Conheça as principais tendências em TI

Imagem de capa do post Conheça as principais tendências em TI

As tendências em TI vêm provocando, a cada ano, uma revolução na forma como as empresas fazem seus negócios e interagem com seus clientes. Por isso, é importante que o gerente de projeto/gestor esteja sempre bem informado e atento, para que o seu negócio sempre apresente um diferencial diante da concorrência.

Para não ficar para trás, separamos as 5 principais tendências em TI que você deve acompanhar para alavancar o seu negócio:

1. Malha de dispositivos

Nunca a malha de dispositivos foi tão utilizada como nos dias atuais. E a tendência é que ela cresça cada vez mais, especialmente quando se fala em computação em nuvem, onde seus dados ficam protegidos, mas podem ser acessados por meio de diversos dispositivos, desde que se tenha um login e senha de acesso.

Como esse tipo de conexão evolui constantemente, aumentando a flexibilidade e disponibilidade dos serviços, novos modelos de conexão (ainda mais modernos) deverão surgir, para integrar ainda mais clientes, empresas, fornecedores e relações pessoais.

2. Experiência entre ambiente e usuário

Nenhuma organização tem como escapar dessa nova tendência. É importante que a experiência entre os agentes que trabalham com TI e o usuário seja positiva, para estabelecer novos negócios e fidelizar clientes antigos.

As empresas que ainda não se adequaram a essa nova tendência em TI certamente vão provocar uma grande insatisfação em seus usuários, que desejam um atendimento cada vez mais completo e personalizado.

3. Analytics como diferencial

Os grandes líderes têm utilizado algoritmos para antecipar os ensejos e influenciar na escolha de seus clientes, por meio de ferramentas inteligentes, que ajudam os gestores a entender o padrão de consumo de seu público-alvo e antecipar o lançamento de determinados produtos, o que é excelente para sair na frente da concorrência e conquistar novos clientes.

4. Aprofundamento do Big Data – uma das maiores tendências em TI

Big Data funciona como um sistema de inteligência artificial, que, como explicado no item anterior, tem a capacidade de analisar o padrão dos consumidores e direcionar a empresa para o que realmente vale a pena investir e que tem demanda garantida no mercado.

O Big Data é uma das tendências em TI que vai se desenvolver ainda mais e se aprofundar nos próximos anos. Afinal, nenhuma empresa vai investir em um determinado produto/serviço que não tem demanda e vai gerar prejuízo para a organização. Pelo contrário, a tecnologia precisa ser uma aliada à redução de custos e, ao mesmo tempo, no aumento do lucro da empresa.

5. Virtualização das empresas

A computação em nuvem já faz parte do ambiente corporativo de muitas organizações, mas nem todas ainda aderiram a essa tendência. Afinal, migrar as informações da empresa para um sistema na nuvem é uma tarefa que ainda gera muita desconfiança entre alguns gestores/donos de negócio.

Porém, graças à confiabilidade que a cloud computing vêm conquistando no mercado, a virtualização das empresas e de seus sistemas para a nuvem é uma das tendências em TI mais fortes nos próximos anos.

Com a virtualização das empresas, as estruturas físicas tendem a diminuir, o que se traduz em menores custos operacionais para a organização e maior otimização dos recursos disponíveis.

Percebeu como essas tendências em TI podem afetar o seu negócio de forma positiva? Então não perca mais tempo com sistemas antigos. Cada uma dessas novidades pode representar o crescimento e expansão da sua empresa.

Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário no post!

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos CONSULTORES

Comentário adicionado com sucesso