Tecnologias Digitais: Entenda a importância do teste no desenvolvimento de plataformas digitais

Imagem de capa do post Tecnologias Digitais: Entenda a importância do teste no desenvolvimento de plataformas digitais

A incorporação de aplicações em todos os âmbitos da sociedade, tanto no ambiente corporativo como pessoal cresce diariamente. Em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental entender que a avaliação da qualidade é essencial para que os produtos funcionem de forma adequada e atendam às necessidades dos seus usuários.

Um dos pilares da transformação digital é a tecnologia. Então, faz-se necessário otimizar os processos e garantir a qualidade no desenvolvimento de plataformas digitais como sites, aplicativos, softwares e afins. Desta forma, uma das etapas mais importantes no processo de desenvolvimento de tais produtos é a realização de teste que tem como objetivo principal garantir que as especificações estão sendo cumpridas e o sistema realmente faz o que se propõe a fazer.

Teste de Software e sua importância no meio digital

Muitas empresas ao quererem entregar rapidamente seu produto, descartam os testes, o que pode resultar em prejuízos e má reputação, uma vez que falhas quando identificadas em produção podem acarretar em falta de credibilidade por parte da organização desenvolvedora. Nesse caso, alguns fatores que testes e controle da qualidade buscam evitar são:

  • Insatisfação dos clientes;
  • Prejuízos financeiros;
  • Perda de produtividade no negócio;
  • Elevação dos custos de desenvolvimento, suporte e manutenção de sistemas;
  • Aumento dos custos operacionais.

Listamos a seguir alguns tipos de testes que podem ser aplicados para evitar transtornos e atingir o nível de qualidade exigido no desenvolvimento de projetos digitais.

Teste de funcionalidade: são testes que checam o funcionamento de itens essenciais da plataforma digital, como, por exemplo, em um aplicativo de e-commerce:

  • Cupons de desconto;
  • Dados de estoque dos produtos;
  • Cálculo de frente;
  • Fluxo de pagamento;
  • Fluxo de compra.

Portanto, as funcionalidades da aplicação devem estar operando corretamente e gerando os resultados esperados.

Teste de usabilidade: usabilidade é fator essencial pois tem relação direta com a experiência do usuário na utilização do produto. Nesse tipo de teste avalia-se quão fácil de utilizar e intuitivo o produto é tendo como base o ambiente e perfil do público-alvo. Assim sendo, a navegabilidade nas plataformas deve ser intuitiva e interessante ao consumidor.

Teste de desempenho: teste de desempenho analisa basicamente o comportamento de um sistema quando este é submetido a uma determinada quantidade de usuários, geralmente alta. Os acessos são feitos simultaneamente buscando identificar falhas e gargalos que interfiram no uso quanto ao envio de informações e recebimento de respostas.

Teste de compatibilidade: são testes que verificam se a plataforma é compatível e opera corretamente em diferentes combinações de computadores, celulares e dispositivos em geral. Objetiva-se, entre outros aspectos, verificar se os componentes estão funcionando precisamente e sendo apresentados visualmente sem quebras em diferentes resoluções, tamanho de tela, sistemas operacionais etc.

Teste de Segurança: visa verificar os fatores de segurança do software evitando possíveis falhas e vulnerabilidades, assegurando assim a confiabilidade e integridade da plataforma digital.

Ao seguir um processo de teste formal, para cada nova versão liberada de um produto, casos de teste são executados para identificar possíveis falhas. Paralelamente ou adicionalmente, sugere-se adotar um processo de teste automatizado para ganhar velocidade e agilidade nas validações obtendo feedback rápido e contínuo da qualidade do que está sendo construído. Para isso, é primordial contar com um conjunto de ferramentas, métodos e práticas para produzir e manter sistemas confiáveis.

Para finalizar, em um processo de Transformação Digital tudo deve ser feito com base nas necessidades e expectativas dos clientes, leia-se pessoas, as quais constituem o pilar central desta perspectiva.

Em vista disso, um dos principais objetivos de realizar uma avaliação da qualidade, citada no título deste artigo, é assegurar que o produto construído satisfaça as necessidades e expectativas do usuário final.

Quer saber mais? Conheça nossos serviços e saiba como podemos ajudar na Transformação Digital da sua empresa.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso