05 Junho, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
05 Junho, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
Escrever histórias de usuários úteis para a área de Garantia da Qualidade (QA) é essencial para assegurar que estas sejam desenvolvidas e testadas corretamente, assim como para que o produto atenda às expectativas do projeto e usuários finais. Uma das vantagens de trabalhar com histórias de usuário é que os principais interessados (usuários) são diretamente envolvidos no desenvolvimento do produto durante todo o projeto. Estes artefatos são uma especificação em linguagem natural, nas quais palavras-chave apontam os aspectos que se almeja alcançar. Com as histórias definidas, o desenvolvedor compreende como determinada funcionalidade será utilizada e os testadores podem validá-las baseada em critérios de aceitação. Logo, testes ineficazes baseados em histórias inadequadas podem causar a entrega da aplicação com bugs prejudicando o negócio.
Portanto, pode-se dizer que a elaboração das histórias é uma das tarefas mais importantes e relevantes para um projeto, principalmente os que utilizam metodologias ágeis, haja vista que estas servem como pilar para as etapas de planejamento, desenvolvimento e testes. Aliás, uma das técnicas trazidas pelos métodos ágeis é exibir os requisitos do produto na forma de histórias do usuário. Nessa conjuntura, os produtos são desenvolvidos em ciclos curtos, nos quais ao final destes, versões prontas e testadas do software são lançadas para serem utilizadas pelo cliente. Importante salientar que para ser considerado pronto, determinado item do backlog necessita passar pelos testes e cenários identificados.
Destacada a relevância das histórias de usuários, seguem algumas dicas sobre como escrevê-las de forma correta e eficaz:
Identifique as partes interessadas: Antes de começar a escrever as histórias de usuários, identifique as partes interessadas. Isso comumente envolve usuários finais, equipe de desenvolvimento, analistas de sistemas, gerentes de projeto, equipe de QA, entre outros. Como sabemos, a qualidade é responsabilidade de todos da equipe, não apenas dos testadores. É claro que não podemos negar o importante papel do testador na entrega e qualidade do projeto. Porém, cada integrante é responsável por entregar sua parte da melhor maneira que puder.
Compreenda os requisitos: Entenda as demandas e perspectivas dos usuários em relação ao produto levando em consideração o domínio de negócio. Isto pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas e demais maneiras de coleta de informações.
Utilize a estrutura padrão: As histórias de usuário normalmente seguem uma estrutura básica, como: "Como [tipo de usuário], eu quero [funcionalidade] para que [benefício]". Eis um exemplo: "Como usuário do sistema de vendas, eu quero poder visualizar meu histórico de fechamentos para controlar minhas comissões".
Seja representativo: Garanta que as histórias de usuário sejam representativas, específicas e mensuráveis. Tal abordagem possibilita a avaliação do sucesso da implementação pela área de QA tendo como base critérios de aceitação claros e objetivos.
Insira critérios de aceite: Como mencionado no tópico anterior, critérios de aceite apresentam os requisitos que devem ser cumpridos para que a história de usuário seja considerada completa. Ademais, estes ajudam a evitar mal-entendidos e garantem que todos estejam cientes em termos de expectativas do que deve ser entregue. O profissional de QA comumente é responsável por lapidar os critérios de aceite com o propósito de conseguir testar cada funcionalidade de cada sprint a partir da perspectiva do usuário final.
Priorize, revise e atualize: Categorize as histórias de usuário com base na relevância e prioridade. Isso ajuda a equipe a focar primeiramente nos itens mais críticos. Após escrever as histórias de usuário, revise-as com a equipe de QA para confirmar que estejam compreensíveis e completas. Ao passo que o projeto avança e mudanças surgem, é crucial manter as histórias de usuário atualizadas para refletir as alterações nos requisitos.
Com o emprego destas práticas, a maioria das equipes, incluindo a de QA, passam a entender melhor os requisitos do cliente obtendo uma visão ampla do que precisa ser validado. Vale ressaltar que tais artefatos servem como base para a escrita dos testes e documentação da aplicação, facilitando futuras manutenções e evoluções do produto. Isto pressupõem que histórias de usuário bem descritas, possibilitam que testes sejam realizados para identificar possíveis falhas que podem comprometer a qualidade dos produtos. O trabalho dos integrantes da equipe de QA nesse contexto é fundamental para que não seja analisado somente o “caminho feliz”.
Em relação a automação, testes automatizados devem ser criados para verificar de forma ativa se cada história do usuário foi implementada corretamente de acordo com as necessidades do cliente, fornecendo feedback rápido à equipe. Esta tarefa é essencial em ambientes que façam uso de metodologias ágeis.
Como visto neste artigo, ao seguir essas dicas, você pode escrever histórias de usuário úteis e eficazes para a área de Garantia da Qualidade, apoiando a entrega de produtos com alta qualidade que atendem às necessidades dos usuários finais.
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