30 Março, 2021 |
Por: Testing Company
30 Março, 2021 |
Por: Testing Company
Gestão é muito mais do que distribuir tarefas e garantir que os projetos sejam entregues. Também é papel do gestor manter seus colaboradores unidos, motivados e com uma atitude positiva. Isso também é garantia de bons resultados. Conheça agora 5 passos para motivar uma equipe de TI:
Poucas coisas são tão desmotivantes quanto o sentimento de estagnação. Garantir que seus profissionais vislumbrem oportunidades de crescer na empresa é fundamental. Algumas ações podem ajudar nisso, uma delas é a criação de um plano de cargos e salários. Ele dá uma perspectiva de crescimento tangível para sua equipe e evita distorções salariais que podem trazer a desarmonia para o ambiente profissional.
A falta de diálogo pode afetar qualquer relação, das amorosas as profissionais. Muitos desentendimentos e retrabalhos podem ser evitados se a empresa incentivar e trabalhar a comunicação interna. Uma sugestão é utilizar ferramentas como o Slack e fazer reuniões periódicas de alinhamento. Além de estar sempre disponível para explicar os processos e conversar com a equipe de TI.
Muitas vezes a figura do gestor só se manifesta diante da equipe no momento da entrega de algum projeto. Ou a avaliação de desempenho do profissional só é realizada quando o estado é crítico. É imprescindível que o líder acompanhe a equipe ao longo de todo o caminho e sempre ofereça seus feedbacks sobre o desempenho de cada um.
Faça com que as metas e processos estejam sempre alinhados com os colaboradores para que os resultados possam ser alcançados sem maiores problemas. Sempre garanta que eles estejam cientes de todas as etapas dos projetos e entendam qual o objetivo que precisa ser atingido com aquela entrega.
Poucas áreas sofrem tantas mudanças e lançam tantas novidades quanto a de tecnologia da informação. Por isso é fundamental que os profissionais do setor estejam sempre atualizados e por dentro das tendências do mercado. Isso é fundamental não só para que você tenha uma equipe mais qualificada, mas também para a motivação dos próprios colaboradores. Implemente uma política de incentivo a cursos de atualização profissional e participação em eventos. Se possível ofereça uma verba anual para que cada funcionário possa investir no próprio crescimento profissional.
Um dos mais primordiais conselhos do guru da produtividade Tim Ferris é “Não confundir eficiência com eficácia”. Ser eficiente é, por exemplo, realizar muitas tarefas ao longo de um dia. Ser eficaz é realizar de maneira otimizada as tarefas que trarão um melhor retorno para o seu objetivo final.
O segredo para ter um ambiente de trabalho eficaz é garantir que todos tenham as ferramentas certas ao alcance. Sistemas simples, intuitivos e fácis de usar. Não faça que o seu colaborador demore o dobro do tempo para realizar uma tarefa só porque você não investiu na ferramenta certa. Isso é desmotivante e afeta diretamente a produtividade e lucratividade do seu negócio.
Essas foram apenas algumas dicas de como manter sua equipe de TI motivada. Conhece outras? Quer saber mais sobre alguma? Comente no post e vamos expandir esse diálogo!
0 Comentários