5 razões comprovadas para investir em Teste de Software

Imagem de capa do post 5 razões comprovadas para investir em Teste de Software

Teste de software não deve ser considerado gargalo ou desperdício de tempo, pelo contrário, é um recurso que traz vários benefícios não apenas para o time que desenvolve, mas também para usuários da aplicação, clientes e demais envolvidos na sua utilização. Logo, todo investimento nessa área agrega valor ao produto, uma vez que objetiva reduzir os riscos que causam impacto negativo no negócio, garantindo uma entrega conforme as expectativas, prevenindo erros e satisfazendo as partes interessadas.

Nesse sentido, nunca é demais lembrar que o desenvolvimento de sistemas é uma atividade que envolve inúmeros riscos, o que torna falhas encontradas em produção dispendiosas e, por vezes, letais. Posto isto, neste artigo iremos abordar cinco razões comprovadas para investir em Teste de Software. Siga a leitura.

Aumentar as chances de sucesso do projeto

O objetivo de praticamente todo projeto é entregar o produto de acordo com o escopo estabelecido, com a qualidade esperada, dentro do prazo e dos custos orçados. No que se refere a questão da qualidade, a execução de testes e seu gerenciamento é essencial para manter a integridade do projeto, diminuindo a dificuldade inerente a construção de sistemas confiáveis de maneira controlada e com boa relação custo-benefício.

Prover visibilidade sobre qualidade

Teste de software é uma etapa capaz de prover visibilidade em relação aos defeitos gerados no processo de desenvolvimento de sistemas, através de técnicas que almejam detectar e prevenir erros aumentando a qualidade do produto. Essa é uma das principais razões para a crescente adoção dessa atividade pelas empresas, a qual pode ser usada desde as fases iniciais do ciclo de desenvolvimento, fornecendo clareza para a equipe e gerência sobre os processos e indicadores de controle da qualidade.

Apoiar a tomada de decisão

A tomada de decisão é, por vezes, uma ação complexa que deve ser efetuada com base em informações claras, objetivas e confiáveis. Por isso, gestores necessitam visualizar de forma ampla os fatores envolvidos no processo de construção do produto, para tomar decisões sistemáticas e adequadas sobre a qualidade do software. Assim sendo, tais informações podem ser disponibilizadas por meio de ferramentas que armazenam registros acerca dos testes realizados e defeitos encontrados, possibilitando identificar padrões de como os problemas ocorrem garantindo entregas mais seguras e pautadas em análises confiáveis. Em suma, busca-se evitar que decisões equivocadas gerem prejuízos e causem falhas críticas no software.

Reduzir custos com manutenção

Manutenção de software é uma fase em que ocorrem modificações a fim de manter o produto estável e em constante evolução. Entretanto, gastos com manutenções para correção de defeitos podem ter um custo elevado para as organizações. Para evitar problemas oriundos de sistemas entregues com falhas, devem ser aplicadas validações para garantir a qualidade do software, sendo teste de software uma delas. Além disso, ter visibilidade para saber onde e quando os defeitos ocorrem auxilia no estabelecimento de planos de contingência para evitar a sua recorrência.

É válido destacar que quanto mais cedo defeitos forem identificados e removidos, menor será o custo de desenvolvimento e manutenção. De mais a mais, teste de software têm se mostrado uma abordagem eficiente com investimento acessível para encontrar defeitos e reduzir o retrabalho.

Criar uma base de conhecimento

Conhecimento é inquestionavelmente um dos bens mais importantes de uma empresa e sua organização, formalização e utilização devem ser estimulados. Portanto, as atividades de controle da qualidade precisam ser realizadas em um ambiente no qual o conhecimento adquirido possa ser organizado, armazenado e disponibilizado para toda a equipe envolvida, através de um processo de gestão. Um exemplo disso é quando os casos de teste elaborados para o projeto se tornam uma espécie de documentação e fonte de consulta acerca das funcionalidades do programa. Defeitos registrados também podem ser averiguados buscando identificar a causa-raiz de certos problemas.

Como pode se observar no decorrer do artigo, a aplicação de testes traz grandes vantagens e a qualidade do produto de software é um aspecto que deve ser acompanhado durante todo o processo de desenvolvimento. Com isso, fica clara a importância e existem inúmeras razões para que empresas realizem esta importante atividade, dentre as quais:

·         Aumento da qualidade e confiabilidade dos produtos de software;

·         Elevação na satisfação dos clientes e usuários;

·         Redução do esforço com manutenção e retrabalho;

·         Diminuição dos custos associados à existência de defeitos;

·         Crescimento da produtividade da equipe de desenvolvimento;

·         Suporte para as estratégias e operações do negócio;

·         Aumento das chances de sucesso do projeto.

Compreendeu as razões para investir em teste de software e quer obter todos esses benefícios? Entre em contato conosco e conheça as soluções que mais se adéquam à sua necessidade. Estamos te esperando!

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso