Descubra 5 motivos para fazer análise da usabilidade no seu sistema

Imagem de capa do post Descubra 5 motivos para fazer análise da usabilidade no seu sistema

Hoje em dia, com o mundo virtual sendo tão vital quanto o mundo real, ter um site bom, funcional e agradável é primordial para o bom andamento de qualquer negócio e experiência do usuário.

Mas como medir a qualidade da usabilidade do seu site, sistema ou aplicativo? É o que abordaremos a seguir.

O que é teste de usabilidade?

Os testes de usabilidade são feitos por diversas ações que têm por finalidade a verificação do quão intuitivo é o uso da plataforma, a partir do ponto de vista do usuário que acessa.

Esse teste pode ser realizado por um grupo de pessoas (usuários, projetistas, técnicos, designers, testadores, entre outros) que dão opiniões a respeito da facilidade que tiveram (ou não tiveram) para utilizar a aplicação. A partir das dificuldades encontradas, é possível descobrir quais melhorias serão necessárias realizar.

É importante lembrar que os usuários recorrem aos sistemas com suas necessidades específicas - como fazer uma compra de um produto X – e se essa necessidade não for suprida de uma forma rápida, fácil e eficaz, é muito provável que o usuário buscará outro local para realizar a compra, no caso de um e-commerce, por exemplo.

Então você deve se perguntar: em que momento eu devo realizar os testes de usabilidade? No momento de formulação do produto ou depois de estar em uso?

O indicado é que o teste seja realizado tanto durante a confecção do website, nas etapas de brainstorm, prototipação e desenvolvimento, como também depois de pronto e lançado em produção. Portanto, essa avaliação é essencial que seja realizada de forma periódica para ter uma noção completa da experiência do consumidor final.

Durante as avaliações de usabilidade, em geral, os participantes devem realizar desde tarefas simples até mais complexas e todos os problemas que tiverem para executar determinada funcionalidade representam um problema a ser investigado, como demora na realização da transação, dificuldade na compreensão e utilização de alguma função, bloqueio para encontrar informações etc. Como resultado, os responsáveis tomarão nota e oferecerão a solução para os problemas identificados.

A partir de agora, vamos conhecer alguns benefícios em realizar esse tipo de teste nas suas aplicações. Continue lendo.

Aumento da transitabilidade do website

Quanto menos complexa for a utilização de um sistema, mais acessado ele será. Isso porque os clientes dão preferência para as aplicações que os possibilitam resolver seus problemas de forma eficiente e rápida.

Um exemplo disso é um site que, de forma totalmente segura e sigilosa, possui a opção de guardar os dados do cartão para uma próxima compra. Isso facilita a experiência do usuário, uma vez que este não terá que preencher os campos todas as vezes em que fizer uma compra.

Algumas funcionalidades aplicadas de forma simples aumentam a transitabilidade e facilitam a vida de quem utiliza esse tipo de sistema.

Diminui a necessidade de treinamentos

Falando sobre sistemas internos da sua empresa, que possui funcionalidades específicas para os colaboradores, estes devem ser muito intuitivos para evitar problemas no uso da plataforma. Ou seja, quanto mais intuitivo for o uso de uma determinada ferramenta, menos se fará necessário que a empresa realize treinamentos para explicar o seu funcionamento.

Menos problemas com suporte

O teste de usabilidade também ajuda a reduzir problemas com suporte e diminuir as ligações para equipes de TI em geral. Isso porque se o sistema é eficiente e fácil de usar, os usuários conseguem intuir melhor o procedimento a ser adotado ao utilizar as funcionalidades e muitas vezes eles mesmos resolvem certos tipos de problemas sozinhos.

Aumentar a competitividade

Conforme comentado anteriormente, os websites também representam uma concorrência entre empresas do mesmo ramo, uma vez que um usuário insatisfeito ou confuso facilmente migra para outro site mais simples e mais eficaz – o que faz com que a venda de produtos seja reduzida nesse caso.

Design funcional e elegante

Muitas empresas não dão muita importância para o design do site. Porém, conforme mencionado anteriormente, a aplicação deve ser intuitiva e, para isso, o design ajuda bastante, organizando e elaborando esquemas dentro dos quais os usuários se movimentam com muita facilidade na plataforma. Além disso, a elegância é mais um atrativo para o usuário, por tornar a experiência de uso mais agradável – e estes pontos também são medidos no teste de usabilidade.

Ao facilitar a vida do usuário, tornando seu site mais acessível e mais agradável, é muito provável que suas vendas e/ou serviços venham a aumentar significativamente, uma vez que os clientes darão preferência à sua plataforma em detrimento de outras. A forma para conseguir este upgrade no seu sistema, sem dúvida, envolve o teste de usabilidade e trata-se de um investimento que com certeza é viável realizar.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso