Uma das informações mais importantes geradas no processo de teste de software são as métricas voltadas para avaliar e controlar a qualidade dos produtos desenvolvidos. Mas como fazer para medir o progresso dos testes assegurando a confiabilidade necessária e o correto funcionamento do sistema? Uma das maneiras é coletar dados para a geração de métricas que são apresentadas através de relatórios de resultados, incluindo, mas não se limitando aos itens listados abaixo:
• Quantidade total de casos de teste criados;
• % de casos de teste executados;
• % de casos de teste não executados;
• % de casos de teste bloqueados;
• % de casos de teste aprovados;
• % de casos de teste reprovados;
• Quantidade de defeitos abertos;
• Quantidade de defeitos resolvidos;
• Quantidade de defeitos encontrados em produção;
• % de defeitos com gravidade crítica;
• % de defeitos com gravidade grande;
• % de defeitos com gravidade média;
• % de defeitos com gravidade pequena;
• % de aprovação da automação;
• % de abertura e fechamento de defeitos;
• Quantidade de casos de testes automatizados;
• Tempo médio de desenvolvimento de cenários;
• Tempo de execução de automação;
• Eficácia do script de automação frente a testes manuais;
Logo, é essencial para os decisores e demais interessados monitorar o status do processo de controle da qualidade do produto, visto que esse acompanhamento ajuda na definição de prazos, tomada de decisão e resolução, principalmente no decorrer das sprints e entrega das versões em produção.
A ferramenta que utilizamos aqui na Testing Company (QualiGO) disponibiliza relatórios analíticos para realizar a gestão de testes. Adicionalmente, oferece um dashboard completo com várias formas de visualizações para análise de métricas e geração de indicadores.
Não tem uma visão clara do processo de QA? Sua empresa não controla a quantidade de bugs gerados em produção? Os gestores não sabem quanto tempo os integrantes da equipe levam para realizar suas tarefas?