Automação de teste de software: minha empresa está preparada?

Imagem de capa do post Automação de teste de software: minha empresa está preparada?

Muitas atividades que são realizadas manualmente na sua empresa poderiam ser feitas de forma automática. E essa automação pode trazer inúmeras vantagens. Se você já considerou esta possibilidade, saiba que pode buscar por uma automação de teste de software.

Tornando automática a execução de atividades, é possível ganhar agilidade nas tarefas, uma possibilidade maior de repetibilidade e escalabilidade, mais qualidade e confiabilidade para os seus produtos, além de garantir custos otimizados.

Olhando assim, você já percebe que a automação de teste de software pode ser bem interessante para a sua empresa, certo? Mas será que o cenário está propício para começar essa automação?

O que queremos dizer é que algumas empresas querem iniciar um processo de automação de teste de software sem antes terem processos estabelecidos, ferramentas adequadas e pessoas capacitadas. Por isso, é importante saber se a sua empresa está com tudo preparado para implementar este modelo.

Listamos aqui alguns pontos para você considerar antes de iniciar a automação de teste de software na sua empresa.

O que observar antes de iniciar um projeto de automação de teste de software

 

1. Os processos da sua empresa estão organizados?

Para iniciar a automação de teste de software, o ideal é ter um processo de testes minimamente estabelecido. Algumas empresas imaginam que a simples aquisição de uma ferramenta de automação será suficiente para resolver todos os problemas de qualidade. Mas não é bem assim.

Para a automação ser bem sucedida, são necessárias, além de ferramentas adequadas, de processos estabelecidos e profissionais qualificados para realizarem as atividades. Além disso, a automação de teste de software pode requerer mudanças no formato de trabalho das equipes e isso envolve questões culturais da empresa.

2. Você sabe quais atividades deve automatizar?

Em geral, automatizar muitas atividades de uma vez é inviável devido à complexidade dos sistemas e pelo esforço necessário. Por isso, definir funcionalidades candidatas à automação é uma boa prática.

Aqui estão algumas que podem estar na sua lista:

  • funcionalidades que fazem parte dos testes de regressão;
  • funcionalidades com criticidade alta;
  • funcionalidades que se repetem com frequência.

Além disso, é importante reforçar que alguns tipos de testes devem permanecer sendo feitos manualmente por terem maior custo-benefício em comparação com a automação.

3. Você tem conhecimentos básicos sobre automação de teste de software?

Você já sabe que a automação de teste de software fornece, dentre outros benefícios, uma forma de automatizar processos manuais e repetitivos, tornando a execução mais confiável e permitindo que sejam realizados toda vez que for preciso. Mas será que você tem o conhecimento necessário para fazer isso na prática?

Lembre-se de que é necessário ter conhecimento em ferramentas e contar com profissionais especialistas na linguagem dessas aplicações para que sejam criados os chamados scripts de teste.

Portanto, não contar com pessoas capacitadas nem ter conhecimentos básicos sobre automação de teste de software pode decretar o fracasso dessa iniciativa na sua empresa.

4. Você sabe qual é o real custo-benefício de adotar a automação?

É preciso analisar se automatizar determinadas tarefas vai diminuir o tempo e o custo no processo de desenvolvimento de software. Ou seja, deve ser feita uma avaliação do retorno de investimento (ROI) e analisar se as expectativas serão atendidas com esse processo.

Portanto, cuidado! Nem todo projeto é candidato à automação. Essa abordagem pode não ser tão atrativa, por exemplo, para o desenvolvimento de sistemas que possuam um volume alto de mudanças devido à necessidade constante de atualização dos scripts de teste.

Conheça o processo de automação de teste de software da Testing Company

Buscar por um parceiro com experiência para iniciar esta empreitada pode ser uma boa alternativa. A Testing Company, por exemplo, é uma empresa que desenvolve projetos eficazes para automação de procedimentos de testes funcionais realizados manualmente. O objetivo é reduzir possíveis erros, aumentar a produtividade, otimizar custos, ganhar tempo na execução, ganhar agilidade para geração e análise de resultados, além de ter confiabilidade nos testes.

A metodologia de trabalho da Testing Company busca atender às necessidades individuais de cada cliente e maximizar o retorno de investimento no controle de qualidade, sendo aplicada com sucesso tanto em contextos ágeis quanto tradicionais. Para isso, foi criado um método específico para a automação de teste de software, que é composto pelas seguintes fases:

  1. Analisar o sistema a ser automatizado: coletar informações iniciais sobre o sistema, objetivos do projeto, esforço para automação etc.
  2. Analisar ferramentas de automação: listar ferramentas candidatas a serem utilizadas no projeto de automação.
  3. Definir ferramenta de automação: escolher as ferramentas a serem utilizadas no projeto de automação.
  4. Definir casos de testes: selecionar os casos de teste que serão automatizados na aplicação.
  5. Criar scripts de teste: fazer os scripts para os casos de teste selecionados na etapa anterior.
  6. Testar os scripts de teste: verificar se os scripts de teste estão funcionando corretamente e gerando os resultados esperados.
  7. Documentar os procedimentos: registrar o que foi utilizado pela equipe durante o processo de automação.
  8. Verificar atualizações: revisar os scripts de teste para conferir se eles precisam ser atualizados de acordo com novos requisitos ou alterações do sistema.

A Testing Company é uma empresa especializada em gestão e controle da qualidade de software, para levar a qualidade para empresas e pessoas, fazendo com que obtenham os melhores resultados com a sua utilização.

O trabalho pode ser feito de forma online ou presencial, de acordo com as necessidades e características de cada demanda. Também é feito o acompanhamento das atividades propostas para garantir que os objetivos sejam atingidos e proporcionar confiabilidade e segurança nas entregas dos projetos.

Quer saber mais sobre a automação de teste de software da Testing Company? Descubra como utilizar esse processo na prática para obter os melhores benefícios na sua empresa. Entre em contato para que um dos nossos consultores fale mais dos processos e apresente um orçamento personalizado para as suas necessidades.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso