26 Junho, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
26 Junho, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
Inserir atividades de QA na esteira de desenvolvimento é fundamental para garantir que produtos de software sejam entregues com alta qualidade e atendam aos requisitos, aumentando a probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidas pelas empresas. Tal abordagem favorece não só a organização em termos de satisfação do cliente e redução de custos, como também promove uma cultura de qualidade e colaboração entre as equipes. Necessário se faz, porém, ressalvar que, para que isso ocorra, deve-se atentar cuidadosamente para os seguintes princípios:
Teste é um elemento-chave da área de controle de qualidade e deve ser incorporado o mais cedo possível ao processo de desenvolvimento.
Teste não deve ser considerado simplesmente como o último passo de validação antes de entregar a aplicação em produção.
Teste deve ser contínuo, integrado e colaborativo, sendo executado tanto de maneira manual quanto automatizada.
Portanto, é inconcebível desenvolver softwares sem o uso de práticas e atividades de controle da qualidade, visto que as equipes de QA auxiliam diretamente na construção de produtos de software de forma produtiva e confiável. Por isso, trazemos neste artigo bons motivos pelos quais é importante integrar QA no ciclo de desenvolvimento. Confira!
1. Identificar Bugs preventivamente
Ao incluir QA desde o início no ciclo de desenvolvimento é muito provável que erros passem a ser identificados cada vez mais cedo no processo, reduzindo dessa maneira, custos oriundos principalmente de retrabalho. Em outras palavras, identificar bugs preventivamente faz a empresa ter tempo hábil para corrigi-los, evitando assim uma entrega ineficaz e mantendo a sua boa reputação de mercado.
2. Avaliar a Conformidade com requisitos
Profissionais de QA podem atuar em colaboração com as equipes para garantir que a aplicação atenda aos requisitos funcionais e não funcionais definidos no projeto. Isso é essencial para a etapa de Verificação, a qual avalia se o sistema está sendo implementado corretamente. Ademais, é comum ocorrer a customização do produto para atender a particularidades do negócio fazendo com que novos requisitos precisem ser verificados.
3. Suportar processos
Um processo bem definido fornece meios para aumentar a produtividade e melhorar os resultados obtidos em todas as áreas da organização. Em relação ao processo de desenvolvimento, práticas de QA ajudam a aprimorar a eficiência destes por meio da identificação de pontos de melhoria e disponibilização de métricas que podem ser usadas para acompanhar o desenvolvimento de um produto de software. Métricas de processo de QA abrangem, por exemplo, a quantidade de defeitos reportados em produção por usuários finais em um determinado intervalo de tempo.
4. Gerar Satisfação do cliente
Entregar software com alta qualidade e poucos defeitos aumenta a confiança na empresa e produto, o que pode resultar em maior satisfação do cliente. Em outras palavras, a equipe de QA é encarregada por identificar falhas e problemas nos produtos antes que estas cheguem aos clientes. Isso representa menos problemas no ambiente de produção, o que aumenta a satisfação dos usuários.
5. Diminuir custos
Corrigir erros tardiamente é mais caro do que resolvê-los durante as fases iniciais de desenvolvimento. Portanto, integrar QA desde o início reduz custos associados à resolução de problemas, principalmente os encontrados em produção. Isso minimiza retrabalhos e necessidade de alocar recursos adicionais para corrigir e retestar bugs que passam novamente por todas as fases do ciclo de desenvolvimento.
6. Proporcionar Agilidade e Segurança na entrega
Apesar de parecer que a inclusão de QA aumenta o tempo de desenvolvimento, na realidade, este fator pode levar a uma entrega mais rápida e eficiente, principalmente ao contar com testes automatizados que possibilitam validações mais rápidas e repetíveis em menos tempo. Ao detectar e corrigir inconformidades durante o desenvolvimento, a equipe de QA contribui consideravelmente para a contenção de riscos associados a entrega de produtos defeituosos.
7. Disponibilizar Feedback contínuo
Ao incluir práticas de QA na esteira de desenvolvimento, as equipes passam a obter feedback mais rápido e contínuo acerca do processo de desenvolvimento e qualidade do software. A realização de testes gera segurança para fazer mudanças no código, seja por manutenção, refatoração ou para adição de novas funcionalidades.
Diante do que foi exposto nesse artigo, torna-se nítido que é essencial contar com uma equipe de QA especializada inserida no processo de desenvolvimento. Afinal, dependendo da gravidade dos defeitos encontrados em aplicações, diversos podem ser os prejuízos que estes podem acarretar.
Se você ainda não conta com uma equipe de QA especializada na sua empresa, talvez seja o momento de considerar conversar conosco. Então, não perca mais tempo, entre em contato e saiba como podemos lhe ajudar a aplicar as mais variadas técnicas de testes para garantir que as aplicações tenham confiabilidade e que falhas críticas não ocorram em seus produtos.
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