Manutenção de Software: A Importância dos Testes para Garantir Integridade e Confiabilidade

Imagem de capa do post Manutenção de Software: A Importância dos Testes para Garantir Integridade e Confiabilidade

Sistemas implantados passam por constantes atualizações para permanecerem úteis e relevantes. Surgem novos requisitos e ocorrem mudanças nas funcionalidades existentes. Essa evolução é um processo natural de toda aplicação. Existem inúmeros tipos de manutenção que podem ser realizadas em produtos de software. Quando um defeito é encontrado, por exemplo, necessita-se realizar uma manutenção corretiva para saná-lo. Ao ser solicitada uma melhoria ou nova funcionalidade, é preciso aplicar uma manutenção evolutiva. No caso de uma regra de negócio ser alterada, tem-se a necessidade de implementar uma manutenção adaptativa. 

Nesse sentido, à medida que um sistema sofre manutenções, sua complexidade naturalmente aumenta. Logo, com a ausência de testes adequados, torna-se arriscado fazer modificações nas aplicações. Ou seja, testes desempenham um papel importante no projeto de software porque facilitam a realização de manutenções e refatorações, não sendo apenas uma prática recomendada, mas uma necessidade para garantir que o sistema continue funcionando de forma eficaz, segura e eficiente após modificações, evitando problemas como: 

  • Correções que geram outros bugs; 

  • Alterações em um cliente que causam problemas em outros; 

  • Ajustes em uma funcionalidade afetadas outras em produção; 

  • Muito retrabalho oriundo de correções ineficazes; 

  • Ocorrência de bugs críticos em produção que reduzem a confiabilidade da aplicação; 

  • Perda da confiança por parte dos usuários finais; 

  • Validação insuficiente de manutenções efetuadas; 

  • Reclamações de clientes; 

  • Atrasos na entrega. 

Para ajudar as empresas a diminuírem esses problemas e lidarem com essas dificuldades, acompanhe a seguir algumas das principais importâncias de realizar testes para validar as manutenções de software: 

Detectar efeitos Colaterais 

Mudanças podem introduzir erros e afetar funcionalidades que já estavam funcionando corretamente. Testes regressivos ajudam a identificar e corrigir essas falhas antes que cheguem à produção, os quais ajudam a garantir que tais alterações não quebrem o funcionamento do software ou causem problemas em outras partes que não foram modificadas. 

Os testes de regressão devem preferencialmente ser automatizados por ser uma tarefa complexa e que exige bastante esforço, além de comumente contar com prazos curtos para a sua execução. E se estiver em um ambiente de Integração Contínua, além de garantir que o sistema compila sem erros após cada novo commit, assegura também que ele continua com o comportamento esperado. 

Aumentar a Confiabilidade 

A confiabilidade do sistema é essencial para a satisfação dos usuários e o sucesso do negócio. Testes durante a manutenção garantem que o software continue confiável e eficaz, minimizando o risco de falhas durante seu uso em produção. Logo, a equipe de QA precisa garantir o correto funcionamento do sistema como um todo e pode utilizar Testes de Sistema para isso, os quais simulam o uso de uma aplicação por um usuário real. 

Testes bem estruturados durante a manutenção ajudam a garantir que os padrões de qualidade sejam mantidos, permitindo uma verificação contínua da qualidade do código e das funcionalidades. 

Validar Requisitos 

Gerenciar requisitos é essencial para controlar e validar mudanças durante a manutenção do sistema. Assim sendo, testes ajudam a averiguar se as mudanças atendem aos requisitos e asseguram que o software permaneça em conformidade com as expectativas dos usuários. Para isso, é sempre bom manter os casos de teste atualizados, visto que estes são uma forma de validar os requisitos associados as manutenções. O indicado é usar uma ferramenta que possa servir como um repositório de agrupamento de casos de testes para que possam ser executados em ciclos de testes regressivos. 

Reduzir Custos 

O custo de corrigir um bug aumenta significativamente à medida que o software é utilizado. Logo, identificar e corrigir problemas após as modificações serem realizadas é menos custoso do que corrigir falhas em fases posteriores do desenvolvimento ou em produção. 

Aumentar a Satisfação dos usuários 

Manutenções que não funcionam ou causam falhas podem gerar insatisfação e perda de clientes. Realizar testes apropriados ajuda a evitar que o software apresente problemas para os usuários garantindo que a experiência seja conveniente após as manutenções realizadas. Ademais, o planejamento de testes é essencial para evitar que ocorram muitas idas e vindas do software ao ambiente de produção em razão de erros ocorridos. 

Validar Integrações 

Quando a correção ocorre em um sistema complexo a relevância dos testes é aumentada principalmente no aspecto de integrações. Testar um pequeno módulo pode ser fácil e simples, entretanto, quando envolve integração, tal fator pode gerar situações complexas. Testes específicos são fundamentais para garantir o funcionamento integrado do software, especialmente em sistemas complexos. Nessa perspectiva, a liberação de novas versões do sistema em produção pode ser efetuada somente após ocorrerem revisões completas das manutenções realizadas pela equipe de testes levando-se em conta os critérios de aceitação estabelecidos. 

Para garantir a qualidade do código que está sendo integrado pode-se utilizar também um serviço de integração contínua. Antes de realizar qualquer integração, esse serviço faz o build do código e executa os testes. O objetivo é garantir que o software não possui erros de compilação e que ele passa em todos os testes. Além disso, a integração entre sistemas tem se tornado um grande desafio por sua importância e complexidade de execução. Devido a esses fatores, os profissionais de TI necessitam obter formas desses sistemas se comunicarem sem erros para gerar informações rapidamente e com qualidade. 

Como vimos, a manutenção é um processo essencial para manter o controle da qualidade de software. Aqui na Testing Company, os procedimentos de teste efetuados para manutenções são executados com base nas informações disponibilizadas para cada manutenção a ser realizada no software, seja ela corretiva, preventiva, evolutiva ou adaptativa. Com base nestes dados, são elaborados e executados os testes necessários com o objetivo de validar as alterações realizadas no sistema antes que estas sejam disponibilizadas aos usuários finais. O intuito da execução deste tipo de solução é entregar versões mais estáveis aos clientes, visto que cada alteração realizada no sistema será validada pela equipe de QA

Você busca por soluções para gerenciar e validar com eficiência as manutenções e garantir a confiabilidade das entregas? Entre em contato com os especialistas da Testing Company e veja como podemos ajudar a sua empresa a superar estes desafios. 

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos CONSULTORES

Comentário adicionado com sucesso