30 Maio, 2023 |
Por: Adrielly Souza
30 Maio, 2023 |
Por: Adrielly Souza
Sabemos que a garantia de qualidade em um software é fundamental para assegurar a satisfação dos clientes, proporcionando uma melhor experiência, e consequentemente fidelizando-o. Além disso, com a garantia da qualidade, os problemas são detectados mais cedo e corrigidos com menor custo, visto que é mais trabalhoso corrigir erros em produção do que em desenvolvimento.
E para este trabalho, temos o profissional de QA (Quality Assurance, Garantia de Qualidade), mas o que de fato esse profissional faz?
Ao contrário do que muitos pensam, a função do QA não se resume a encontrar bugs. O profissional é responsável por garantir que o produto/serviço final atenda aos requisitos e padrões de qualidade estabelecidos.
O primeiro passo desse processo é o planejamento das atividades de teste para o projeto, incluindo a definição dos objetivos dos testes, a criação de estratégias e planos de teste, e a definição de prazos. Após isso, o profissional inicia a execução dos mesmos, podendo utilizar diferentes técnicas e ferramentas para realizá-los.
Então, durante os testes, caso o QA identifique bugs, ele fará o registro do que encontrou, fornecendo informações detalhadas para os desenvolvedores corrigirem essas falhas. Isso inclui a elaboração de relatórios de bugs e a comunicação efetiva com o time de desenvolvimento.
Algumas dessas ferramentas e técnicas, são:
1. Testes manuais: O QA explora o software, manualmente, em busca de erros e problemas. Isso pode incluir testes de funcionalidade, testes de usabilidade, entre vários outros. Neste momento é importante que o profissional seja crítico e minucioso aos detalhes, averiguando cada parte do sistema, garantindo assim que funcionalidades e layouts estejam conforme o esperado.
2. Testes automatizados: Normalmente, após os testes manuais o profissional avalia o que considera repetitivo ou crítico para automatizar esses casos de teste, utilizando ferramentas de automação como Selenium, Cypress, Appium, JUnit, TestNG, Cucumber, entre outras. Com essas ferramentas é possível repetir os testes de forma consistente e eficiente, economizando tempo e recursos. Além disso, normalmente essas ferramentas geram relatórios detalhados após a execução dos testes. Esse relatórios fornecem informações importantes sobre o resultado dos testes, incluindo os casos de teste executados, os resultados obtidos e quaisquer falhas ou erros encontrados.
3. Testes de regressão: A regressão é realizada para garantir que as alterações ou correções realizadas no software não afetem as funcionalidades existentes, gerando erros em partes que antes funcionavam corretamente. Ocorre normalmente no final do ciclo de desenvolvimento, ou antes de lançamentos ou implantações importantes.
4. Ferramentas de gerenciamento de casos de testes e bugs: São utilizadas para organizar os planos e casos de testes, e para rastrear e gerenciar problemas encontrados durante os testes. Temos exemplos como o Jira e o QualiGo - desenvolvido pela própria Testing Company.
Existem diversas ferramentas e técnicas, e a escolha de qual usar depende do tipo de software, dos requisitos do projeto e da preferência da equipe. Vale ressaltar que é importante que o profissional de QA esteja sempre atento mantendo os roteiros de testes atualizados, e garantindo que a automação tenha manutenção quando necessária.
Incentivando e promovendo um processo, uma mentalidade e uma cultura em que a qualidade seja o centro das ações e dos processos organizacionais em maior escala, ampliamos o foco da qualidade de software, deixando de ser apenas uma atividade voltada para a detecção de bugs, levando-a para uma perspectiva mais abrangente.
A qualidade não é responsabilidade única e exclusiva do QA, mas sim de todo time. Todos devem se sentir parte do produto e ter entendimento do processo, sendo responsáveis pela qualidade em suas atribuições. O papel do QA é assegurar que essa visão seja passada para a cultura da empresa e que os méritos dos resultados positivos alcançados por meio dessas ações sejam compartilhados por todos.
Embora não haja um requisito educacional específico para se tornar um profissional de QA, é interessante ter algum conhecimento básico na área de tecnologia. Uma formação acadêmica pode fornecer uma base sólida em princípios de desenvolvimento de software e testes. No entanto, existem muitos cursos online e recursos gratuitos disponíveis que podem ajudar a aprender sobre testes de software, conhecendo os tipos de testes, técnicas de teste, estratégias de teste e ferramentas de automação.
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