Muitos problemas em produção: os impactos de não ter um processo especializado em QA

Imagem de capa do post Muitos problemas em produção: os impactos de não ter um processo especializado em QA

Por vezes, a inexistência de uma área de QA especializada para atuar no processo de desenvolvimento acaba acarretando problemas no ambiente de produção causando principalmente insatisfação dos usuários, além de vários outros efeitos danosos para as empresas. Neste cenário, quem analisa o nível de qualidade dos produtos são os próprios desenvolvedores, analistas de sistema ou equipe de suporte, profissionais que não possuem foco em atividades de controle da qualidade. Ademais, a ausência de testes congruentes aumenta do mesmo modo o risco do sistema em não atender satisfatoriamente às necessidades especificadas gerando, consequentemente, resultados negativos.

Com base nesse contexto e com o intuito de ajudar as empresas a atenderem as normas de qualidade estabelecidas, apresentamos a seguir algumas vantagens de contar com um processo de qualidade estruturado, composto por profissionais experientes e capacitados, especialistas em Qualidade de Software. Acompanhe.

1. Entrega de versões mais estáveis

A atividade de testes pode ser considerada um dos artifícios para avaliar o risco de se liberar um produto de software em produção. Por meio do planejamento e execução de testes é possível garantir a confiabilidade das aplicações na liberação de novas versões. Ou seja, existem várias maneiras de se aplicar testes em um produto e basicamente todas possuem um objetivo em comum que é reduzir a chance de entregar software contendo defeitos para o cliente.

2. Detecção de problemas de forma preventiva

As falhas de qualquer sistema em produção que não foi adequadamente avaliado podem trazer prejuízos consideráveis aos clientes. Logo, antes dos produtos entrarem em produção é fundamental antecipar os problemas que podem vir a ocorrer no ambiente operacional. Para isso, é preciso aperfeiçoar continuamente o processo de desenvolvimento dos produtos realizando várias atividades para este fim, entre elas o teste de software.

3. Aumento da Qualidade do produto

Os resultados dos testes são mais efetivos caso o profissional possua experiência e domine técnicas de validação que agreguem valor e qualidade aos produtos testados. Consequentemente, aumentado a qualidade das aplicações, inevitavelmente se obtém ganhos como diminuição dos custos de falhas externas, redução do retrabalho no processo, aumento na satisfação de clientes, dentre outros benefícios percebidos pelos usuários finais.

4. Agilidade no processo de QA

O processo de testes demanda a necessidade de planejamento, conhecimento de metodologias de execução dos testes, acompanhamento e integração da equipe de QA com as demais áreas do projeto. Tais fatores, além dos testes serem realizados por uma equipe especializada, contribuem para que o ciclo de testes seja realizado de forma correta, rápida e efetiva, com o objetivo de cobrir a maior área possível do software.

5. Validação de Funcionalidades

Existem vários tipos de testes, dentre os quais o funcional, que possui como uma das suas finalidades verificar se o produto está cumprindo todos os requisitos e se as funcionalidades do sistema operam corretamente. Para que os testes sejam executados efetivamente, é necessário que se tenha correto compreendimento dos requisitos funcionais do negócio, para assim definir exatamente o nível de testes relevante para uma determinada aplicação e isso é perfeitamente factível para profissionais experientes em QA.

6. Controle sobre Mudanças

Teste é uma parte crucial para o sucesso de um projeto, haja vista que podem ocorrer falhas na programação e os requisitos não serem entendidos conforme deveriam fazendo com que o sistema necessite de adaptações. Portanto, é essencial ter controle acerca das manutenções e correções que o software inevitavelmente necessitará e, nesse sentido, testes regressivos bem especificados e registrados proporcionam segurança para certificar que o produto se encontra apropriado para ser entregue ao cliente.

Na atualidade, as organizações desenvolvedoras de software têm buscado gradativamente implantar processos de melhoria no desenvolvimento de seus produtos, e isso passa por estabelecer uma correta execução de testes fazendo com que esta área conquiste cada vez mais importância e relevância.

Assim sendo, é fato que o profissional de teste que não tenha experiência com planejamento e execução terá certa dificuldade em estruturar testes mais detalhados e eficazes.

Em razão disso, contamos com um modelo de Outsourcing que disponibiliza especialistas altamente qualificados e com forte atuação em projetos de Garantia e Controle da Qualidade de Software.

Com nossas soluções você poderá:

  • Ter mais confiabilidade nas entregas das aplicações;

  • Reduzir o esforço com retrabalho;

  • Aumentar a qualidade de software;

  • Reduzir a quantidade de erros encontrados em produção;

  • Melhorar o processo de desenvolvimento;

  • Ter mais agilidade no planejamento, criação e execução de testes;

  • Aumentar a satisfação de usuários através de aplicações mais estáveis e menos suscetíveis a falhas.

Ficou interessado? Sua empresa necessita incorporar em suas equipes profissionais especialistas em testes de software? Entre em contato conosco e conte rapidamente com uma equipe capacitada e comprometida em proporcionar o que há de melhor e mais atual na área de QA.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso