QualityON: Um evento de tecnologia e qualidade

Imagem de capa do post QualityON: Um evento de tecnologia e qualidade

O QualityON é um evento produzido pela Testing Company que surgiu com o intuito de capacitar os colaboradores e público externo, abordando temas e novidades importantes para sua formação, além de criar um networking entre os colaboradores, empresas e convidados, bem como ampliar a visão sobre a área de atuação dos mesmos. Nesse primeiro evento, também foram apresentadas novas tecnologias da empresa e até mesmo insights foram criados para a melhoria de processos internos. O evento contou com 11 palestras sobre os mais diversos assuntos, desde tecnologia, qualidade de software e até mesmo experiência do cliente. 

Sobre os conteúdos abordados

Dentre as palestras, além de demonstrar a teoria e prática, também apresentaram soluções desenvolvidas pela empresa, como a Device Farm, ministrada por Joilson Telles e Guilherme Staffen. A aplicação, voltada para testes mobile, possibilita acesso remoto a uma ampla gama de dispositivos móveis. Além disso, a rede de dispositivos é projetada para suportar testes manuais, automatizados e até mesmo Deploy de aplicativos, podendo ser utilizada por todo o time de desenvolvimento. Em um segundo momento, o palestrante Diego Pinheiro abordou o tema sobre Documentação de Software, apresentando a importância de documentar, o processo e, por fim, a plataforma desenvolvida pela Testing Company para realizar esse processo. 

Também foi trabalhado sobre os processos de desenvolvimento, onde a palestrante Camila Gaertner ministrou sobre o Papel do QA na metodologia Ágil, apresentando a rotina de trabalho, a importância de ter um processo de qualidade e mostrando na prática formas de facilitar a comunicação entre o QA e o DEV. Aprofundando também, o palestrante Jonathan Klauck esclarece tudo sobre BDD e escrita de cenários, mostrando a diferença entre TDD e BDD e apresentando os cenário das escritas imperativas e declarativa, levantando até uma discussão sobre qual seria a “melhor forma” de escrever um cenário em cada processo.

O evento também abordou conteúdos técnicos na área de Qualidade de Software. O palestrante Daniel Nunes iniciou falando sobre Regressão de Testes Automatizados, onde compartilhou diferenças entre os testes manuais e automatizados, explicando também como os testes automatizados devem ser aplicados, tal como ferramentas de mercado para a realização desse método. Em seguida, a palestrante Keila Soeiro falou sobre os testes manuais e explorou o uso de xCharts, abordando sobre testes exploratórios e como realizar testes cruzados, esclarecendo também como é realizada a construção e execução do mesmo, bem como os benefícios de sua utilização. Já o palestrante Mateus Freitas falou sobre Testes de API, trazendo como funciona na prática e como podem ser realizados esses testes, trazendo pontos importantes que podem ser aplicados antes mesmo da parte visual do software estar pronta, como também a validação das regras de negócio.

Partindo para áreas de aplicação, o palestrante Pedro Schmidt abordou sobre a Importância e a aplicação de testes no setor financeiro e bancário, reforçando a importância de realizar testes em empresas do setor monetário, visto que são frequentemente alvos de tentativas de burlagem, e também sobre o uso de microsserviços, que ajudam a reduzir o número de fraudes. Complementando, o palestrante Vinícius Coelho falou sobre Testes de assinatura digital com biometria facial, mostrando de forma clara como funciona o passo a passo de uma assinatura eletrônica, bem como os testes utilizados para biometria facial para evitar o software de ser burlado por aplicativos, emuladores e deepface que podem fazer uma foto se movimentar e até mesmo adicionar características.

Além disso, o evento abordou outros temas importantes, tal como o palestrante Tiago Limberger Hendges, que apresentou sobre a Experiência do cliente, explicando que a experiência do usuário é sim importante, mas também deve-se pensar sobre a experiência do cliente, e em como isso irá afetá-lo. A experiência do cliente vai muito além de um bom atendimento, são as percepções e os sentimentos relacionados e causados ​​pelo efeito único e cumulativo das interações com os funcionários, sistemas, canais ou produtos de um fornecedor. Por fim, a palestrante Blanda Mello abordou sobre a aplicação de Inteligência Artificial em Testes de Software, trazendo de forma fácil e didática os conceitos de Inteligência Artificial, como ocorrem a interação de homem e máquina, e de que forma essa tecnologia pode ser aplicada nos Testes de Software. 

A primeira edição do QualityON foi um sucesso, trazendo formação e conhecimento de forma gratuita para todos os participantes. Em breve todas as palestras vão estar disponíveis nas nossas redes sociais. A segunda edição já está sendo organizada e deve abrir espaço para novos convidados. Continue nos acompanhando para conferir as novidades.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos CONSULTORES

Comentário adicionado com sucesso