Saiba como gerenciar riscos na gestão de TI

Imagem de capa do post Saiba como gerenciar riscos na gestão de TI

Gerir projetos é ter de lidar com riscos, seja na gestão TI ou não. A capacidade de estar preparado para lidar com eles é o que faz diferença entre um bom e um mal gestor. Você sabe como gerenciar os riscos? Aprenda agora algumas dicas para nunca mais ser pego desprevenido:

Identifique todos os riscos corretamente

Faça uma lista de todos os riscos possíveis para evitar ser negativamente surpreendido. Lembre-se que nem todo risco é negativo, alguns podem ser positivos, um exemplo clássico é a demanda pelo produto ou serviço ser maior que o planejado. Depois de analisar minuciosamente todo o cenário e enxergar cada possível risco é hora de pensar em quais soluções serão necessárias.

Documente tudo 

Pensar sozinho nos possíveis problemas e oportunidades e depois guardar essas informações para você não é o bastante. Registre cada probabilidade e o que deve ser feito no caso delas acontecerem. Tudo passo a passo. Depois compartilhe essa documentação com toda a equipe e garanta que eles estejam inteirados. Isso é essencial para que todos fiquem devidamente empoderados e estejam prontos para agirem se necessário.

Esteja aberto a opiniões de terceiros

Após compartilhar com a equipe pode ser que algum colaborador levante um ponto que você não pensou. Não descarte nenhuma sugestão logo de cara, por mais absurda que ela possa parecer. Avalie com calma e pondere sempre. Também recomendamos que busque as opiniões de todos os envolvidos com o projeto. Trazer diferentes olhares sobre as projeções é uma das melhores formas de certificar que nenhum risco foi deixado de lado.

Não seja a lebre

Todo mundo ouviu quando criança a fábula da corrida entre a lebre e a tartaruga. Você nunca deve subestimar um risco por menor que ele possa parecer. Documente todas as probabilidades sem exceção, por mais insignificante e fácil de lidar que elas possam parecer. Um pequeno risco colocado de fora do planejamento pode virar uma gigante bola de neve.

Prever e planejar é só parte do caminho na Gestão de TI

Risco previsto e soluções planejadas. Pronto! Agora você não tem mais que se preocupar com eles. Correto? Erradíssimo. O monitoramento dos riscos é parte fundamental na execução do projeto. Procure as ferramentas mais adequadas e acompanhe cada etapa para perceber quando algum dos riscos previstos começar a surgir no horizonte.

Fique atento a mudanças no cenário

Enquanto acompanhava o projeto você percebeu que houve uma mudança significativa no cenário que você planejou lá atrás: um novo concorrente entrou no mercado, alguma lei que interfere na operação começou a ser debatida, algum fato mexeu com a opinião pública, etc. Não precisa se culpar e/ou ficar desesperado. Acontece, as coisas mudam e não necessariamente isso significa que o seu planejamento foi mal feito. Esteja atento para observar as transformações assim que elas ocorrerem, faça as mudanças necessárias e siga em frente.

Esses são os passos mais importantes na hora de fazer um gerenciamento de riscos eficiente. Siga todos com atenção e nunca mais deixe um imprevisto atrapalhar um projeto. Mas se mesmo assim você tiver de encarar perdas, aprenda agora o que você deve fazer para lidar com elas e não sair no vermelho.

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso