15 Fevereiro, 2023 |
Por: Rafael Oliveira
15 Fevereiro, 2023 |
Por: Rafael Oliveira
Vivemos em uma era em que o vídeo se tornou uma ferramenta que atinge universalmente as pessoas. Com as plataformas online, as produções envolvendo áudio e vídeo foram rapidamente ganhando popularidade e não demorou muito para transcenderem e se tornarem fundamentais para a transmissão de conhecimento.
Nesse texto vamos entender um pouco da origem do audiovisual e como foi esse processo ao longo dos anos que o tornou uma ferramenta de ensino e informação.
O Cinema existe a mais de 200 anos, porém a junção da imagem e som surgiu no início dos anos 1930. A primeira grande produção norte-americana falada foi o longa The Jazz Singer (1927). Apesar de não ter uma sincronização perfeita entre imagem e som, o filme foi um marco para a indústria e o início do audiovisual.
Em 1950, com a inauguração da TV Tupi, o Brasil ganha seu primeiro canal de sinal aberto, e com isso a popularização do Audiovisual chega com força entre os brasileiros.
Na década de 1970, um novo mercado foi consolidado para a indústria do audiovisual, o Home Vídeo. Com o surgimento de videotapes de utilização caseira, o VHS se tornou uma forma viável de consumir filmes e séries em casa, sem precisar ir até uma sala de cinema ou esperar ser transmitido por algum canal de televisão. Assim, a tecnologia foi sendo melhor desenvolvida e ganhando popularidade fazendo boa parte da população ter um aparelho de VHS em casa. Com isso, locadoras e lojas de VHS surgiram aos montes. Mas não foi apenas no Cinema e entretenimento que o audiovisual posou, também houveram outras áreas que se beneficiaram, como a publicidade e a educação, entre outras.
A partir dos anos de 1980, programas de cursos e videoaulas já eram realizados, não somente em canais de TV, mas também através de assinaturas de revistas, estas acompanhadas por VHS 's ( e mais tarde DVD' s). Com o surgimento da web 2.0 nos anos 2000, esse mercado mudou de forma, democratizando o acesso a esse material fazendo não só instituições de ensino terem interesse pelo mercado de educação a distância, mas empresas de outros segmentos também. Hoje é muito comum encontrar empresas de tecnologia, por exemplo, oferecendo cursos de forma digital ou tutoriais gratuitos em plataformas online de vídeo.
Transmitir conhecimento pode ser uma forma eficiente de capacitar novos colaboradores passando credibilidade e autoridade na sua área de atuação. Vídeos tornam essa transmissão de conhecimento um pouco mais intuitiva e humanizada. Listamos a seguir algumas aplicações onde o audiovisual pode ser útil em uma empresa.
VÍDEOS DE INTEGRAÇÃO: Vídeos de integração podem ser uma forma inteligente de otimizar esse processo tornando-o muito mais objetivo e prático, considerando que hoje muitas empresas adotam o regime remoto. Esse tipo de material pode ser até dividido em módulos para ficar ainda mais didático.
TUTORIAIS EM REDES SOCIAIS: A popularização das redes sociais como Youtube, Instagram e Tiktok abriu portas para empresas se relacionarem de formas diferentes com seu público e assim ganharem mais alcance. Um conteúdo muito bom para isso são os vídeos de tutoriais e curiosidades sobre o segmento da empresa, que ajudam a gerar confiabilidade e autoridade na perspectiva dos clientes, além de promover uma interação entre empresa e público, através de diálogos com perguntas e respostas e comentários positivos.
CURSOS E VIDEOAULAS: É comum encontrar, atualmente, ambientes de cursos e videoaulas online de diferentes áreas. Esse conteúdo é muito procurado por pessoas que pensam em se profissionalizar ou apenas agregar conhecimento. Algumas empresas optam por disponibilizar esses materiais gratuitamente gerando mais engajamento e um fortalecimento da marca.
VÍDEOS INSTITUCIONAIS: A proposta deste artigo é falar sobre transmitir conhecimento com audiovisual, porém um vídeo institucional bem idealizado e produzido, é sim uma forma de transmitir conhecimento como missão, valores e conceitos da empresa, de forma sucinta e objetiva.
Nós acreditamos na importância que o conhecimento possui na vida das pessoas, e o quanto essa troca de conhecimento é rica em diversas formas. Desde o início de nossa fundação, temos forte a cultura de ensinar e transmitir o conhecimento internamente, desde treinamentos e cursos aos novos colaboradores, workshops internos a até mesmo dinâmicas de trabalho em equipe nos projetos do dia a dia.
Na Testing Company, temos como principal objetivo levar qualidade e confiabilidade para os produtos dos nossos clientes, fazendo com que obtenham os melhores resultados no desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos. Buscamos conjuntamente oferecer um referencial teórico de qualidade no aporte informativo para todas as pessoas que consomem nosso conteúdo online, com materiais de confiança para a transmissão de conhecimento.
Nós sabemos da importância de externalizar isso para o público em geral e acreditamos que compartilhar conhecimento é multiplicar informação, portanto buscamos orientar profissionais com conhecimentos técnicos sobre qualidade, desenvolvimento de software e tecnologia em geral.
Com isso, criamos programas para incentivar os colaboradores e até mesmo pessoas externas a trocar conhecimento. Um desses exemplos é o QualityON, um evento de capacitação profissional que ocorre anualmente, com o intuito de capacitar colaboradores e público externo, abordando temas e novidades importantes para sua formação, além de criar um networking entre os colaboradores, empresas e convidados, bem como ampliar a visão sobre a área de atuação dos mesmos. Além disso, são apresentadas novas tecnologias da empresa e até mesmo insights foram criados para a melhoria de processos internos. Já o ArenaTC é um programa de workshops que abre as portas aos colaboradores para trazerem temas do dia a dia e ensinar colegas e público externo a partir de suas áreas de atuação.
Dessa forma, conseguimos externalizar os vídeos completos no canal do youtube, bem como fazendo pequenos cortes para instagram, linkedin, facebook e tiktok para conhecimentos rápidos, adotando a prática de vídeos curtos, fortemente utilizada desde os anos 2020 até os dias atuais. Ainda neste primeiro semestre, estamos desenvolvendo o nosso programa de podcasts para trocar experiências através de áudio, buscando assim atingir diferentes públicos e ampliar os diálogos sobre tecnologia na região e nas mídias sociais.
Acompanhe nossas redes sociais, fique por dentro de tudo que acontece no universo da tecnologia e esteja sempre atualizado sobre as melhores práticas e abordagens aplicadas nos testes e na qualidade de software.
0 Comentários