24 Outubro, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
24 Outubro, 2023 |
Por: Cristiano Baumgartner
Por vezes, a etapa de teste é protelada para o final do processo de desenvolvimento de software devido à ausência de planejamento, insuficiência de recursos, pouco tempo para realizar as atividades, dentre outros motivos. Tal conduta pode acarretar testes incompletos, ineficazes, sem documentação e regras a serem seguidas, características estas de empresas que não estabelecem um processo de teste profissional e estruturado.
Isso advém do fato de que algumas organizações não consideram a fase de teste como uma etapa essencial no processo de desenvolvimento, realizando as validações sem estratégia e com pouco preparação. Em outras palavras, o teste, neste contexto, é feito pelos próprios desenvolvedores, líderes de projetos, equipe de suporte, analistas de sistema e não por uma equipe especialista no assunto. Apesar dessa abordagem ser válida, contar com uma equipe especializada em atividades de QA pode trazem resultados mais efetivos. Veja a seguir algumas razões.
Uma atividade essencial para qualquer projeto é o planejamento. Para tal, na área de teste é preciso elaborar um plano para servir como roteiro de planejamento, execução e avaliação das atividades. Assim sendo, faz-se necessário contar com pessoas capazes de estabelecer uma metodologia e realizar o planejamento dos testes, viabilizando a definição de algumas questões fundamentais como: quem executará os testes, que funcionalidades e regras serão testadas, quantidade de testes a serem realizados, que tipos de validações serão aplicadas, quais recurso serão empregados, entre outras.
O processo de teste deve ser aderente ao processo de desenvolvimento, sendo composto por pessoas qualificadas tecnicamente, além de métodos e ferramentas adequadas para que produza os resultados esperados. Todavia, as atividades de teste acabam, eventualmente, sendo realizadas de maneira coloquial. Nesse sentido, o processo de teste tem maior possibilidade de ter êxito em organizações que possuam uma equipe de teste dedicada exclusivamente as atividades de QA.
Uma conduta de testes ineficaz e sem gestão pode ocasionar em problemas de qualidade na entrega do produto. Logo, com uma equipe especializada, alterações e versões de um sistema podem ser entregues no ambiente operacional após avaliação e aprovação em conjunto com as demais áreas responsáveis. Portanto, os times devem buscar evoluir constantemente para que a confiabilidade das aplicações melhore a cada ciclo entregando cada vez mais e melhor.
Testadores colocam em prática os procedimentos planejados tendo papel vital no processo em razão de que se dedicam a condução e registro dos resultados obtidos. Porém, frequentemente, em contextos informais, os casos de teste são elaborados de uma forma não estruturada e não sistemática, dificultando a condução das atividades destes profissionais. Para obter melhores rendimentos, as documentações criadas devem ser organizadas, padronizadas, completas e armazenar informações que possibilitem consultas e sirvam de apoio, inclusive, para testes regressivos.
O teste de software é um fator crítico de sucesso e existem inúmeras maneiras de torná-lo mais eficaz e eficiente, sendo uma delas contar com uma equipe profissional como foi visto ao longo deste texto. E para atingir as metas do projeto com qualidade, o ideal é contar com um time técnicos de especialistas, com conhecimento no negócio, no cliente e comprometido com a entrega do produto. Abaixo, listamos algumas características de um bom profissional especializado em QA:
Compreensão do processo de desenvolvimento e produto;
Capacidade de identificar falhas;
Habilidade para propor melhorias;
Aptidão para avaliar o uso do software;
Acompanhar o andamento da execução dos testes;
Estabelecer boa Comunicação com desenvolvedores e demais integrantes da equipe;
Ser organizado ao conduzir suas tarefas;
Saber trabalhar em conjunto com clientes e usuários;
Conhecer práticas de controle da qualidade;
Ter noções sobre ferramentas e processos de automação.
Em suma, um dos aspectos mais importantes para aplicar técnicas de teste de software são as pessoas. Entretanto, montar um time sólido e consistente não é uma empreitada trivial.
Aqui na Testing Company, um dos nossos quatro pilares para alcançar a qualidade nos projetos em que atuamos é justamente a nossa equipe. Dispomos de profissionais especialistas e altamente qualificados com vasta experiência em Controle da Qualidade de Software. Nossa equipe é capacitada e comprometida em proporcionar o que há de mais moderno na área de QA aos nossos clientes.
Fale com um de nossos especialistas e conte com os melhores resultados!
Jonathan Klauck
Grandes empresas já entendem a qualidade como essências dentro do processo. Já as pequenas e médias empresas não tem essa prática. Excelente texto, Cristiano.
Responder