17 Outubro, 2023 |
Por: Jonathan Klauck
17 Outubro, 2023 |
Por: Jonathan Klauck
Antes de falar sobre qualidade temos que rever um pouco os conceitos de indicadores. Os indicadores são elementos ou medidas quantitativas que fornecem informações relevantes e mensuráveis sobre um determinado fenômeno, processo, ou sistema. Eles são utilizados para avaliar, medir, monitorar e comunicar o desempenho, o progresso ou a qualidade de algo. Os indicadores desempenham um papel fundamental em diversas áreas, incluindo negócios, saúde, educação, meio ambiente, mas também na qualidade de Software.
Sabemos que a qualidade de software por muito tempo foi algo visto como um custo para as empresas, principalmente devido à falta de conscientização sobre os benefícios tangíveis que a qualidade poderia trazer. No entanto, um dos pontos que auxiliaram nessa mudança de mentalidade foi a introdução e adoção de indicadores de qualidade de software. Esses indicadores fornecem uma visão clara e objetiva do estado e processo de desenvolvimento de software, permitindo às empresas entender a relação direta entre qualidade e resultados positivos, como a economia de recursos, a satisfação do cliente e a reputação da marca.
Alguns dos motivos pelos quais os indicadores mudaram essa percepção são:
Objetividade na medição: Através dos indicadores podemos medir de forma clara e quantitativa o quanto um produto digital alcança em nível de qualidade. Isso permite às equipes de QA, tangibilizar suas ações ao aplicar técnicas e estratégias de testes e demonstrar que essas ações geram resultado de maneira objetiva e clara.
Identificação de gargalos: Um processo envolve diversas variáveis, tanto para seu sucesso quanto para o seu fracasso. A medição e os indicadores auxiliam em isolar problemas e identificar de maneira mais rápida e objetiva o gargalo do processo de QA, com o objetivo de corrigir estes problemas o mais rápido possível.
Monitoramento contínuo: Os indicadores de qualidade permitem o monitoramento contínuo do software, garantindo que a qualidade seja mantida ao longo do tempo, mesmo após a implantação. Isso é crucial para a satisfação do cliente e para evitar custos associados a problemas pós-lançamento.
Tomada de decisões baseadas em dados: Com base em indicadores, tanto profissionais técnicos quanto a gestão das empresas podem tomar decisões informadas sobre como alocar recursos, definir prioridades e planejar estratégias e remodelar processos. Isso ajuda a otimizar os investimentos em tempo e reduzir os custos associados a falhas.
Os indicadores de qualidade desempenham um papel fundamental na mudança de percepção da qualidade de software como um custo para ser vista como um investimento estratégico.
Mas a grande dúvida que surge é: Como posso começar a extrair indicadores que auxiliam na melhoria do seu software?
Para alcançar esse objetivo, vamos usar o modelo Testing company de monitoramento de métricas e dividir esses indicadores em três segmentos distintos: Produto, Processo e Negócio, para entender como cada um contribui para a qualidade geral do software.
Os indicadores de qualidade de produto se concentram na avaliação do próprio software que está sendo desenvolvido. Isso inclui a identificação de defeitos, a conformidade com requisitos, a usabilidade e o desempenho do software.
O segmento de indicadores de processo se concentra em avaliar a produtividade e eficácia da equipe de qualidade durante o processo de desenvolvimento e teste de software. Eles auxiliam na identificação de áreas de melhoria e na otimização das práticas de teste.
Além dos aspectos técnicos, a qualidade de software também tem implicações financeiras. Os indicadores de negócio medem o retorno financeiro do investimento em qualidade, auxiliando as empresas a tomar decisões e justificando aportes financeiros.
Uma vez segmentado podemos apresentar 11 métricas que podem auxiliar a sua equipe de qualidade a monitorar e tomar melhores decisões técnicas e de gestão.
Cobertura de testes: Após a estruturação do plano de testes, avaliar a quantidade de módulos do sistema que estão cobertos por ele. É possível verificar o quanto está coberto a nível de testes manuais ou testes automatizados. O Objetivo desta métrica é avaliar o quanto o sistema está coberto caso a bateria de testes seja executada integralmente.
