21 Setembro, 2016 |
Por: Testing Company
21 Setembro, 2016 |
Por: Testing Company
A tecnologia modificou de forma definitiva a maneira como cliente e empresa se relacionam. Isso se deu por conta da enorme quantidade de veículos para os consumidores expressarem sua insatisfação com uma empresa ou produto – nas figuras de sites especializados ou páginas e perfis em redes sociais. Diante desse cenário, especialmente para quem trabalha com soluções tecnológicas, conseguir aprovação do seu público não é mais o suficiente, é preciso saber como encantar o cliente em TI.
São diversos os perfis de clientes, pois, sabemos, existe gente de todo jeito. Ainda que isso justifique o fato de que não dá para garantir a satisfação de absolutamente todos os clientes, essa certeza nos impõe a consciência de que é preciso estabelecer parâmetros de atendimento.
Acompanhe aqui algumas dicas essenciais para, muito mais do que agradar, encantar seus clientes.
Em TI, a relação que se estabelece entre profissional e cliente é, por natureza, estendida por conta do suporte que deve ser dado às aplicações desenvolvidas. É também nesse estágio do contato que uma estratégia eficiente de fidelização deve ser posta em prática.
Oferecer soluções simples e funcionais nas figuras de sistemas e aplicações garantirá a metade do caminho rumo ao encantamento do cliente, a outra metade deve ser conseguida no suporte atencioso e paciente das dúvidas que eventualmente surgirão em relação ao uso do seu produto.
Cada produto desenvolvido por uma empresa de TI deve objetivar atender a uma demanda específica do cliente. Por isso, ater-se nas particularidades de cada caso é de suma importância. Para isso, nada melhor do que ouvir. Simples assim.
A garantia de um serviço personalizado advém da capacidade de prospectar minúcias e particularidades.
Ter empatia na relação com o cliente passa via de regra pela total atenção que deve se prestar ao problema exposto por ele. É preciso manter uma postura de respeito às eventuais dúvidas e/ou dificuldades do cliente para poder-se chegar ao ponto em que sua ajuda será decisiva e seu produto será para ele uma solução. Para compreender é preciso, antes de tudo, ouvir respeitosamente.
Para isso, manter um CRM atualizado, bem nutrido de informações sobre seus clientes ajuda muito. Dessa maneira, você não precisará esperar por uma reclamação, ao invés disso, haverá sempre a possibilidade de prospectar, fazendo contato acerca de qualquer tipo de insatisfação que possa surgir.
Especialmente para quem desenvolve soluções em TI, esse pode ser um desafio e tanto. Grandes projetos de sistemas e aplicações podem necessitar de ajustes inesperados nas diversas etapas de seu desenvolvimento. Vulnerabilidades e inconsistências por vezes se materializam na última hora, às vésperas do fim do prazo.
Foi pensando nesse tipo de situação que a Testing Company desenvolveu seu sistema de avaliações de qualidade, o AgileTC. Através dele você estará garantindo a satisfação do cliente através da entrega de um produto testado e comprovadamente eficaz.
Com o AgileTC, você conta com avaliações minuciosas da qualidade dos sistemas, com rigorosas bateiras de testes, a fim de garantir a validação de aplicativos em variadas plataformas, bem como dos requisitos de funcionamento.
Gostou dessas dicas de como encantar o cliente em TI, tem algo a acrescentar? Então deixe seu comentário.
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