28 Setembro, 2022 |
Por: Cristiano Baumgartner
28 Setembro, 2022 |
Por: Cristiano Baumgartner
Um software “não testado” pode até funcionar. Porém, é grande a possibilidade de ocorrência de falhas (inclusive graves) no ambiente de produção, devido à falta de um processo de teste estabelecido. Além disso, muitas funcionalidades podem não ser atendidas satisfatoriamente com a ausência dessa atividade, gerando vários problemas.
Neste sentido, devido a essa importância, listamos dez dicas para realizar testes bem-sucedidos e assegurar a qualidade no desenvolvimento de software.
Acompanhe a seguir.
É sempre bom lembrar que quanto mais cedo os testes iniciarem, mais eficientes serão. Isso se deve ao fato de que quanto mais tarde os erros forem encontrados, mais custosa será a correção. Portanto, aplicar testes desde as fases iniciais no processo de desenvolvimento aumenta as chances de que o software tenha suas entregas de acordo com o que foi especificado e com a qualidade esperada.
Trabalhe com estratégias que estejam de acordo com as necessidades do seu projeto para aumentar a cobertura dos testes e, consequentemente, a quantidade de defeitos detectados. Logo, é importante saber o que testar, quando testar e como testar, para montar a sua estratégia e potencializar os resultados obtidos.
A organização pode ser fator decisivo entre o sucesso e fracasso de um projeto. Deste modo, é importante contar com uma boa análise para determinar os ingredientes que farão parte do processo de validação. Isso inclui definir o escopo de teste, indicar em que fases o teste será aplicado, em quais partes do sistema, quais abordagens serão utilizadas, quantos ciclos serão realizados, montar o cronograma, designar a equipe envolvida, entre outros aspectos referentes a estruturação e organização do projeto de teste.
O processo de testes que geralmente utilizamos na Testing Company é composto pelas seguintes etapas:
Você pode e deve criar os seus próprios processos de QA tendo como base a estratégia de negócios e governança da sua empresa. O principal é manter as atividades de teste integradas ao processo de construção do software.
Vale destacar que não basta apenas ter o processo de teste estabelecido, é preciso segui-lo e revisá-lo periodicamente para averiguar se estão gerando os resultados esperados e, caso não estejam, atualizar o que for necessário.
Testar todas as funcionalidades e combinações existentes em uma aplicação, exceto em casos muito simples é inviável. Isto posto, os testes devem ser priorizados de acordo com critérios específicos. Comumente esses fatores possuem relação com o escopo, objetivos, prazo, custo, riscos, restrições, criticidade, dentre outros elementos.
Sendo assim, a equipe de QA deve fazer esse trabalho de priorização e desenvolver testes automatizados para aumentar gradativamente a cobertura dos testes realizados em cada ciclo.
Disponibilizar para a equipe e gestores informações acerca da qualidade dos produtos desenvolvidos é essencial. Portanto, crie métricas que possibilitem o acompanhamento e monitoramento das correções e resultados obtidos ao longo do projeto de teste. A ferramenta QualiGO que utilizamos disponibiliza um painel de controle com algumas métricas interessantes, tais como:
Estas informações podem, por exemplo, compor um relatório das ações realizadas e apresentar as ocorrências registradas, as quais neste contexto ajudam na tomada de decisão para assegurar a confiabilidade antes dos sistemas serem liberados no ambiente operacional.
Os sistemas de software estão cada vez mais complexos e exigentes em relação a Qualidade. Por isso, os testadores precisam certificar que as funcionalidades avaliadas estão corretas e prontas para serem entregues aos usuários finais através de validações feitas de maneira cada vez mais rápida e eficiente.
Ter diferentes percepções e entender o que os usuários esperam do produto é primordial, visto que eles são os principais interessados no uso dos programas e necessitam de aplicações que atendam às suas necessidades. Então, busque elaborar testes que levem em consideração a experiência do público-alvo. Esse tipo de abordagem é determinante no sucesso dos produtos, pois influencia o interesse do usuário em utilizar ou não a aplicação.
A comunicação tem papel cada vez mais decisivo no processo de desenvolvimento de software. Por essa razão, avalie periodicamente os efeitos e influência dela no relacionamento entre as equipes de teste, desenvolvimento, operação, suporte etc. Rapidez, clareza e respostas adequadas são indispensáveis para uma comunicação congruente. Não deixei que barreiras nessa área interfiram e comprometam os resultados dos seus projetos.
Utilize ferramentas para melhorar a eficiência dos testes. Muitos profissionais ainda optam por usar planilhas eletrônicas para executar e gerenciar seus procedimentos de QA. Entretanto, trabalhar com boas ferramentas para entendimentos dos requisitos, gestão de testes e monitoramento de defeitos gera resultados melhores.
Chegamos ao fim da lista e como pode-se perceber ao longo deste post, todo esforço empregado em Teste e Qualidade de Software, por mais simples que seja, resulta em retornos significativos. Logo, aplicar as dicas sugeridas, fazer uso de técnicas especializadas e executar diversos tipos de validações certamente fará seus testes serem bem-sucedidos.
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