Você sabe o que faz um especialista em QA? Conheça alguns cargos e suas principais funções!

Imagem de capa do post Você sabe o que faz um especialista em QA? Conheça alguns cargos e suas principais funções!

Que a qualidade de software vem se desenvolvendo muito nas últimas décadas a gente já sabe. Cada vez mais os produtos digitais se expandem e tomam conta de diversos setores do mercado, fazendo com que as empresas se preocupem cada vez mais com uma boa experiência no uso das suas aplicações, já que esse é um dos diferenciais mercadológicos. O que talvez possa ser novidade pra você é que soluções de qualidade estão ficando cada vez mais complexas. Teste de performance, segurança, integração, automação, experiência do usuário, são alguns dos artifícios que são utilizados para trazer qualidade ao software e é necessário que cada vez mais tenhamos especialistas nessas frentes. 

Em paralelo, cada uma das especializações exige que os profissionais aprimorem suas skills técnicas e comportamentais, levando-os a tomarem rumos diferentes dentro da área de qualidade. Apesar de haver diversas separações de nível técnico como júnior, pleno e sênior é interessante entender os perfis que se enquadram em alguns dos principais cargos desta área. 

É importante ressaltar que dependendo do nível de maturidade da empresa, o processo de qualidade exige escolher os melhores profissionais para atender às necessidades específicas de cada demanda. Muitas vezes ao selecionar um profissional de QA, pode acontecer de contratar alguém que não supre as necessidades do projeto. Portanto, é importante que exista uma análise profunda do contexto da empresa para realizar estes tipos de investimento, ou em algum momento não será possível obter o resultado desejado no que diz respeito à qualidade do software.

Para tanto, abaixo seguem os cargos e perfis de alguns dos profissionais de Qualidade de Software aqui dá Testing Company, juntamente com o contexto ao qual se encaixam mais:

Tester Manual: Essa alocação é adequada quando a empresa já possui um processo de QA minimamente estabelecido (casos de testes, roteiros de testes ou scripts de testes criados) e deseja contar com apoio para a execução de testes manuais. Normalmente esse profissional é acompanhado de um analista de testes (interno ou contratado), já que se trata de um perfil mais executor, baseado nas estratégias existentes na empresa ou que podem ser desenvolvidas por um perfil mais analítico.

Automatizador de Teste: O automatizador de teste está para o processo de automação assim como o testador manual está para o processo de testes manuais. Esse profissional tem habilidades técnicas mais avançadas em programação. É apropriado quando já existe um processo de testes manuais (pois entende-se que é necessário primeiramente que o processo manual esteja instituído para pensar em automação) e de automação em andamento. O profissional também possui um perfil executor, focado no desenvolvimento de cenários de teste, que também serão baseados na estratégia de um analista de teste ou de automação.

Analista de Teste: Esse profissional é indicado quando não há processos ou artefatos de teste estabelecidos na empresa. O profissional é responsável por estruturar processos e estratégias de qualidade desde o início ou já em andamento dos projetos. O foco principal está na análise, mas também coleta as informações necessárias para que os profissionais (automatizador de teste e testador manual) possam trabalhar e entregar resultados de qualidade sólidos. Pode também fazer a parte de execução e faz muito bem, pois possui uma vasta experiência na área. Além disso, tem mais autonomia para entender quais são suas atividades, executá-las, repassá-las e apresentar os resultados.

Analista de Automação: Abrange tanto a análise e levantamento das necessidades de qualidade do sistema quanto o desenvolvimento da automação. É indicado tanto para aqueles que desejam iniciar um processo do zero quanto para aqueles que desejam melhorar seus processos existentes. Também se concentra em fornecer indicadores de qualidade de automação mais robustos. Um perfil que une Analista de Teste com Automatizador, realizando um trabalho mais cadenciado ao longo do tempo em projetos que não envolvem grandes entregas (grande número de features a serem testadas e automatizadas).

Arquiteto de Automação: Embora esse profissional tenha conhecimento em análise e seja capaz de delegar e monitorar atividades de outros profissionais, seu foco é principalmente técnico. Esse perfil é adequado para melhorar a qualidade técnica em todos os aspectos do desenvolvimento, desde testes automatizados até boas práticas de codificação de software. O ideal é inserir esse profissional em situações onde se deseja melhorar a cultura de qualidade em toda a cadeia de desenvolvimento de software, isso por que esse profissional acaba entendendo não somente de automação mas também da programação do produto e suas boas práticas. Empresas que estão implementando o DevOps, são fortes candidatas a contratar esse tipo de profissional.

Líder de QA: O Líder possui vasta experiência em todas as áreas, desde a etapa de análise até a entrega. Esse profissional realiza uma análise detalhada dos gargalos no time de desenvolvimento e QA que podem afetar a qualidade e desenvolver estratégias para solucionar esses problemas. Além disso, elabora estratégias tanto para a equipe de QA quanto para a equipe de desenvolvimento, a fim de alcançar a qualidade desejada, monitorando-a por meio de métricas. Esse perfil é ideal para empresas que buscam estruturar processos de qualidade e que possuem equipes internas de QA porém com um perfil inferior.

Agora que especificamos os principais papéis na área de qualidade você pode entender como cada um deles se encaixa em determinados processos. Como exemplo, temos o processo de testes manuais, os quais são realizados testes na aplicação, baseado em estratégias muito bem estruturadas. Na imagem abaixo entenda quais atribuições cada papel tem neste processo.

Trazendo um pouco mais de complexidade temos a automação de testes onde temos etapas mais robustas e com maior quantidade de atividade. Visto isso, o número de profissionais para esse tipo de trabalho é um pouco maior. Na imagem abaixo temos os perfis de profissionais juntamente com as atividades que exercem.

Com esse contexto você já pode tomar uma decisão mais correta na hora de contratar um profissional de QA para sua empresa. Mas se mesmo assim ainda estiver com dúvidas e quiser contar com um processo de Qualidade que traga maior segurança, confiabilidade e tranquilidade na entrega dos projetos, entre em contato que iremos te ajudar!

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos CONSULTORES

Comentário adicionado com sucesso