13 Dezembro, 2017 |
Por: Cristiano Baumgartner
13 Dezembro, 2017 |
Por: Cristiano Baumgartner
Imagine um Botão de Compra que não funciona corretamente em algum navegador impossibilitando o processo de compra online em um sistema de e-commerce. É fácil prever os danos que essa falha pode acarretar, sendo o principal deles o prejuízo financeiro.
Esta é apenas uma das muitas situações causadas pela incompatibilidade entre navegadores web. Funcionalidades que são executadas perfeitamente no Google Chrome podem estar incorretas no Internet Explorer, por exemplo.
Esse tipo de avaliação muitas vezes não é realizado pelas empresas gerando inconsistências na aplicação, insatisfação dos usuários e danos às operações de negócio.
Para evitar que isso aconteça, preparamos algumas dicas para diminuir as chances da ocorrência destes problemas. Acompanhe.
Em nossas Avaliações da Qualidade já passamos por diversas situações em que componentes são incorretamente apresentados em alguns navegadores, tais como imagens, links, textos, botões, entre outros. Pense na situação em que um usuário precisa verificar os detalhes de um determinado produto e o sistema não carrega corretamente a imagem e demais informações do mesmo.
Neste sentido, faz-se necessário verificar algumas questões como:
Verificações devem ser realizadas para garantir a consistência do sistema, ou seja, certificar que suas especificações, funcionalidade e regras de negócio estão sendo atendidas nas diferentes plataformas que fazem parte do escopo do projeto. E se um usuário tentar realizar uma ação no sistema e esta não funcionar corretamente? Muito provavelmente ele irá para o seu concorrente. Deste modo, analise questões como:
Diferenças na apresentação de layouts entre navegadores são muito comuns em sistemas web. Inclusive, em alguns casos, os layouts criados com tanto trabalho e dedicação podem ser exibidos perfeitamente em um determinado navegador e estar totalmente desconfigurados em outro.
Devido à variedade de possíveis combinações existentes entre navegadores e suas versões realizar tal análise torna-se um desafio. Neste cenário, uma das formas de otimizar este trabalho é a utilização de ferramentas específica para este fim, as quais automatizam parte desse processo.
A avalição da compatibilidade entre navegadores tanto em sistemas web como aplicativos mobile é de extrema importância para Qualidade de Sistemas e Aplicativos.
Gostou destas dicas? Deixe seu comentário!
0 Comentários