Qual o papel do profissional de QA nas metodologias ágil e tradicional?

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Hoje em dia, profissionais da área de testes trabalham inseridos comumente em duas modalidades de desenvolvimento, o modelo cascata e o método ágil. O método ágil usa uma abordagem de planejamento e execução iterativa com o time, através do desenvolvimento e entrega de pequenas partes do software, enquanto que no modelo cascata, o trabalho é feito por fases sequenciais, onde a equipe de desenvolvimento e de testes são separadas, seguindo adiante somente após a finalização de cada etapa.

Qual a diferença entre esses dois modelos dentro do dia a dia do QA?

Bom, no modelo ágil, o QA inicia suas atividades assim que o requisito chega e realiza o processo de teste e reteste através de ferramentas compartilhadas com todo o time de desenvolvimento. A metodologia ágil possui times multidisciplinares e todos trabalham em conjunto, aumentando a qualidade em todos os processos até a entrega final, sendo o próprio QA quem realiza a maioria dos testes necessários.

Já no modelo cascata, também conhecido como modelo tradicional, o teste é realizado apenas quando a equipe de desenvolvimento (os desenvolvedores) finaliza a implementação. A partir deste momento, o profissional de QA entra em ação e se torna o responsável pela qualidade do software. Desta forma, a criação de casos de teste com base na documentação do sistema, determina quais testes devem ser realizados no software de acordo com o prazo alinhado com o cliente e com as informações compartilhadas no início do processo. A principal diferença é que nessa conjuntura, a equipe de QA na maior parte das vezes, não inicia suas tarefas paralelamente ao início da construção das funcionalidades da aplicação.

Como funciona a gestão de testes nas duas metodologias? 

Gestão do QA Tradicional

Na gestão tradicional, o planejamento e controle do projeto geralmente é desempenhado por um líder de testes, o qual repassa à equipe as tarefas que devem ser executadas de acordo com o que foi alinhado com o cliente, sendo a mensuração dos resultados realizada pela quantidade de bugs relatados.

Gestão do QA Ágil

No método ágil, o time é auto gerenciável e cada QA, de cada projeto, é responsável pela tomada de decisão e pela definição de quais testes devem ser feitos no software, sendo a gestão exercida por todos os membros do time.

Quais as habilidades e posturas do QA necessárias dentro do time?

Algumas competências como (ser proativo, organizado, detalhista, ter boa comunicação) se desenvolvem à medida que os testadores participam ativamente das decisões de projeto, design, execução e, inclusive, automação dos testes. 

Nesse sentido, a equipe faz o trabalho esperado de QA ao invés de limitar-se apenas a realização de testes manuais ao final do processo. Como vantagem para os testers, estes conseguem antecipar e priorizar bugs, identificar possíveis requisitos e melhorias gerando confiança para o time. Aliás, parte do próprio tester a iniciativa de participar de cada step na construção do sistema. Lembrando que essa proatividade pode sim ser aplicada no ambiente tradicional. 

Algumas ferramentas usadas pelo QA nas duas metodologias 

Na Testing Company usamos o QualiGo, plataforma para relato de bugs, gestão de tarefas e criação de casos de testes. Ela pode ser utilizada tanto em ambientes ágeis quanto tradicionais. Pode-se citar adicionalmente ferramentas como kanban e boards, Jira, Trello, as quais são compartilhadas com toda a equipe para relatos de bugs, criação de novas funcionalidades e ajustes. Vale mencionar o Miro, ferramenta bastante usada em reuniões de retrospectiva com o intuito de compartilhar ideias e melhorias com a equipe.

Como pode ser visto, a modalidade ágil trouxe grandes benefícios para o processo de desenvolvimento, como a entrega do produto para o usuário final em partes prontas e utilizáveis, a comunicação clara entre todas as áreas envolvidas na construção do software (como QA, analistas, product owner, scrum master, UX, desenvolvedores), entre outros.

Em contrapartida, o modelo tradicional já é consolidado no mercado há anos e igualmente proporciona diversos benefícios pautados em padrões, processos e métodos que devem ser seguidos para ocorrer a garantia e o controle da qualidade de software.

Ou seja, a escolha de qual modelo utilizar depende muito do contexto e características de cada projeto.

A Testing Company é uma empresa especialista em Qualidade, e nossos times trabalham fortemente para implementar processos e cultura de qualidade nas organizações. Fale conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa. 

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