Conheça 7 bons motivos para realizar testes em seus projetos de software

Imagem de capa do post Conheça 7 bons motivos para realizar testes em seus projetos de software

Na atualidade, a qualidade de software é um fator cada vez mais preponderante para a competitividade das organizações desenvolvedoras. Logo, a atividade de teste tem um papel essencial para auxiliar tais empresas a controlarem e garantirem a qualidade dos seus produtos.

Teste de Software é um método da área de Controle da Qualidade voltado para garantir que os produtos desenvolvidos possuam a menor quantidade de defeitos possível e atendam aos requisitos planejados.

Dado este contexto, neste post, iremos abordar sete motivos para realizar teste de software em seus sistemas. Vamos lá?

1 - Identificar defeitos

Um dos sete princípios da área de teste de software diz que “teste mostra a presença de defeitos”. Portanto, um dos principais objetivos e dos mais importantes na atividade de testes é encontrar defeitos no processo de construção de software.

De acordo com Glenford Myers, teste de software deve ser continuamente aplicado para revelar falhas e prover melhorias nos sistemas desenvolvidos. O teste é, deste modo, uma atividade essencial no processo de desenvolvimento e de extrema importância para agregar qualidade através da identificação e prevenção de defeitos.

2 - Entregar um produto confiável

A entrega de software em produção que não atinge o nível de qualidade esperado pelos usuários finais ainda é uma situação preocupante em algumas empresas desenvolvedoras. Nesse sentido, sistemas que apresentam falhas após a sua publicação não terão uma boa aceitação pelo público-alvo.

Logo, teste de software é extremamente importante uma vez que, se houver algum bug ou erro, este pode ser identificado antecipadamente e corrigido antes de ser disponibilizado no ambiente operacional.

3 - Controlar a qualidade

O processo de controle da qualidade de software fornece segurança e confiabilidade para que as empresas possam ter uma visibilidade clara acerca do nível de qualidade dos produtos que constroem. Teste de software é uma atividade que faz parte do controle da qualidade, sendo primordial para que as metas de qualidade do projeto sejam atendidas.

4 - Validar requisitos

Teste auxilia na certificação de que os requisitos de software especificados estão sendo construídos apropriadamente. Em outras palavras, testar valida se uma aplicação faz o que se espera e não faz o que não deve fazer. Inclusive, existe uma técnica específica de teste baseada em requisitos, em que estes artefatos que representam os comportamentos e funções esperados para o sistema são utilizados como base para o planejamento e execução de testes.

5 - Gerar satisfação aos usuários

O contentamento com determinado produto está diretamente relacionado com a baixa quantidade de defeitos apresentados e clientes estão cada vez mais exigentes e menos tolerantes a falhas. Então, produtos de software devidamente testados garantem confiabilidade, segurança e desempenho satisfatório.

Dessa maneira, a satisfação com o sistema é alcançada quando as necessidades dos clientes são supridas e o produto se comporta como é esperado, intuito esse que se atinge, como já mencionado, através de procedimentos de testes.

6 - Apoiar a tomada de decisão

Por vezes se faz necessário o envolvimento de boa parte da equipe do projeto para se entregar um software em produção. A aplicação de testes sistemáticos, neste caso, gera confiança ao grupo para a tomada de decisão, em razão de que esse tipo de deliberação ocorre com base em indicadores de qualidade, os quais podem ser obtidos através de testes.

7 - Reduzir custos

Os custos associados a correção das falhas de software são razões mais que suficientes para manter uma atividade de teste cuidadosa, bem planejada e preventiva, pois erros detectados tardiamente no processo de desenvolvimento causam elevação nos gastos de construção, suporte e manutenção de sistemas, além é claro de gerar retrabalho. Além disso, com a gestão dos testes, os custos de projeto ou fabricação do produto tendem a diminuir porque os defeitos são resolvidos cada vez mais cedo.

Como foi visto ao longo desse post, os defeitos gerados ao longo do processo de desenvolvimento afetam diretamente a qualidade dos produtos e causam diversos prejuízos às empresas, principalmente quando são encontrados pelos usuários finais das aplicações. Sendo assim, fazer uso de técnicas para identificá-los ajuda a evitar tais problemas e manter a sua qualidade e confiabilidade, sendo que o ideal é que sejam detectados o máximo de erros com mínimo de esforço possível, através de um processo de testes bem estabelecido.

Então, percebeu como existem vários bons motivos para realizar teste de software? Sabemos que eles são muitos e não se limitam aos citados.

Aqui na Testing Company temos vários cases de sucesso em que ajudamos nossos clientes a alcançar sucesso em seus projetos através do planejamento e execução de testes. Nestes trabalhos, buscamos garantir a entrega de softwares, sistemas e aplicativos melhores e adequados aos seus objetivos de negócio e público-alvo.

Para conhecer mais sobre nosso trabalho, acompanhe nosso site e também nas redes sociais.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso