uso, product backlog, plano de projeto, entre outros. O objetivo dessa etapa é identificar os cenários mais críticos ou estratégicos, além dos itens de maior valor agregado para o cliente em relação à gestão e ao controle da qualidade.
Tendo as informações da avaliação técnica da fase anterior, é possível então desenvolver o plano estratégico de condução das atividades de QA em TI. Esse plano é composto por:
De acordo com a estratégia definida com base nos objetivos a serem alcançados, o planejamento estratégico pode considerar planos de teste, casos de teste e roteiros, por exemplo.
Nessa fase, a equipe da Testing Company enfim inicia a jornada em busca da qualidade. É a etapa em que as atividades planejadas são finalmente executadas, gerando as evidências de validação. É também nesse momento que são identificadas as não conformidades do produto que está em avaliação.
Todas as atividades são controladas por um sistema de gestão da qualidade, em que o gerenciamento dos testes e defeitos é realizado para detectar o maior número de falhas e o mais cedo possível. Para que isso seja possível, a empresa trabalha com técnicas e ferramentas que proporcionam agilidade, segurança e produtividade no planejamento e na execução do QA em TI.
A equipe da Testing Company, que é composta por profissionais qualificados e com forte atuação em garantia e controle da qualidade, está sempre pronta para acompanhar as atividades de QA em TI, esclarecer dúvidas e dar suporte ao cliente.
São realizadas reuniões de acompanhamento periodicamente e o status report do projeto é enviado semanalmente ou de acordo com a frequência desejada. Afinal, na Testing Company, todas as atividades são executadas em conjunto com os profissionais envolvidos. Assim, o sucesso dos projetos se torna mérito de todos.
Agora chegamos a fase dos resultados. Na metodologia da Testing Company, os resultados gerados pelo QA em TI podem ser acompanhados em tempo real, garantindo que o cliente receba exatamente o que foi contratado. Ou seja, as entregas devem atender integralmente aos requisitos de qualidade estipulados.
Uma das formas de verificar esses resultados é através de relatórios gerenciais que apresentam os indicadores de qualidade. Eles servem para definir se o software, sistema ou aplicativo está com a confiabilidade adequada para ser implantado em produção, aumentando a confiança dos envolvidos para a tomada de decisão.
Em todos os nossos projetos, buscamos maximizar o retorno de investimento para os nossos clientes. Temos como objetivo melhorar a qualidade das entregas, proporcionar segurança e garantir confiabilidade dos produtos e processos que suportam as operações de negócio das empresas. Tudo isso de forma online ou presencial, de acordo com as necessidades e as características de cada projeto.
Isso fica evidente nos resultados que alcançamos junto aos nossos clientes. Veja esses exemplos.
Este cliente procurou a Testing Company para garantir a conformidade das funcionalidades e das regras de negócio durante a validação de um sistema ERP.
Então, fizemos um diagnóstico de confiabilidade dos módulos críticos do sistema, proporcionando a liberação de versões mais estáveis. Elaboramos também manuais de usuário, consultorias e treinamentos para otimizar os resultados quanto à sua utilização de acordo com as operações de negócio.
Entre os resultados, conseguimos validar as regras referentes às áreas de negócio suportadas pelo sistema, apoiamos a sustentação das rotinas de operação da empresa cliente, os usuários tiveram maior entendimento quanto à utilização do sistema e diminuímos a quantidade de chamados para correções.
Este cliente chegou à Testing Company buscando aferir a performance de um mobile commerce para garantir a segurança e a estabilidade do novo canal de vendas junto aos clientes dele.
Fizemos uma avaliação da qualidade do sistema para atender às necessidades e às expectativas do projeto, além de prevenir a ocorrência de falhas críticas que poderiam inviabilizar o processo de compras e a experiência do usuário.
Como resultados, conseguimos a aderência do sistema em relação aos requisitos do projeto, sugestões de melhorias para otimizar o desempenho e potencializar o relacionamento com os clientes, informações relevantes e confiáveis acerca da qualidade da aplicação, maior segurança na implantação do mobile commerce e rapidez no atendimento, na atualização e no acompanhamento das evidências relatadas pelos usuários em tempo real.
Este cliente procurou a Testing Company para otimizar os canais de vendas da empresa cliente (lojas físicas e virtuais) com uma avaliação da integração de sistemas.
Então, fizemos uma auditoria da qualidade dos principais módulos que compõem o sistema de PDV com o intuito de garantir a estabilidade da aplicação quanto à integração junto aos canais de venda.
Conseguimos aumentar a confiabilidade das operações comerciais, realizar auditoria das regras de negócio dos sistemas, identificar pontos de melhoria nos processos, validar as integrações entre os módulos e homologar as funcionalidades dos sistemas, gerando maior aderência ao modelo de negócio.
Confira outros cases e descubra como podemos auxiliar os resultados da sua empresa também. E para saber mais sobre a Testing Company, deixe suas informações para que nossos especialistas entrem em contato. Se tiver interesse no QualiGo, solicite aqui uma demonstração gratuita.
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