QA em TI: exemplos de entregas confiáveis em softwares

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Um resultado de qualidade realmente está nos detalhes. Às vezes, um problema aparentemente simples, como uma pequena falha em uma aplicação de software, pode prejudicar enormemente a sua empresa. Afinal, os usuários estão cada vez mais exigentes e não deixam mais nada passar despercebido. É por isso que o QA em TI é tão importante.

A sigla se refere a Quality Assurance, que nada mais é do que um conjunto de testes que avaliam todo o processo para garantir a qualidade final do produto. O QA em TI é responsável por evitar inúmeros problemas para o seu negócio, como:

  • Retrabalho e atraso nas entregas;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Prejuízos financeiros;
  • Perda de participação no mercado;
  • Impactos negativos para a imagem da empresa.

Na Testing Company, empresa que atua com processos de QA em TI, é seguida uma metodologia com fases definidas que garantem a qualidade do processo em projetos de desenvolvimento de software. Neste artigo, apresentamos quais são essas fases e como elas são aplicadas em conjunto com os clientes.

 

Metodologia de aplicação de QA em TI na Testing Company

 

Fase 1: projeto do cliente

Na primeira fase da metodologia, a Testing Company avalia as necessidades do cliente em relação ao seu projeto de desenvolvimento de software. São realizadas reuniões para entender o escopo e identificar as necessidades do negócio.

Em seguida, os documentos disponibilizados pelo cliente são analisados. Por exemplo: especificações funcionais, casos de uso, product backlog, plano de projeto, entre outros. O objetivo dessa etapa é identificar os cenários mais críticos ou estratégicos, além dos itens de maior valor agregado para o cliente em relação à gestão e ao controle da qualidade.

 

Fase 2: análise e planejamento

Tendo as informações da avaliação técnica da fase anterior, é possível então desenvolver o plano estratégico de condução das atividades de QA em TI. Esse plano é composto por: 

  • Escopo do projeto de teste;
  • Requisitos de negócio a serem avaliados;
  • Recursos necessários;
  • Ambiente tecnológico;
  • Cronograma.

De acordo com a estratégia definida com base nos objetivos a serem alcançados, o planejamento estratégico pode considerar planos de teste, casos de teste e roteiros, por exemplo.

 

Fase 3: auditoria da qualidade

Nessa fase, a equipe da Testing Company enfim inicia a jornada em busca da qualidade. É a etapa em que as atividades planejadas são finalmente executadas, gerando as evidências de validação. É também nesse momento que são identificadas as não conformidades do produto que está em avaliação.

Todas as atividades são controladas por um sistema de gestão da qualidade, em que o gerenciamento dos testes e defeitos é realizado para detectar o maior número de falhas e o mais cedo possível. Para que isso seja possível, a empresa trabalha com técnicas e ferramentas que proporcionam agilidade, segurança e produtividade no planejamento e na execução do QA em TI.

 

Fase 4: acompanhamento e suporte

A equipe da Testing Company, que é composta por profissionais qualificados e com forte atuação em garantia e controle da qualidade, está sempre pronta para acompanhar as atividades de QA em TI, esclarecer dúvidas e dar suporte ao cliente.

São realizadas reuniões de acompanhamento periodicamente e o status report do projeto é enviado semanalmente ou de acordo com a frequência desejada. Afinal, na Testing Company, todas as atividades são executadas em conjunto com os profissionais envolvidos. Assim, o sucesso dos projetos se torna mérito de todos.

 

Fase 5: resultados

Agora chegamos a fase dos resultados. Na metodologia da Testing Company, os resultados gerados pelo QA em TI podem ser acompanhados em tempo real, garantindo que o cliente receba exatamente o que foi contratado. Ou seja, as entregas devem atender integralmente aos requisitos de qualidade estipulados.

Uma das formas de verificar esses resultados é através de relatórios gerenciais que apresentam os indicadores de qualidade. Eles servem para definir se o software, sistema ou aplicativo está com a confiabilidade adequada para ser implantado em produção, aumentando a confiança dos envolvidos para a tomada de decisão.

Agora que você conhece a metodologia de trabalho da Testing Company para QA em TI, deve estar querendo exemplos práticos de entregas confiáveis em softwares, certo?

Em todos os nossos projetos, buscamos maximizar o retorno de investimento para os nossos clientes. Temos como objetivo melhorar a qualidade das entregas, proporcionar segurança e garantir confiabilidade dos produtos e processos que suportam as operações de negócio das empresas. Tudo isso de forma online ou presencial, de acordo com as necessidades e as características de cada projeto.

Isso fica evidente nos resultados que alcançamos junto aos nossos clientes. Veja esses exemplos.

 

Cliente de desenvolvimento de sistema ERP

Este cliente procurou a Testing Company para garantir a conformidade das funcionalidades e das regras de negócio durante a validação de um sistema ERP.

Então, fizemos um diagnóstico de confiabilidade dos módulos críticos do sistema, proporcionando a liberação de versões mais estáveis. Elaboramos também manuais de usuário, consultorias e treinamentos para otimizar os resultados quanto à sua utilização de acordo com as operações de negócio.

Entre os resultados, conseguimos validar as regras referentes às áreas de negócio suportadas pelo sistema, apoiamos a sustentação das rotinas de operação da empresa cliente, os usuários tiveram maior entendimento quanto à utilização do sistema e diminuímos a quantidade de chamados para correções.

 

Cliente de desenvolvimento de mobile commerce

Este cliente chegou à Testing Company buscando aferir a performance de um mobile commerce para garantir a segurança e a estabilidade do novo canal de vendas junto aos clientes dele.

Fizemos uma avaliação da qualidade do sistema para atender às necessidades e às expectativas do projeto, além de prevenir a ocorrência de falhas críticas que poderiam inviabilizar o processo de compras e a experiência do usuário.

Como resultados, conseguimos a aderência do sistema em relação aos requisitos do projeto, sugestões de melhorias para otimizar o desempenho e potencializar o relacionamento com os clientes, informações relevantes e confiáveis acerca da qualidade da aplicação, maior segurança na implantação do mobile commerce e rapidez no atendimento, na atualização e no acompanhamento das evidências relatadas pelos usuários em tempo real.

 

Cliente de desenvolvimento de sistema de ponto de venda

Este cliente procurou a Testing Company para otimizar os canais de vendas da empresa cliente (lojas físicas e virtuais) com uma avaliação da integração de sistemas.

Então, fizemos uma auditoria da qualidade dos principais módulos que compõem o sistema de PDV com o intuito de garantir a estabilidade da aplicação quanto à integração junto aos canais de venda.

Conseguimos aumentar a confiabilidade das operações comerciais, realizar auditoria das regras de negócio dos sistemas, identificar pontos de melhoria nos processos, validar as integrações entre os módulos e homologar as funcionalidades dos sistemas, gerando maior aderência ao modelo de negócio.

 

Confira outros cases e descubra como podemos auxiliar os resultados da sua empresa também. E para saber mais sobre a Testing Company, deixe suas informações para que nossos especialistas entrem em contato. Se tiver interesse no QualiGo, solicite aqui uma demonstração gratuita.

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