Vendas Online: 05 tipos de testes que não podem faltar no seu e-commerce

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Imagine que uma falha tenha ocorrido silenciosamente no seu sistema. Quanto tempo levaria até você ou seu usuário descobrir? Quais prejuízos esta falha pode acarretar?

Muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com as marcas ocorre de forma online. Desta maneira, o varejo online movimenta a economia e beneficia marcas e consumidores. Mas, e quando esta experiência não é satisfatória? Mais do que promover acessos às plataformas digitais, faz-se necessário garantir que o usuário fique satisfeito e permaneça conectado.

Neste artigo, falaremos sobre alguns dos principais tipos de teste que devem ser aplicados em sistemas de e-commerce para garantir uma boa interação e, melhor ainda, que usuários satisfeitos voltem a acessá-los, vamos lá?

1 – Teste Funcional

Teste de Software, quando aplicado no processo de desenvolvimento, desempenha papel fundamental no controle e garantia da qualidade, pois visa detectar erros preventivamente tornando as aplicações mais confiáveis.

Funcionalidade basicamente representa o conjunto de ações que um sistema deve executar. Teste funcional visa garantir que o software funciona da maneira esperada de acordo com seus requisitos e especificações, os quais descrevem como tais ações devem ocorrer e suas regras. Abaixo alguns exemplos de validações funcionais e de regras de negócio que podem ser aplicadas em um projeto de teste voltado para sistemas de compras online.

  • Validação de cupons e descontos;
  • Validação de informações de endereço;
  • Validação de dados de estoque;
  • Validação de dados do cliente;
  • Validação do fluxo de pagamento;
  • Validação do cálculo de frete;
  • Validação de formas de parcelamento;
  • Validação do fluxo de pedidos;
  • Validação do processo de compra (carrinho).

2 – Teste de Usabilidade

Os consumidores exigem cada vez mais que os produtos de software apresentem mais qualidade e facilidade de uso. Usabilidade basicamente é a característica que revela quão fácil de usar e intuitivo um produto é. Neste sentido, observe fatores que estão relacionados diretamente com a experiência do usuário e que satisfaçam as necessidades do público-alvo, evitando problemas de uso, diagnosticando e resolvendo erros que podem afastar o cliente, garantindo assim que a imagem da empresa não seja prejudicada por falhas.

3 – Teste de Desempenho

Testes de desempenho são validações nas quais a aplicação é submetida a uma carga de trabalho em condições específicas por um tempo determinado. O principal objetivo é verificar o comportamento do sistema em tais condições para saber o tempo de resposta, capacidade de carga e disponibilidade em picos de demanda, como por exemplo, em datas especiais.

Fazer esse tipo de teste evita perda de eficiência das operações de negócio e diminui prejuízos relacionados a vendas não realizadas por falhar oriundas de instabilidade, lentidão ou até mesmo inacessibilidade da aplicação web.

4 – Teste de Compatibilidade

Imagine um Botão de Compra que não funciona corretamente em algum navegador impossibilitando o processo de compra online em um sistema de e-commerce. É fácil prever os danos que essa falha pode acarretar, sendo o principal deles o prejuízo financeiro.

Neste sentido, avaliar a compatibilidade entre navegadores e plataformas (inclusive mobile) é importante para evitar que falhas ocorram em situações específica como, por exemplo, em um determinado browser, dispositivo ou até mesmo na combinação destes. Obviamente é praticamente impossível simular todas as variações possíveis. Entretanto, dedicar esforços para garantir o correto funcionamento da aplicação nos contextos mais utilizados pelo usuário já garante uma confiabilidade considerável.

5 – Teste de Segurança

É sabido que atualmente as pessoas estão boa parte do seu tempo conectadas. Assim sendo, aumenta-se a exigência por segurança nos sistemas e aplicativos que contêm dados particulares dos seus usuários. Por isso, cada vez mais as organizações devem contar com métodos que reduzem o número de vulnerabilidade em seus produtos garantindo maior segurança e controle de acesso aos dados das aplicações.

Antecipar-se aos problemas e criar soluções é a missão da Testing Company. Por meio de uma equipe altamente qualificada, realizamos o diagnóstico e correções necessárias para assegurar que seu sistema de vendas online realize todas as funcionalidades desejadas, livre de falhas e perda de lucratividade.

Entre em contato conosco para realizar um diagnóstico e impeça que problemas críticos inviabilizem a operação das suas Vendas online.

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