Taxa de aprovação de testes: Ao realizar a execução integral de um plano de testes é necessário avaliar a quantidade de testes que foram realizados com sucesso. Essa métrica tem por objetivo avaliar a estabilidade do sistema quanto a sua cobertura, explorar áreas do sistemas mais estáveis aos quais causam menos preocupação e sejam menos priorizadas.
Densidade de defeitos: Ao finalizar uma bateria de testes e identificar defeitos é necessário segregá-los em áreas/módulos/setores do sistema. Isso ajuda a explorar o quão eficaz estão os requisitos, ou o desenvolvimento do software, quais são as áreas do sistema que identificam mais problemas, e quais devem ser priorizadas em futuros testes.
Estabilidade da execução de testes: É necessário identificar e avaliar quantas vezes um cenário de testes reprova por conta de defeitos no sistema. Isso gera um insight de quais módulos do sistema são mais suscetíveis a falha no desenvolvimento de uma nova feature.
Taxa de Abertura de Defeitos: Esse indicador avalia a quantidade de defeitos identificados em fases diferentes do desenvolvimento do software, por exemplo, requisitos, testes ou produção. O objetivo desta métrica é avaliar se muitos defeitos escapam das etapas iniciais e focar em melhoria do plano de testes para mitigar os problemas que vão ao cliente. Além de identificar no processo qual é o gargalo de qualidade.
Casos de teste automatizados: Essa métrica tem por objetivo entender onde as equipes estão priorizando a automação, quais áreas ainda podem exigir validações manuais e metrificar o progresso do desenvolvimento de tarefas de automação, uma vez que auxilia a identificar quais módulos podem ser priorizados no momento da automação.
Eficácia na execução dos planos de testes: Entender quantos defeitos abertos não são de fato problemas e sim erro no entendimento dos analistas de testes ajuda a identificar o quão maduro e experiente são os profissionais de QA que estão alocados no projeto. O objetivo central é explorar gaps técnicos e aprimorar a equipe de QA.
Tempo médio de execução de cenário de teste: É necessário avaliar o tempo de execução de um cenário ou uma bateria de testes, pois com isso é possível tomar a decisão de automatizar cenários de testes ou até mesmo validar o quanto a equipe “perde” de tempo, criando massa de dados para testar um cenário ou até mesmo quanto tempo o software pode ser liberado após a conclusão do desenvolvimento.
Taxa de satisfação do cliente: Mede a satisfação dos clientes em relação ao software. O objetivo desta métrica é entender se o cliente final está satisfeito com cada versão nova do sistema que é liberada. Com uma base histórica é possível entender o quão satisfeito o cliente fica com o passar do tempo e a escalabilidade do projeto.
Redução de custos de suporte: Avalia a economia de custos resultante da redução de chamadas de suporte e manutenção. Uma vez que o número de defeitos diminui o número de chamados a equipe de suporte despenca. Essa métrica avalia o gasto reduzido com suporte por influência da qualidade aplicada ao ciclo de desenvolvimento.
Tempo de colocação no mercado: Mede a rapidez com que o software é lançado no mercado devido a aplicação de práticas de qualidade. Por exemplo, quando existe a aplicação de testes automatizados a redução de tempo de testagem de cenários regressivos é reduzido drasticamente. Isto pode ser visto como um ganho gigantesco para empresa, reduzindo custos e mantendo o produto competitivo no mercado.
Estas são apenas algumas das métricas que a Testing Company utiliza em seus clientes. Porém esses indicadores não são algo fixo, eles vão depender do contexto de cada empresa e suas necessidades. Um ponto interessante é que esses indicadores podem ser cruzados para obter outras informações e gerar insights cada vez mais valiosos para empresa.
Agora que você sabe um pouco mais sobre indicadores de qualidade pode aplicá-los em sua empresa, mas caso tenha alguma dúvida não exite em contatar um de nossos consultores.
Marcus Vinicius
Gostaria de saber quais valores seriam ideiais para ter como referencia, principalmente para o indicador de taxa de abertura de defeitos e o indicador de eficácia na execução dos planos de testes?
Responder