28 Fevereiro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
28 Fevereiro, 2020 |
Por: Cristiano Baumgartner
Quando você reconhece a importância do processo de teste de software, mas ele simplesmente não funciona na sua empresa, não é hora de se desesperar. É comum que isso aconteça, principalmente se o controle da qualidade tiver sido implantado antes de a empresa estar devidamente preparada.
Se a sua empresa está vivenciando problemas no processo de teste de software, vale avaliar se o modelo de trabalho é o melhor para a realidade da organização. Por exemplo, a empresa pode ter optado por ter uma equipe interna de testes, enquanto que, para a realidade dos negócios, o melhor seria contar com outsourcing, ou vice-versa.
Preparamos algumas dicas para que você descubra o que pode estar prejudicando o processo de teste de software na sua empresa e, assim, otimizá-lo.
Esse é um dos primeiros pontos que você deve observar para descobrir o que há de errado no seu processo de teste de software. Como é a sua rotina? Quais são as suas principais atribuições? Será que você não está assumindo a gestão de testes, sendo que o ideal seria contratar uma empresa especializada para fazer isso? Pode ser que o erro esteja justamente aí.
A maioria dos gestores possui muitas atividades no dia a dia e o gerenciamento de mais uma área pode comprometer o desempenho de outras tarefas. Portanto, se você realiza o processo de teste de software internamente, pode ser o momento de contar com uma equipe outsourcing.
Dessa forma, todas as atividades relacionadas a testes ficam a cargo da empresa contratada, o que pode te auxiliar não apenas por otimizar o seu tempo, mas também por possibilitar menos preocupações e, até mesmo, menos custos ao diminuir o retrabalho, tão comum em ambientes tomados pelo estresse.
Outro ponto que exige atenção é quanto às necessidades específicas da sua empresa. O seu processo de teste de software depende de alguma especificidade? O desenvolvimento de software é realizado de maneira única na sua empresa? O seu produto é algo muito inovador no mercado? Então, certamente, você precisa de um processo de teste de software também especializado.
Mesmo que você prefira ter uma equipe interna para a realização dos testes por confiar no maior conhecimento que os profissionais têm do negócio, é imprescindível contar com uma consultoria específica que consiga avaliar o processo de teste de software por outro ângulo.
Apesar de haver a necessidade de um tempo maior de aprendizagem para que uma empresa contratada entenda o negócio, as vantagens são superiores, considerando que, assim, a sua empresa pode contar com profissionais que possuem conhecimentos distintos, que talvez você não tenha na sua equipe.
O terceiro ponto que trouxemos para você avaliar onde está o problema no seu processo de teste de software é quanto às falhas que passam despercebidas. Isso acontece com frequência na sua empresa? O software passa por diversos testes internos, mas, quando é entregue, é descoberto mais um bug? Isso pode estar acontecendo por um motivo simples: olhar “viciado”.
Quando estamos diante de um mesmo projeto durante um longo período, nos acostumamos até mesmo com as falhas. É por isso que é tão importante contar com uma empresa especializada em testes de software, que traz uma visão externa para o projeto, sem esses “vícios” de quem lida com ele todos os dias e com foco na detecção de problemas para aumentar a confiabilidade.
Se a sua empresa enfrenta algum desses problemas, sem dúvidas, a forma mais simples de otimizar o seu processo de teste de software é contratando uma empresa, seja para executar os testes manualmente ou por meio de automação.
Para isso, você pode contar com a Testing Company, que desenvolve projetos eficazes para o processo de teste de software, considerando as necessidades individuais da sua empresa. Isso garante mais segurança para as suas entregas, evitando falhas sem que essa tarefa seja tão pesada para você. Afinal, toda a responsabilidade estará terceirizada.
Por outro lado, se você acredita que, ainda assim, o ideal para a sua empresa é manter uma equipe interna, a Testing Company também pode te ajudar. Nesse caso, com o QualiGo, uma solução completa que permite que você mesmo gerencie melhor o seu processo de teste de software.
O sistema te ajuda a gerir e a monitorar defeitos durante o desenvolvimento do software, desde a detecção até a correção. Por meio dele, é possível organizar melhor a gestão de testes, a gestão de defeitos e a gestão de tarefas.
Quer saber como a Testing Company já auxiliou empresas como a sua a otimizarem o processo de teste de software? Entre em contato com um de nossos especialistas
0 Comentários