28 Fevereiro, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
28 Fevereiro, 2024 |
Por: Cristiano Baumgartner
É notório que uma das formas de se obter Qualidade e Confiabilidade no desenvolvimento de software é através da prática de testes. No entanto, a execução manual de um caso de teste é relativamente rápida e efetiva, porém a execução de um vasto conjunto de testes manualmente é uma tarefa trabalhosa e cansativa.
Nesse sentido, um processo de automação ajuda muito, uma vez que complementa a realização de procedimentos manuais, possibilitando executar uma ampla gama de testes rapidamente e obter feedback praticamente imediato sobre os resultados, acelerando a entrega das aplicações em produção.
Todavia, um processo de automação mal planejado pode se mostrar ineficaz e comprometer o alcance dos resultados almejados. Assim sendo, neste artigo listamos dez características essenciais a serem observadas que ajudam a minimizar os possíveis problemas que podem ocorrer nessa atividade. Vamos conhecer e entender mais sobre cada uma delas a seguir.
Pode até parecer óbvio, mas uma das primeiras iniciativas a se fazer é definir uma meta descrevendo claramente o que se deseja alcançar através da automação. Tais objetivos devem ser claramente entendidos pela parte interessada e orientar o andamento do processo.
É preciso levar em consideração as características da aplicação para direcionar os esforços empregados na automação. Uma das tarefas essenciais nesse sentido é analisar ferramentas que suportem a automação do software de acordo com suas peculiaridades como plataforma, linguagem de programação, integração com ambientes de programação (IDE), entre outras e, se necessário, executar um projeto piloto com o intuito de identificar aspectos que podem comprometer o desenvolvimento da automação dos testes.
A experiência da equipe de QA é uma condição importante que não deve ser negligenciada. Logo, para obter êxito, o time necessita ter familiaridade com técnicas e ferramentas de automação, além de conhecer a estrutura de projetos desse tipo e tecnologias afins. Caso você leitor precise de ajuda nesse segmento, a Testing Company pode ser parceira de consultoria da sua empresa para complementar a capacidade da sua equipe e agregar expertise e conhecimento.
Existem ferramentas para automação, tanto pagas, quanto gratuitas e seja qual for a opção escolhida, devem ser considerados no orçamento custos com aquisição, manutenção, treinamentos, licenças, infraestrutura, suporte, hardware, dentre outros elementos que irão compor o investimento financeiro a curto, médio e longo prazo.
É fundamental que líderes de projetos de QA entendam a importância da automação, além de estarem cientes de que esse recurso necessita de planejamento para ser operacionalizado e estar integrado com o processo de desenvolvimento. Ou seja, o desenvolvimento de software requer aproximação e cooperação entre as equipes de análise, gerenciamento de testes, desenvolvimento e cliente para ser bem-sucedido, por envolver questões humanas, técnicas, de negócio e políticas da organização.
Determine o que se espera em termos de retorno de investimento ao planejar um projeto de automação. O que esta abordagem deve proporcionar? Redução de tempo para a execução, economia de custos em relação a procedimentos manuais, aumento da cobertura de testes? Todos esses fatores devem ser considerados para analisar os ganhos adquiridos mediante o investimento realizado.
Testes excelentes exigem que sejam testadas mais do que coisas óbvias, não se limitando a maneiras usuais de validação. Em outras palavras, além de utilizar a automação como forma de diminuir o tempo e aumentar a cobertura dos testes, é primordial que as atividades desta técnica busquem adicionalmente a identificação e prevenção de defeitos, pois isto permite atingir níveis mais elevados de qualidade do software em menos tempo.
É habitual pensar que se deve “automatizar tudo” e que tal conduta irá resolver todos os problemas relacionados à qualidade dos sistemas. No entanto, é comprovado que automação não é a “bala de prata”. É necessário, portanto, selecionar criteriosamente os casos de testes candidatos a serem automatizados de acordo com o escopo estabelecido.
As métricas estipuladas têm papel primordial na determinação do sucesso de qualquer esforço de testes automatizados, devendo estas serem preferencialmente mensuráveis e objetivas. Usando um conjunto simples de métricas é possível obter informações valiosas sobre o estado e qualidade das aplicações e monitorar os esforços de teste necessários.
Implemente uma arquitetura que facilite a manutenção dos scripts de teste e a evolução do projeto, tornando-o flexível e ao mesmo tempo robusto. Isso por ser feito com o uso de técnicas avançadas de programação de scripts, afinal o sistema sob teste inevitavelmente sofrerá modificações e os procedimentos automáticos devem acompanhar e suportar essas mudanças para não se tornarem inconsistentes.
Cada vez mais empresas estão contando com soluções automatizadas de teste de software visto que o teste manual possui seus limites. Ao automatizar testes, espera-se que a duração de cada ciclo de validação seja reduzida, que se obtenha maior eficiência, repetibilidade e que a produtividade dos testadores seja aumentada. Alguns dos principais objetivos da automação de testes são:
Identificar bugs com antecedência e rapidez;
Validar funcionalidades prioritárias e críticas;
Testar utilizando diferentes conjuntos de dados;
Ter segurança para fazer alterações no código e adicionar novas funcionalidades;
Avaliar requisitos funcionais não funcionais.
Como foi abordado, a automação de testes desempenha papel fundamental para garantir a qualidade de sistemas devido à alta complexidade dos produtos e aos inúmeros desafios relacionados ao processo de desenvolvimento. Por isso, é indispensável que as empresas contem com uma maneira ágil de executar os testes em qualquer momento que desejar e isso torna-se viável com o auxílio de testes automatizados.
Por esse motivo, não deixe de observar as características apresentadas neste artigo e conte com a nossa equipe de especialistas para aumentar as chances de sucesso em seus projetos.
0 Comentários