24 Setembro, 2018 |
Por: Cristiano Baumgartner
24 Setembro, 2018 |
Por: Cristiano Baumgartner
É fato que muitas empresas atrasam a entrega de seus projetos e quando isso ocorre inevitavelmente são gerados custos adicionais, insatisfação dos clientes, produtos sem a qualidade adequada, entre outros fatores. Em situações mais críticas, até mesmo o cancelamento do projeto pode acontecer.
Por esse motivo, o tempo é um dos principais elementos que devem ser monitorados de perto na gestão de projetos para evitar atrasos desnecessários.
Nesse sentido, muitos acreditarem que Testar faz o projeto atrasar, mas nem sempre isso é uma realidade.
Acompanhe as nossas dicas apresentadas a seguir e saiba como aumentar a qualidade sem comprometer o tempo de entrega dos seus projetos.
É imprescindível que as atividades relacionadas ao controle de qualidade sejam incluídas no planejamento do projeto, pois é muito comum postergar a etapa de testes e deixá-la somente para o final do processo de desenvolvimento.
O principal objetivo é que a etapa de validação faça parte do cronograma para que ao final não seja identificado tardiamente que não houve tempo suficiente para testar.
Iniciar os testes o mais breve possível evita que defeitos sejam encontrados tardiamente e necessitem de tempo adicional para a sua correção.
Tal procedimento evita que uma importante decisão precise ser tomada. Solicitar mais tempo para a conclusão ou correr o risco de entregar o software com bugs e sem a confiabilidade adequada? Eis a questão.
Então a dica é evitar a necessidade de trocar Qualidade por Tempo.
Uma situação percebida muitas vezes é o não cumprimento do prazo estipulado para a liberação do sistema para a validação. Isso é muito comum e acaba diminuindo o tempo disponibilizado para a realização das atividades de controle da qualidade além é claro de comprometê-las.
Neste cenário, não é difícil imaginar que todos os envolvidos passarão a trabalhar sob pressão e uma famosa frase poderá surgir: isso é pra ontem.
Respeitar o cronograma e procurar não envolver a equipe de QA em outras tarefas evita que seja consumido um tempo precioso (que muitas vezes já é insuficiente) causando atrasos desnecessários.
Sabemos que desvios ocorrem e são comuns na gestão de projetos. Entretanto, evite pensar que se houver atraso basta adicionar mais pessoas ao time que tudo se resolve, pois nem sempre isso funciona.
Quem nunca ouviu a famosa frase “é só uma alteraçãozinha”?
Pois é, muitas vezes o esforço para desenvolver certas funcionalidades é subestimado e isso acaba por onerar o tempo necessário para fazê-lo. Às vezes, algo pode ser muito mais complexo do que parece.
Desta forma, é preciso realizar o gerenciamento de escopo e analisar corretamente estas mudanças aparentemente inofensivas evitando que as mesmas sejam desenvolvidas as pressas e sem a qualidade desejada.
Em contextos ágeis, por exemplo, é importante ter cuidado com novas estórias ou funcionalidades que precisam ser inseridas nas Sprints, pois estas alterações não foram consideradas no planejamento e podem comprometer o tempo destinado para a entrega do produto.
De nada adianta aplicar as dicas anteriores se os testes não forem algo importante para a empresa, pois possivelmente em algum momento eles serão negligenciados.
Desta forma, contar com um processo de testes compatível com o processo de desenvolvimento é primordial e documentar os motivos que geraram atrasos de qualquer natureza no projeto é uma boa prática.
Tais informações servirão de lições aprendidas e poderão ser utilizadas para mitigar os riscos em projetos futuros.
O que você achou destas dicas? Para complementar o assunto baixe o nosso ebook sobre como otimizar o Gerenciamento de Projetos.
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