22 Fevereiro, 2023 |
Por: Camila Gaertner
22 Fevereiro, 2023 |
Por: Camila Gaertner
Hoje em dia, profissionais da área de testes trabalham inseridos comumente em duas modalidades de desenvolvimento, o modelo cascata e o método ágil. O método ágil usa uma abordagem de planejamento e execução iterativa com o time, através do desenvolvimento e entrega de pequenas partes do software, enquanto que no modelo cascata, o trabalho é feito por fases sequenciais, onde a equipe de desenvolvimento e de testes são separadas, seguindo adiante somente após a finalização de cada etapa.
Bom, no modelo ágil, o QA inicia suas atividades assim que o requisito chega e realiza o processo de teste e reteste através de ferramentas compartilhadas com todo o time de desenvolvimento. A metodologia ágil possui times multidisciplinares e todos trabalham em conjunto, aumentando a qualidade em todos os processos até a entrega final, sendo o próprio QA quem realiza a maioria dos testes necessários.
Já no modelo cascata, também conhecido como modelo tradicional, o teste é realizado apenas quando a equipe de desenvolvimento (os desenvolvedores) finaliza a implementação. A partir deste momento, o profissional de QA entra em ação e se torna o responsável pela qualidade do software. Desta forma, a criação de casos de teste com base na documentação do sistema, determina quais testes devem ser realizados no software de acordo com o prazo alinhado com o cliente e com as informações compartilhadas no início do processo. A principal diferença é que nessa conjuntura, a equipe de QA na maior parte das vezes, não inicia suas tarefas paralelamente ao início da construção das funcionalidades da aplicação.
Na gestão tradicional, o planejamento e controle do projeto geralmente é desempenhado por um líder de testes, o qual repassa à equipe as tarefas que devem ser executadas de acordo com o que foi alinhado com o cliente, sendo a mensuração dos resultados realizada pela quantidade de bugs relatados.
No método ágil, o time é auto gerenciável e cada QA, de cada projeto, é responsável pela tomada de decisão e pela definição de quais testes devem ser feitos no software, sendo a gestão exercida por todos os membros do time.
Algumas competências como (ser proativo, organizado, detalhista, ter boa comunicação) se desenvolvem à medida que os testadores participam ativamente das decisões de projeto, design, execução e, inclusive, automação dos testes.
Nesse sentido, a equipe faz o trabalho esperado de QA ao invés de limitar-se apenas a realização de testes manuais ao final do processo. Como vantagem para os testers, estes conseguem antecipar e priorizar bugs, identificar possíveis requisitos e melhorias gerando confiança para o time. Aliás, parte do próprio tester a iniciativa de participar de cada step na construção do sistema. Lembrando que essa proatividade pode sim ser aplicada no ambiente tradicional.
Na Testing Company usamos o QualiGo, plataforma para relato de bugs, gestão de tarefas e criação de casos de testes. Ela pode ser utilizada tanto em ambientes ágeis quanto tradicionais. Pode-se citar adicionalmente ferramentas como kanban e boards, Jira, Trello, as quais são compartilhadas com toda a equipe para relatos de bugs, criação de novas funcionalidades e ajustes. Vale mencionar o Miro, ferramenta bastante usada em reuniões de retrospectiva com o intuito de compartilhar ideias e melhorias com a equipe.
Como pode ser visto, a modalidade ágil trouxe grandes benefícios para o processo de desenvolvimento, como a entrega do produto para o usuário final em partes prontas e utilizáveis, a comunicação clara entre todas as áreas envolvidas na construção do software (como QA, analistas, product owner, scrum master, UX, desenvolvedores), entre outros.
Em contrapartida, o modelo tradicional já é consolidado no mercado há anos e igualmente proporciona diversos benefícios pautados em padrões, processos e métodos que devem ser seguidos para ocorrer a garantia e o controle da qualidade de software.
Ou seja, a escolha de qual modelo utilizar depende muito do contexto e características de cada projeto.
A Testing Company é uma empresa especialista em Qualidade, e nossos times trabalham fortemente para implementar processos e cultura de qualidade nas organizações. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa.
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