25 Outubro, 2017 |
Por: Cristiano Baumgartner
25 Outubro, 2017 |
Por: Cristiano Baumgartner
Um aplicativo mobile é basicamente um software desenvolvido para ser utilizado em um dispositivo eletrônico móvel, como por exemplo, um smartphone. A quantidade de novos aplicativos lançados e o número de downloads vem crescendo ano após ano. Neste contexto, os usuários estão tornando-se cada vez mais exigentes quanto a Qualidade destes produtos.
Imagine um aplicativo de compras online. Pensando em termos de Qualidade o mesmo basicamente deve proporcionar um processo de compra seguro e confiável, layouts agradáveis e exibidos corretamente em diversas resoluções, além de gerar uma experiência positiva para as pessoas em sua utilização.
Neste contexto, torna-se cada vez mais importante que as empresas garantam uma entrega confiável e segura e realizem o Controle de Qualidade destes projetos.
Acompanhe à seguir 04 dicas a serem consideradas para alcançar este objetivo.
Desenvolva um Plano de Validação das Funcionalidades para garantir que o produto seja estável, possua o menor número de erros possível e deixe os clientes satisfeitos.
Lembre-se, não importa o tamanho do aplicativo que está sendo desenvolvido, pois até mesmo um único bug pode ser suficiente para prejudicar o seu projeto.
Existem muitos tipos diferentes de dispositivos móveis que diferem em tamanhos de tela, capacidades de hardware e sistemas operacionais o que torna difícil validar todas as combinações possíveis.
A dica aqui é saber exatamente quais são os dispositivos e plataformas contemplados no projeto para que prioritariamente estes sejam verificados. Para que isso seja possível busque mesclar a utilização de dispositivos reais e simuladores para aumentar a cobertura da verificação.
Para as aplicações web mobile, vale também verificar a compatibilidade entre os navegadores listados no escopo do projeto.
Usabilidade basicamente é a característica que revela quão fácil de usar e aprender é um produto tendo relação direta com a experiência do usuário na interação com o mesmo.
Por isso, busque construir um aplicativo que seja fácil de utilizar. Preocupe-se com a maneira através da qual os usuários irão interagir com o produto. Por exemplo: Os elementos de interação com a tela são muito pequenos? O acionamento pelo toque nos elementos está adequado? Elementos neste cenário podem ser botões, links, etc.
Neste sentido, observe os fatores que estão relacionados diretamente com a experiência do usuário para desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades do público-alvo e não comprometam a Qualidade do projeto.
Além da parte funcional do aplicativo se faz necessário também validar as regras de negócio do projeto. Entenda o contexto de negócio e analise possíveis vulnerabilidades que possam prejudicar a qualidade do produto que será entregue.
Para lhe auxiliar nesta tarefa você pode fazer uso de documentos como Documento de Visão do Negócio, Descrição dos Requisitos, entre outros. O objetivo aqui é mostrar que o sistema está em conformidade com sua especificação e que atende as expectativas das partes interessadas.
E você? O que faz para Garantir a Qualidade da Entrega final dos projetos realizados pela sua empresa ?
0 Comentários