Saiba o que é Quality Assurance e como aplicar na sua empresa

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Estabelecer um alto padrão de qualidade nos seus softwares é uma das tarefas mais importantes para garantir a satisfação dos clientes e um bom posicionamento da sua empresa no mercado. Mas como garantir essa qualidade? Basicamente, a resposta para essa pergunta é: Quality Assurance ou simplesmente “QA”.

Para entender um pouco mais sobre esse conceito e seus benefícios, confira esse artigo que preparamos para você!

O que é Quality Assurance

Quality Assurance nada mais é do que o processo de controle de qualidade dos produtos, alinhando todos os processos e etapas, a fim de otimizar os resultados da produção. O princípio embasador do Quality Assurance é que um produto só terá qualidade se estiver em conformidade com os requisitos pré-estipulados pela empresa e parceiros de negócios.

No que diz respeito à qualidade de um software, o objetivo é que o resultado atenda à todas as expectativas estabelecidas, tanto pela empresa quanto pelo cliente, além de ser funcional. Isso quer dizer que ele não deve apresentar falhas durante o uso, deve ter uma navegação fluida e que as informações estejam claras e transparentes. É preciso garantir que a experiência do usuário seja a melhor possível, para só assim obter o sucesso do produto. Tendo isso em mente, o processo de QA realiza esse controle por meio de verificações de falhas, análise de riscos e integração entre os sistemas.

Qual a importância do Quality Assurance?

Vejamos a seguir os maiores benefícios do processo de QA:

Otimização dos resultados

Realizando uma análise de qualidade do produto ainda durante o processo de produção, pode-se garantir índices de qualidade maiores. Ademais, possuir uma cultura voltada para localizar problemas preventivamente e implementar as devidas correções, faz com que os resultados do projeto sejam mais robustos e com melhor desempenho. Isso traz benefícios para todos os participantes, desde os contratantes, equipes de desenvolvimento, gestores, cliente final e demais interessados.

Boa reputação

Quanto melhor for o produto, melhor será a imagem da empresa perante o mercado. Possuir produtos confiáveis e sólidos, resulta em boas recomendações, além de tornar alguns clientes promotores da sua marca. Proporcionar qualidade traz confiança e mantem uma boa reputação da empresa.

Melhor experiência de usuário

Fazer com que o usuário tenha a melhor experiência possível é um fator fundamental no desenvolvimento do seu produto. Para atingir esse objetivo, pode-se utilizar o QA com foco na avaliação da Usabilidade dos softwares, sistemas e aplicativos construídos.

Redução de custos

Mantendo procedimentos de QA, a empresa pode obter uma economia considerável no final do projeto. Isso porque, uma vez que a qualidade do produto foi controlada durante o processo de construção, diminui-se a necessidade de correções e retrabalho no final do processo.

Prevenção de problemas de segurança

Garantir que as aplicações sejam seguras e não apresentem vulnerabilidades de segurança é um dos maiores desafios no desenvolvimento de sistemas e soluções de TI. Com o processo de QA, é possível realizar testes e efetuar análises durante a execução do projeto, encontrando erros e falhas de segurança. Dessa forma, o resultado será mais seguro e com menos vulnerabilidades que possibilitam à exposição de dados e informações confidenciais.

Como aplicar o Quality Assurance na sua empresa?

Automatização dos testes:

O processo de QA depende da realização de testes no decorrer da criação do produto. Implementando testes automatizados, você pode garantir que as verificações e análises necessárias ocorram continuamente, além de garantir uma maior escala dessas análises. Isso vai atender às necessidades da empresa e liberar a equipe para outras atividades relevantes. Além disso, testes automatizados reduzem os erros e mantêm uma rotina mais eficiente.

Mesmo assim, não esqueça da importância dos testes manuais, pois estes simulam a utilização real das aplicações no contexto dos usuários finais, sendo muito eficientes.

Identificação dos indicadores:

É muito importante determinar e acompanhar as métricas e indicadores de qualidade que resultarão da aplicados do processo de QA. Faz-se necessário também que o processo seja acompanhado por meio dos resultados desses indicadores, para verificar a obtenção dos resultados esperados e se está havendo evolução.

Treinamento da equipe:

Ter uma equipe voltada e capacitada para realizar o QA dos produtos é primordial. Se o time estiver focado em realizar essa análise continuamente, melhores serão os resultados obtidos e haverá redução da incidência de erros em produção.

Realizar análise de riscos:

A análise de riscos é uma excelente estratégia para identificar os possíveis erros e falhas que possam ocorrer e desta forma concentrar os esforços de QA nessas áreas do sistema, além de manter planos de mitigação caso ainda assim defeitos venham a ocorrer.

 

Como foi visto, a aplicação de Quality Assurance contribui positivamente para alcançar melhores índices de qualidade nos produtos de software. Somado a isso, ajuda na redução de custos com correções de falhas e retrabalho gerando confiabilidade para as aplicações.

Se você quiser implementar o processo de QA na sua empresa não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo.

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